Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
Boa tarde,

Tenho aqui um problema que não sei como resolver...

Apresento o exemplo:
Tenho grupos de duas pessoas e a esse grupo foi sorteada uma cor.
Tenho o histórico do sorteio e agora precisava de alguns dados estatísticos.

Objetivo: o maior número de vezes que demorou a sair uma cor a uma pessoa.

Exemplo: O maior número de vezes que demorou a sair Azul ao Tiago.
Pelo anexo com o exemplo, dá para ver que a primeira cor que saiu ao Tiago foi castanho e depois Azul. Ou seja demorou 1x na primeira vez que saiu Azul.
Depois disso, ao Tiago saiu: Castanho - Verde - Verde - Castanho - Castanho - AZUL.
Ou seja demorou 5 xs desta vez.
(Depois disso houve outros sorteios, mas inferiores a 5)

O resultado será então 5 vezes!

Tenho margem para realizar vários passos até obter este resultado. A verdade é que não consigo encontrar uma forma com os conhecimentos que tenho.

Fico bastante agradecido com qualquer ajuda.

Obrigado!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Olá,

Veja se a solução anexa te atende.

Fiz uma fórmula que faz o solicitado. A diferença entre os resultados da fórmula e os que você digitou está na linha 89, mas acho que o correto é o meu porque nessa linha não tem Tiago.

Jimmy
Outra fórmula, mais parecida com o resultado que você postou.

Jimmy
Olá Jimmy.

A fórmula faz exatamente aquilo que preciso! Muito obrigado pela ajuda! Vai-me ajudar muito a aplicar para algumas informações que preciso extrair. Fico bastante agradecido pela ajuda dada! ;)

Há uma coisa que é meio estranha no meu excel e aproveito para perguntar...
O meu ficheiro tem 2500 linhas e quando arrasto a fórmula para as linhas todas, existem situações que ele repete o número em dois casos seguidos. Mas se clicar na célula e clicar ENTER, ele atualiza o valor para o número incremental.

O que pode ser o problema? Em 2550 linhas, não posso ver caso a caso e clicar "Enter" no que está errado, para ficar com o valor certo.
Envio anexo só para perceber melhor o que digo.

Mais uma vez fico bastante agradecido por ajudar a resolver o meu problema.
Olá,

Desculpe, mas não entendi o problema. A fórmula que está causando isso é a que te passei? Ou esse erro não tem nada a ver com a planilha de sorteios que trabalhamos antes? Esses números que você mostrou no Doc1 não os pude entender.

O erro é mais fácil de entender e corrigir quando o vemos acontecer. Você deve enviar a planilha que causa o erro, e orientação de como fazer ele acontecer. Dessa forma consigo vê-lo acontecer.

Pelo que você disse, o problema pode (um chute) estar ligado ao cálculo da planilha. Quando você disse "Mas se clicar na célula e clicar ENTER", não ficou claro pra mim se você apenas a seleciona ou se chega a editar. Se chega a editar, quando tecla ENTER ela é recalculada e a falha no cálculo é desfeita. Isso é apenas uma hipótese, mas pra ter uma chance da saber mesmo, só com a planilha em mãos, e causando o erro.

Jimmy
Olá Jimmy,

Tem razão. sem o ficheiro é difícil perceber o que digo.

Pegando no exemplo anterior o ficheiro que envio está feito apenas para calcular a sequência de falhas para uma dada condição.

Fiz a fórmula para a primeira linha e arrastei para as restantes 2000 linhas.
E há casos que os valores foram mal calculados. Nesta lógica, não pode haver 2 números iguais seguidos (ou aumenta a falha na condição, ou volta a zero).
Quando selecciono uma célula que tenha um valor errado e volto a recalcular, ele apresenta o valor certo.

Envio o excel com a fórmula e copiei para coluna ao lado, sem formatação, o valor que obtive (para o caso de lhe dar valores diferentes, quando corre a fórmula para as outras linhas).

Obrigado pela ajuda.
Qualquer dúvida eu tento explicar melhor. É um bocado estranho este comportamento...
Eu copiei as células da faixa G4:I4 para baixo, diversas vezes, mas em nenhuma delas apareceu erro.
Comparei com os resultados das colunas L:N, e há 577 linhas diferentes. Nas diversas vezes que copiei as fórmulas até em baixo, a quantidade de diferenças continuou em 577, indicando que eu estava obtendo sempre o mesmo resultado.

Creio que a chance maior é que seja um problema em seu Excel.

Tente rodar em uma máquina que tenha a mesma versão de Office / Windows que a sua, pra ver se também acontece.
Quando acontecer o erro, ao invés de editar a célula e teclar Enter, tente teclar F9, que recalcula a planilha, pra ver se funciona.
Verifique nas opções do Excel, como está configurado o cálculo, se em manual ou automático.

Jimmy
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord