Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Boa tarde a todos!
Estou automatizando uma planilha bem simples.
Basicamente, o objetivo é digitar o nome do curso em uma planilha. As demais informações do curso serão carregadas automaticamente.
Trabalho com duas planilhas. Uma eu chamei de "gabarito", pois tem as informações sobre os mais de 100 cursos disponíveis (carga horária, valor, sinopse, etc). A outra eu chamei de "agenda". Lá eu pretendo colocar a data e o nome do curso. Com a data e o nome inserido, as demais informações virão automaticamente da planilha "gabarito" via "procv".

Até aqui tudo bem!

Minha dificuldade é automatizar o processo, pois o ser humano NÃO escreve as coisas de maneira padrão.
Faz de conta que eu tenho um curso com o seguinte nome: "Curso inicial: aprenda o básico"
Mas a pessoa resolve digitar: "Curso inicial - aprenda o básico"
Obviamente o procv não encontrará se estiver configurado para correspondência exata. Retornará um erro.
Mas se eu uso o procv com correspondência aproximada, eu tenho problemas também.
Por vezes ele traz outro curso, diferente do que eu gostaria, só porque ele também começa com a mesma letra!

Por isso eu preciso saber se há uma maneira de mandar o excel comparar o quanto o conteúdo de duas células de texto é parecido. Preciso de uma função que entenda o seguinte:

"Curso inicial: aprenda o básico" é mais parecido com "Curso inicial - aprenda o básico" do que com "Culinária para iniciantes".

Será que existe isso, ou encontrei algo que o excel não pode fazer? rs
Agradeço a ajuda!!!
Oi Cassia! Boa tarde. Não conheço uma fórmula da forma como você pede. Mas existe uma forma de você condicionar que a pessoa escreva na célula exatamente como você quer o nome do curso. Faça esse procedimento.

1) Em A1 digite "Curso"

2) Selecione a célula B1

3) Barra de Ferramentas / Dados / Validação de Dados / Configurações / Permitir - Clique e selecione "Lista".

Em "Fonte" digite =$d$1:$d$10 e dê Ok.

4) Agora vá para a coluna D e digite as opções de curso

5) Volte para B1 e clique no lado direito da célula e você terá as opções de cursos, exatamente da forma como quer que sejam escritos.

Espero que seja útil.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord