Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por Gustavo
Pessoal boa noite, tenho uma tabela e a mesma funciona apenas uma parte.
O que acontece é o seguinte, ela não consegue localizar todos os dados.

Eu seleciona a origem e o destino mas ela não devolve o resultado que deveria.
o que acho é que ela não consegue localiza os dados pois os valores estão entre X - Y, para melhor entendimento anexo a planilha.

Abraços
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Sandman
Posts Avatar
Part I
bom dia pessoal, cara o que esta acontecendo aí é que vc esta tentando fazer um procv buscar pra trás, e isso ele não faz, procv so trabalha com buscas da coluna em questão para a direita e não para a esquerda, acredito que vc consiga resolver isso com as funções indice e corresp juntas, pera aí que vou tentar fazer aqui e ja te mando um exemplo :mrgreen:
Part II
fora isso vc esta usando uma concatenação na coluna k onde vc concatena a origem, o destino e o calculo do peso pelo que entendi, me corrija se eu estiver errado ok, porem não coluna onde será efetuada a pesquisa, a coluna [T], esses valores divergem do que vc esta procurando, ou seja, vc nunca vai encontrá-los entende? acontece assim, na coluna [k] que é a coluna de referencia vc tem o seguinte valor (estou colocando conforme sua tabela aqui ok, exatamente igual), ta assim na coluna [k]: ARU - ARAÇATUBA - BLUMENAU SC154,98, porem na coluna [T] não existe esse valor, logo vc não o encontrará.
além disso percebi que existem linhas em branco na coluna [T], acredito que isso pode trazer problemas nas buscas tb....enfim, ja resolvi problemas assim com as funções indice e corresp juntas, porem no seu caso, acredito que seja necessario uma melhor organização da sua planilha antes ok

Part III
Segue exemplo do funcionamento das funções que mencionei, porem como disse, acredito que seja necessario uma organização dos seus dados antes ok... :mrgreen:
Gostaria de acrescentar um pouco mais, pois eu particularmente gosto muito de trabalhar com PROCV e/ou ÍNDICE

aHHH, Sandman.. aquela possibilidade de encontrar os dados digitando apenas um e encontrando qualquer um dos outros dois foi bem sacado, mano... isto possibilita o usuário extrair os dados tendo qualquer uma das informações. Simples e objetivo! Gostei.

Bom. Vamos agora a minha participação de hoje na PROCV

Imagem
Por Vidal
Posts Avatar
..posto isto, concluímos que, para resolver aquele problema sugerido pelo amigo Sandman ( ID 1 ; Nome THIAGO ) ou a pessoa usa a Função ÍNDICE, ou ela puxa uma 'coluna auxiliar' anterior a tabela PROCV à conter duplicatas dos critérios de pesquisa.
Imagem
Arquivo em anexo!
Por Vidal
Posts Avatar
Nota1 : As chamadas 'colunas auxiliares' podem ficar ocultas, sem problema algum... não interfere no funcionamento da procv e não compromete a aparência da tabela/apresentação visual.

Nota2 : O parâmetro 'índice' a ser informado dentro de uma Função PROCV refere-se a coluna que contém os dados que vc procura..a ser extraído de acordo com o seu critério de pesquisa.
Por Sandman
Posts Avatar
vdd isso é uma possibilidade mesmo :D
principalmente se a planilha tiver poucas colunas seria uma ótima solução tb :mrgreen:
vamu q vamu meu brother ;)
Por Vidal
Posts Avatar
Excelente! Muito bem observado!!! .. se a tabela contiver muitas colunas e/ou linhas.. não vai compensar duplicar tantos dados, pois o arquivo ficará imenso... hahahahahaha... neste caso, a melhor indicação é a Função ÍNDICE mesmo :roll:
Gustavo, pelo que eu entendi os valores devem ser encontrados com base no peso que deve estar entre os parametros da coluna w e x

Insira esta formula na coluna M(Preço do Kg Excedente)
Código: Selecionar todos
=SOMA(SE(H8=$U:$U;SE(J8=$V:$V;SE(L8>=$W:$W;SE(L8<=$X:$X;$Z:$Z)))))
e aperte Ctrl+Shift+ENTER pois ela é uma formula matricial

Entendendo a formula:
Código: Selecionar todos
SOMA(SE(Origem Buscada=Origem da tabela;Caso Positivo SE(Destino Buscado=Destino Tabela;Caso Positivo SE(Peso é >= peso coluna W ;Caso Positivo SE(Peso é <= peso coluna X;$Z:$Z)))))
a parte $Z:$Z é a coluna de retorno
Para utilizar na coluna P é so alterar para $Y:$Y
Olá Pessoal bom dia, e obrigado a todos pelas orientações.
Vamos lá.

Quanto a função concatenar, isso me foi sugerido pelo henrique aqui do forum tbm, e achei interessante.
O que percebo na planilha é o seguinte, os locais pelo fato de concatenar ele localiza mas onde pega é realmente no peso, ele identifica apenas o primeiro numero, sendo assim ele se tiver 154 kg que nem o exemplo ele pega como se fosse 10 kgs.
Para entenderem melhor com funciona o calculo, ele só me trará o excedente quando se passar de 10kgs, sendo assim eu subtraio o 10 kgs do peso total e multiplico a diferença pelo peso que sobrou e somo o valor mínimo ao excedente para me dar o total. O que precisava ter era uma formula que calculasse e achasse o valor entre os pesos por isso que fiz os pesos separados quando entre um e outro. Vou quebrar um pouco mais a cabeça para ver onde chego.
Obrigado a todos
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord