Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Boa noite,
Gostava de solicitar ao fórum ajuda para concluir uma pequena base dados que construí em casa para me ajudar a organizar a dispensa.
Criei duas tabelas distintas, uma de entradas e saidas, e outra com o stock e data validade. Envio um pequeno exemplo em anexo.
A ajuda é para construir uma função que me permita localizar a data de validade mais próxima para determinado produto segundo uma condição.
Vou tentar explicar: Localizar a data validade mais próxima para o produto "Leite" desde que a diferença nas colunas "entradas" e "saídas" (entradas - saídas >=0) do produto com a mesma validade.
No exemplo que envio em anexo o resultado para o produto "leite" deveria ser "dez-17".
Desde já agradeço qualquer ajuda,
Obrigado
Rodrigues
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Boa noite Alexandrevba,
Obrigado pela rápida resposta, não ajudou totalmente nesta situação, mas penso ter sido erro meu.
Quando expliquei a situação penso que não me fiz entender bem, peço desculpa por isso.
No anexo dividi as tabelas de exemplo em duas folhas de excel, para tentar explicar melhor:
- a tabela 2 tem uma lista de todos os produtos que utilizo em casa, o exemplo da tabela 1 é uma parte de uma tabela de entradas e saídas de produtos em constante alteração, quando compro um produto acrescento à tabela, e quando é gasto acrescento uma saída;
- o que pretendia é que o campo "data validade" da tabela 2 seja actualizado para a data mais próxima sempre que na tabela 1 exista uma alteração.
Objectivo: a data de validade na tabela 2 para o produto "x" ser a data de validade mais próxima desse produto no meu stock.
Exemplo:
-Hoje na tabela 1 faço uma entrada de:Coluna Produto "Leite", Coluna Entradas "2", Coluna Data Validade "jan-2017"; Na tabela 2 na Coluna Data Validade no produto "Leite" surge "jan-2017".
- Amanhã na tabela 1 faço uma entrada do mesmo produto mas com data validade "ago-2017"; Na tabela 2 na Coluna Data Validade no produto "Leite" mantém-se "jan-2017" (data mais próxima).
- Dois dias depois na tabela 1 faço uma saída de: Coluna Produto "leite", Coluna Saídas "2", Coluna Data Validade "jan-2017"; O pretendido é que na Tabela 2 no campo da coluna Data Validade do produto "Leite" surja automaticamente a nova data mais próxima deste produto, ou seja "ago-2017", pois como tinha 2 unidades com validade jan-2017 e dei saída de 2 unidades do mesmo produto, o meu stock ficou com 0(zero) unidades de leite com validade jan-2017.
Espero ter sido mais explicito na explicação do meu objectivo. Peço desculpa se não consegui, mas a meu conhecimento de excel ainda é muito baixo, tenho aprendido com o vosso fórum e por leituras que vou fazendo.
Obrigado
Rodrigues
Bom dia,
Obrigado FilipeMGarcia pela ajuda, contudo a solução do Decio é mais próxima daquilo que pretendo.

Decio,
A tua solução é mais próxima daquilo que pretendo. Contudo experimentei dar entrada de mais produtos na tabela 1, alguns repetidos com novas datas de validade, mas na tabela 2 o campo das datas de validade não foi atualizado para as novas datas mais próximas.
Não sei se é possível acertar a fórmula para que essa atualização se efetue automaticamente à medida que vou introduzindo entradas e saídas de produtos na tabela 1 com novas datas de validade.
Envio novamente o anexo do modelo.
Muito obrigado pela disponibilidade
Rodrigues
Décio,
Estive a analisar melhor a tua fórmula, e os valores não estavam a atualizar para a data mais próxima porque a fórmula estava com indicação "MAXIMO" para a data de validade, e o que pretendo é a data mais próxima para um melhor controle da data de validade do produto que tenho em stock. Alterando o "MAXIMO" por "MINIMO" resolve esse problema e se introduzir o mesmo produto com data de validade menor na tabela 1, a tabela 2 atualiza automaticamente.
Contudo, e se for possível pretendia introduzir na fórmula uma outra condição, que era excluir a data mais próxima(e passar à seguinte) se a diferença entre a entrada e saída de um produto com a mesma designação e validade for = 0.
Exemplo:
-Na tabela 1, Linha 4, Produto "Leite" - Entrada "2" - Data Validade "jan-2018";
-Na tabela 1, Linha 8, Produto "Leite" - Entrada "3" - Data Validade "mar-2018";
-Na tabela 1, Linha 10, Produto "Leite" - Saída "2" - Data Validade "jan-2018";
-Na tabela 1, Linha 20, Produto "Leite" - Entrada "2" - Data Validade "ago-2018";
Na tabela 2 em stock surge "5", e o que pretendia é que na coluna da Data de validade, como já não tenho em stock nenhum produto Leite com validade "jan-2018"(entrada-saída=0), surja a data de validade do produto Leite com a validade mais próxima em stock que seria"mar-2018".
Espero ter conseguido explicar o que pretendia. Agradeço desde já qualquer ajuda.
Obrigado
Rodrigues
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord