Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
ola amigos!!!

estou precisando desproteger uma celula especifica numa planilha protegida com senha, por ex celula "B4" da planilha "Dados".

essa macro nao pode desproteger toda planilha, somente a celula "B4".
e tmb tem que alternar entre proteger e desproteger ao excecuta-la por um botao, sendo que ao desproteger pedir uma senha por inputbox.

alguém pode me ajudar... por favor.
vlw. obrigado
abraços
Alan,

Anexe a planilha pra facilitar a ajuda, por favor.

Jimmy San Juan
ola... bom dia.
obrigado pela atenção.
segue anexo apenas um exemplo pra ter uma ideia mais clara de como a macro deve funcionar.
acredito ser simples.
somente desproteger uma celula apenas, numa planilha protegida com senha, alternando em desproteger e proteger a cada clique no botao; com senha (inputbox) pra desproteger.
abraços
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Obrigado pela atenção Pasedo.
Veja bem, é quase isso que procuro.
o inputboxDK ficou muito shooow... tem a mascara da senha! top!!!
mas quero a macro num unico botao... e qd clico pede a senha pra desproteger a celula em questao, digito a senha e libera a celula pra edicao... apos editar, clico novamente e bloqueia a celula. sem desbloquear a planilha.
vlw . obrigado.
Alan,

Veja se é isso que você precisa.

A senha não é fixa dentro da macro. É a que foi definida na planilha, e pode ser mudada quando quiser.

Se a mensagem de "protegida", "desprotegida", estiver enchendo o saco, é só apagar a última linha da macro, a que inicia com MsgBox.

Jimmy San Juan
Jimmy escreveu:Alan,

Veja se é isso que você precisa.
A senha não é fixa dentro da macro. É a que foi definida na planilha, e pode ser mudada quando quiser.
Se a mensagem de "protegida", "desprotegida", estiver enchendo o saco, é só apagar a última linha da macro, a que inicia com MsgBox.

Jimmy San Juan
jimmy... ola.
obrigado a vc tmb pela atenção.
veja bem... é isso ai msm que preciso amigo! e as mensagens não incomodam nao (rsrs) .
tornaria mais dinâmico bloquear a celula sem pedir a senha novamente, uma vez que esta desbloqueada. é possivel???
muito obrigado.
abraços.
A planilha está sempre bloqueada. O que hora está bloqueada, e hora não é a célula B4.

A macro desbloqueia a planilha usando a senha, desbloqueia ou bloqueia a B4, e volta a bloquear a planilha. Portanto, a senha sempre é necessária para desbloqueio.

O que posso fazer é armazenar a senha digitada, e usá-la para evitar novas solicitações, mas ela será usada tanto para bloqueio quanto para desbloqueio. Claro que se a planilha for fechada e aberta novamente, a primeira execução vai pedir senha, pois a senha estava guardada na memória, e não na planilha. Logo, essa informação não foi salva. Passada a primeira execução, nas demais não é pedida a senha.

Pode ser assim?

Jimmy San Juan
pelo que entendi sim.
sempre bloqueadas, planilha e celula B4. entao, clico no botao da macro pra desbloquear celula B4 e pede a senha pra liberar B4, ok.
apos editar celula B4 somente clico no botao da macro e bloqueia a celula B4 mas sem pedir a senha no bloqueio!
é isso aí amigol
obrigado.
abraços.
Alan,

Feito! Falta testar mais.

Arranjei uma forma de avisar que o desbloqueio foi feito, sem ter que clicar no OK pra fechar a janela, e ao mesmo tempo fica avisando até que o bloqueio seja feito novamente.

Não sei se você vai preferir assim, ou como estava.

Veja e me diga. Se preferir como estava, volto ao que era.

Jimmy San Juan
meu caro Jimmy...
muito interessante essa forma, principalmente a informação do desbloqueio que fica na tela ate ser bloqueada novamente. Show!
mas na minha planilha original deu erro... desbloqueia pedindo a senha somente na abertura da plan e depois alterna entre bloqueio e desbloqueio sem pedir a senha novamente.
o codigo anterior atende super bem, ta funcionando direitinho... so gostaria de poder clicar pra bloquear e nao pedir a senha... ou seja bloquear a celula diretamente sem pedir a senha ja que esta desbloqueada.
é possivel, com base no codigo anterior?
muito obrigado ate o momento pela atençao dispensada.
abraços
Alan, vamos tentar juntar o que há de bom nas duas versões.

Com relação ao aviso de desbloqueio. Você prefere mensagem , como na versão anterior, ou como comentário, feito nesta última versão?

Sobre a senha, eu tinha entendido que deveria pedir só uma vez enquanto a planilha estiver aberta. Se for fechada e aberta, pede mais 1 vez. Era sobre isso que estava falando quando disse que estava dando erro? Se for, não foi erro, foi falha no meu entendimento de como deveria ser.
Agora estou entendendo que deve pedir sempre no desbloqueio, e nunca no bloqueio. É isso?

Escolha a forma de mensagem, e esclareça a questão da senha que matamos a questão.
ola jimmy...
ok. entendi agora tmb. mas chegamos aos finalmente...
"deve pedir sempre no desbloqueio, e nunca no bloqueio. É isso?" Sim. É dessa forma.
e qt ao aviso... preferi o comentário!
vlw. muito obrigado.
abraço
Alan,

Entendido! Segue novamente....
Bom dia Alan,

Não sei se você tem outras macros que quer proteger, mas esta macro que fizemos não necessita de proteção, pois não tem nenhum segredo dentro dela. A senha da planilha (1234) não consta da macro. Tudo o que a macro faz , o operador pode fazer manualmente, ou seja, desbloquear a planilha (assim como na macro, só fará isso se souber a senha), desbloquear ou bloquear a célula, e tornar a bloquear a planilha. A macro apenas agiliza a operação. Há soluções que incluem a senha dentro da macro, logo, quem abre a macro vê a senha. Não é o caso.

Eu não protegeria a macro nessas condições, pois não há benefício algum (S.M.J.), e o custo pode ser alto caso você mesmo a esqueça.
Caso queira mesmo proteger a macro com senha, vá na tela do VB, menu FERRAMENTAS / PROPRIEDADES DO PROJETO / PROTEÇÃO / e lá encontrará campos para digitar a senha.

Jimmy San Juan
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord