Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por FelipExcel
Posts Avatar
Olá pessoal,

Preciso determinar valores de acordo "Conforme", "Não conforme", Parcialmente conforme" e "Não aplicável"

Conforme vale 10
Não conforme vale -10
Parcialmente conforme vale -5
Não aplicável impede que os botões acima sejam pressionados

Ideia
Ao pressionar um botão ele entrega um valor devido na sua célula
Se pressionar outro botão, ele apaga qualquer valor que estiver nas outras
Se pressionar NA ele anula os outros, se for desclicado, reabilita
Cada botão muda de cor ao ser pressionado
Clica, entrega valor, desclica, apaga valor
Esse modelo de C, NC, PC e NA será replicado em 100 linhas, então penso em copiar e colar os botões para todas as linhas

Isso tudo eu fiz parcialmente com fórmulas. Maaaaas, botões são amigáveis.

Coloquei um modelo em anexo. As contribuições vão auxiliar muiiito! Obrigado
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por favor, dê um ou mais exemplos manuais de resultados esperados.
Por FelipExcel
Posts Avatar
Oi, claro!

Se não for suficiente pode pedir!!

Na linha 1 tenho 4 células, A1 B1 C1 D1
Cada célula tem um nome

A1 B1 C1 D1
Conforme Não Conforme Parc Conforme Não aplic

Na linha 2, células A2, B2, C2 e D2 teremos a entrada de valores
Bem em cima das células A2, B2, C2 e D2 podem ficar os botões (C para conforme, NC para n conforme e assim por diante)
Os botões escondem a visualização dos valores que entrarão nas células
Os botões aparecem uma cor diferente ao serem clicados e voltam ao normal ao serem desclicados
Clicar um botão insere um valor na célula
Desclicar um botão exclui o valor da célula

Por exemplo, ao pressionar "Conforme" o valor 10 é computado na célula A2
Nenhuma outra célula poderá receber valor algum (NC, PC ou NA)
Se eu mudar de opinião e, na mesma linha, quiser trocar o C pelo NC ou PC ou NA, o valor do C precisa ser apagado e a minha nova opção deve ter o valor colocado na sua célula
Exemplo1, ao pressionar "Conforme" o valor 10 é inserido na célula A2, mas se eu mudar de opção e escolher NC, em A2 exclui 10 e em B2 insere -10
Exemplo2, ao pressionar "Conforme" o valor 10 é inserido na célula A2, mas se eu mudar de opção e escolher NA, NA é inserido na célula D2 e impede a inserção nas células A2, B2 e C2. Somente se eu DESCLICAR o NA as células A2, B2 ou C2 poderão receber valores.

Muito obrigado pela ajuda de sempre Babdallas!!
Veja se entendi a sua necessidade.
Padrão FIFA!

Algumas considerações:

Os botões estão falhando ao serem clicados mais de uma vez. Por exemplo, se eu clico em C e depois em NC e depois volto para C, ele tranca tudo e não tem santo que libere mais os controles. Tenho que abrir e fechar o arquivo. Pelo que eu entendi isso acontece pelo tempo de execução da macro. Se eu clico em C e depois em NC antes de finalizar a execução ele pifa. O tempo de execução da macro é demorado do que a minha vontade, rs.

O botão NA tem que ser CLICA e DESCLICA. Clica "insere NA" na célula e fica em uma cor completamente diferente dos demais botões. Ele só irá permitir a inserção de valores em C, NC e PC se for DESCLICADO. Ao ser desclicado ele volta a cor original, exclui o NA e libera os outros para serem escolhidos.

Eu errei na definição exata do botão NA: uma parte é ele ANULAR OS OUTROS da mesma linha. Mas, se eu tenho 10 linhas e a pontuação máxima das 10 linhas é 100, se eu clicar em NA a pontuação máxima será 90. Eu acho que essa função pode ser resolvida com uma célula acima do grupo de linhas. Esse grupo de linhas é definido de maneira aleatória, por isso a célula para definir quanto vale o total das linhas. Se clicar em NA, subtrai 10.
Testei várias vezes e para mim os botões não estão falhando. Portanto não consegui reproduzir o comportamento que você mencionou.

Corrigi o comportamento do botão NA, porém não fiz a regra de subtrair 10. Para isso, sugiro que você envie outra planilha contendo mais linhas e já com este código implementado. Então, tente dar exemplos detalhados de como você quer que seja o comportamento com as demais linhas.
Por FelipExcel
Posts Avatar
Dae babdallas,

Vamos as experimentações: eu elaborei um cenário mais parecido com a minha realidade. Só que não consegui implementar completamente o código. Parcialmente, bem parcialmente. As cores funcionam, os valores não. Lembra que eu sou bem ruim em macros. rs. Fórmulas, fórmulas... isso eu sei.

Veja se o que eu coloquei em anexo auxilia.

As considerações já estão relacionadas com o novo arquivo que elaborei:

Eu percebi que tem uma função OFFSET que busca a pontuação, mas não soube definir um intervalo específico para qualquer botão buscar os valores de C, NC, PC? Quem sabe em N1:P1...

Os botões seriam duplicados e triplicados em várias células, de acordo com a quantidade de linhas de cada tópico, não entendi como fazer isso. Parece que o código funciona apenas para uma linha.

Assim que eu consegui implementar bem parcialmente o código, eu não consegui mais digitar nada no arquivo. A macro apaga qualquer valor que eu digito. Como eu lido com isso?
Desculpe a ignorância, mas não entendi a sua ideia e nem qual o motivo de ter tanto botões. Tente explicar com bastante detalhe cada comportamento de cada botão, pelo menos das duas primeiras linhas para eu entender melhor. Além disso, não entendi o objetivo geral da planilha e nem qual o motivo de tantos botões assim.
Outra dúvida, quantas linhas terão botão no total no arquivo real?
Por mprudencio
Bom vamos la!

Não entendi nada do que se trata sua planilha.

Seu exemplo deve ser o mais identico possivel do seu original.

Na verdade a unica coisa que se deve omitir são dados confidenciais, como numero de documentos por exemplo. de resto deve ficar claro do que se trata e sinceramente nao esta.

De preferencia deve ter uma explicação do que se trata a planilha.

Onde sera gravada a informação.

Explica ai
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord