- 07 Mai 2019 às 22:54
O tempo de execução vai depender de uma série de fatores, mas entre eles está a quantidade de dados. Assim, seria bom se as linhas filhas tenham preenchidas apenas as colunas que pertencem a elas, ou que sejam necessárias para as macros. Eu vi muitas colunas com X. Será que são todas necessárias? Será que algumas das informações já estando na linha mãe não seria suficiente? Esses cuidados fazem a planilha emagrecer , e se tornar mais ágil.Não tinha pensado assim... até então trabalhei com as linhas cheias que facilitam a busca/coleta de informações. Não sei dizer no momento como seria isso.
Já pensou na ideia de fazer um fechamento semestral, e retirar os registros 100% encerrados (registros mortos)?Nunca havia pensado nisso... mas trabalho com a possibilidade de edição de dados durante todo o ano (sempre fica uma pendência para lançar ou corrigir depois)... não sei se seria viável ou desejável.
Ou ainda: criar uma coluna que diferencie os registros vivos (você define qual o critério para vivo) dos registros mortos. As macros de execução poderia ser acionadas de forma a considerar todos os registros, ou apenas os vivos, à escolha do operador. Talvez para o dia a dia o operador possa se contentar em rodar o processamento parcial (só registros vivos) e isso agilizaria muito o processo, principalmente mais pra perto do final do ano, mas para fechamento do mês a contabilidade necessite da execução total e o operador possa rodar tudo.Podemos avaliar isso mais para frente... no momento a tabela parece ter já bastante colunas para serem abastecidas... mas podemos considerar isso mais adiante.