Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por HFTajra
Amigos,

Eu usava uma pasta de trabalho do Excel 2007 com várias macros e várias planilhas. Ao atualizar essa pasta de trabalho para a versão 2013, algo estranho aconteceu e gostaria da ajuda de vocês para tentar solucionar.

A pasta de trabalho possui uma planilha inicial onde coloco as macros, como se fosse a tela inicial de um sistema.

Uma dessas macros, chama um caixa de diálogo e reexibe uma planilha que estava oculta para edição. Nessa hora ocorre da tela do Excel ficar congelada, embora seja exibida a planilha.

O estranho é que isso só ocorre se a macro estiver no botão "ok" da caixa de diálogo. Se a macro estiver na folha de macros padrão, a tela funciona normalmente.

O arquivo anexo contém duas versões da mesma macro, uma que trava e outra que não trava.

O mais estranho é que embora a tela fique congelada mostrando a planilha que estava oculta, qualquer digitação que for feita é armazenada na planilha inicial

Achei que o erro fosse de instalação do Excel na minha máquina, mas o problema ocorre em todas as máquinas com a versão Office Standard 2013 que pude testar.

Alguém poderia ajudar?

Um abraço e muito obrigado a todos,
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por wesleyribeiro123
Posts Avatar
HFTajra
Boa tarde,

Amigo, rodei as duas macros em minha máquina e ambas executou normalmente e consegui editar a planilha sem nenhum problema.
Eu utilizo o Excel 2016.

Um conselho que te daria é, não utilize o método Userform.Hide pois ele apenas oculta o Userform deixando-o em 2º Plano. Tente realizar o Unload Userform, neste método o teu Form será finalizado... Mas acredito que isso não resolva teu problema de congelamento da tela, é apenas uma observação para que tua aplicação não fique tão pesada em processamento.

Como minha tela não travou, é dificil conseguir avaliar e te dizer algo!
Por wesleyribeiro123
Posts Avatar
Amigo,
Avaliando aqui novamente tua aplicação, não seria o caso de tentar usar um Hiperlink em teu Botão ao invés de um código VBA?
Hiperlink vc não terá problema de compatibilidade em nenhuma das versões do Excel!!!
Por HFTajra
Wesley,
Obrigado pelos seus comentários e respostas.
Acho que o problema é da versão 2013 ou até mesmo na compilação / cópia que estou usando. Vou tentar um contato com um representante da Microsoft. Teria alguma contato?
O Unload Userform é dado só na volta para a tela / planilha inicial. Vou testar colocá-lo na macro do botão "ok" amanhã no micro com a versão 2013 que está travando. Depois digo se deu certo ou se continua travando.
Não entendi a sugestão de usar Hiperlink. Como fazer para implementá-la?
Um grande abraço e obrigado novamente,
Haroldo
Por wesleyribeiro123
Posts Avatar
Haroldo

Brother, a ideia do Hiperlink e criar uma Forma e aplicar nela um Hiperlink para a Aba "Plan2", isto evitaria de ter que digitar código VBA para fazer a transição.
Agora se ao clicar no botão ele for abrir um Form com opções de interação do Usuário a ideia do Hiperlink já não é viavel.
Por HFTajra
Bom dia Wesley e demais amigos,
Testei a troca do Hide por Unload mas continua travando.
Tudo indica que é um problema da versão 2013. Alguém mais usa essa versão?
Grande abraço a todos,
Haroldo
Por wesleyribeiro123
Posts Avatar
Haroldo
Boa tarde,

Não sei se é o caso, mas com certeza resolverá teu problema.
Veja meu anexo a solução criada, abaixo um passo a passo bem resumido:
  • Criei uma Forma para definir um HiperLink de transição entre as guias, uma chama "Executar" que nos leva até a Plan2 e outro chama "Voltar" que nos trás de volta a Plan1;
  • No evento Activate da Plan2 eu chamei o Form "Teste" (que representa aqui o teu formulário);
  • O botão "Voltar" pode não ser necessário para tua aplicação, desta forma, utilize o botão de execução do teu Form para retornar, no exemplo o botão que faz este papel é o "Salvar".
Acredito que com estes pequenos ajustes você resolverá teu problema.
Espero ter lhe ajudado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por HFTajra
Wesley,
Muito obrigado pela sugestão. Achei fantástica em todos os sentidos. Nunca tinha usado HiperLink, não conhecia o formato xlsb e por aí vai. Até mesmo o design do botão que você utilizou ficou muito bom. Parabéns e obrigado.
Quanto ao problema em si, levei o caso a uns contatos na Microsoft Brasil e parece que o problema é da compilação do Excel instalado por aqui. O problema maior é o congelamento da tela e a digitação um tanto quanto estranha, pois embora a tela fique congelada com a segunda planilha, os dados são armazenados na planilha que está oculta. Eu já havia contornado o problema com reescrevendo a macro com os mesmos comandos, apenas armazenando o código fora do botão "Ok" do formulário.
A solução com HiperLink que você propôs é perfeita, mas a planilha 2 inicialmente teria que estar oculta.
Mais uma vez obrigado e um grande abraço,
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord