Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
Por elisonfrasson
Bom dia pessoal, meu nome é Elison, sou novo aqui.

Tenho uma dúvida e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

Estou trabalhando em um arquivo excel, onde eu tenho 12 abas, uma para cada mês. Em cada uma delas eu as preencho com valores de compras que eu fiz no mês corrente. Por exemplo na coluna A tem o nome do fornecedor, na B a data exata, na C o valor e na D para qual filial da empresa foi comprado.
Ou seja eu gerei uma tabela de pedido de compras de todo o material que eu comprei no mês.
Minha duvida é a seguinte, no próximo mês eu quero fazer o mesmo esquema do mês anterior, lançar os pedidos diários, e ainda adicionar na mesma planilha os pedidos do mês passado QUE AINDA NÃO FORAM ENTREGUES PELA TRANSPORTADORA.
Para isso eu criei um condicionamento "=SE(E('SET16'!$E7="N");'SET16'!$A7;A7)". Aqui ele está comprando se contem um "N" na frente de um determinado fornecedor que ainda não entregou a mercadoria, ele copia as celulas referentes àquele fornecedor para a planilha do mês atual que estamos fazendo novas compras. Isso está funcionando, o problema é que no mês tem por exemplo 25 compras, e 10 delas não chegaram ainda, mas essas compras com o "N"não estão uma célula abaixa da outra, mas sim aleatórias. Então na hora de fazer esse condicionamento para o mês seguinte, ele joga para exatamente na mesma célula que a do mês anterior, sendo que eu gostaria que ela jogasse para a planilha do mês atual os dados da anterior se contiver um N, uma embaixo da outra, ou seja, variar a celula da planilha do mês atual.

Não sei se esse seria o mlehor caminho, ou se posso usar outra, como uma macro, mas ainda não sei usar.
Aguardo a resposta
Editado pela última vez por elisonfrasson em 12 Out 2016 às 09:12, em um total de 2 vezes.
Por FelipeMGarcia
Elison, a melhor maneira de se fazer isso é transformar todas as abas em uma única base e filtrar com uma tabela dinâmica, no formato que está sua planilha, você não consegue analisar.

Espero ter ajudado.

Abs
Por FelipeMGarcia
Elison,

Segue um modelo somente para entender o que quis dizer.

Abs
Por elisonfrasson
Vtlandrade escreveu:Elison,

Veja se o que fiz te atende.

Então cara, é exatamente isso, resolveu o meu problema. A questão agora é que eu preciso fazer o mesmo para os próximos meses, nov16 e dez16. Eu estou queimando a cabeça aqui, pq eu fui pela lógica e no mês seguinte eu apenas substituí as células para referenciar no mês atual, mas o que eu percebi é que mesmo se eu não alterar nada, apenas de copiar e colar a célula de uma planilha para outra e editar, não funciona. Sabe o que pode ser?, vou anexar novamente o arquivo que eu editei.
Obrigado pela ajuda
Por Vtlandrade
Elison,

Da planilha que me enviou, na guia de Novembro, COLUNAS A, B, C e D, as fórmulas estavam assim:

=SEERRO(ÍNDICE('OUT16'!$A$26:$A$1000;CORRESP('NOV16'!C6;'OUT16'!$C$26:$C$1000;0));"VAGO")
=SEERRO(ÍNDICE('OUT16'!$B$26:$B$1000;CORRESP('NOV16'!C6;'OUT16'!$C$26:$C$1000;0));"VAGO")
=SEERRO(MAIOR(SE('OUT16'!$E$7:$E$10006="N";'OUT16'!$C$7:$C$1000);1);"VAGO")
=SEERRO(ÍNDICE('OUT16'!$E$26:$E$1000;CORRESP('NOV16'!C6;'OUT16'!$C$26:$C$1000;0));"VAGO")

O correto seria
{=SEERRO(ÍNDICE('OUT16'!$A$6:$A$20;CORRESP('NOV16'!$C$6;'OUT16'!$C$6:$C$20;0));"VAGO")}
{=SEERRO(ÍNDICE('OUT16'!$B$6:$B$20;CORRESP('NOV16'!C6;'OUT16'!$C$6:$C$20;0));"VAGO")}
{=SEERRO(MAIOR(SE('OUT16'!$D$6:$D$20="N";'OUT16'!$C$6:$C$20);1);"VAGO")}
{=SEERRO(ÍNDICE('OUT16'!$D$6:$D$20;CORRESP('NOV16'!C6;'OUT16'!$C$6:$C$20;0));"VAGO")}

Veja que vc estava começando a calcular a partir da linha 26 e também na guia de Novembro, a coluna onde vc insere a informação "N", alterou de E para D com relação à guia de outubro, que buscava isto em Setembro. Outro ponto é que em Set vc não tinha nada abaixo da linha 48, por isto a fórmula foi até 1000, na guia de outubro, os dados vão até a linha 20 e depois há uma outra tabela, veja que as fórmulas foram até a linha 20, se vc aumentar as linhas para cálculo em outubro, vc deve aumentar o limite nas fórmulas na guia de novembro.
Vc deve seguir a fórmula para os meses seguintes de acordo com as linhas e colunas para início do cálculo.

Fiz a guia de novembro para que vc a siga para montagem dos meses seguintes. Compare-a com a de Outubro e entenderá as mudaças.

Não se se estou sendo claro, mas tente seguir o raciocínio de acordo com estas mudanças que acredito que compreenderá.

Outro ponto importante é que são fórmulas matriciais, portanto, ao terminar de digitá-las vc deve apertar
CTRL + SHIFT+ENTER, aparecerá os símbolos { } confirmando a fórmula matricial.

Veja se atende.
Por elisonfrasson
Então, foi claro sim... acontece que eu coloquei para pegar a partir da linha 26, pois nos meses seguintes, haverá uma tabela acima, que copiará os fornecedores que ainda não entregaram a mercadoria, e eu limitei isso a 15, pois é impossível não chegar mais de 15 fornecedores no próximo mês em relação ao anterior. E na tabela de baixo, a partir da linha 26 eu estou colocando os pedidos do mês corrente, onde, se eu colocar o "N", para o mês de novembro ele vai copiar o fornecedor para a primeira tabela, onde tem a fórmula do mês de novembro.
Conseguiu entender minha necessidade::

Obrigado.
Por Vtlandrade
OK. Com a lógica montada ainda há alguma dúvida? Posso ajudar em algo mais?
Altere estes limites conforme montar sua planilha. Se tiver dúvidas entre novamente em contato.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord