- 22 Set 2016 às 20:47
Olá. As minhas desculpas pelo meu baixo nível de conhecimentos.
Tenho na coluna A uma série de datas espaçadas no tempo desde 14/01/2016 até a atualidade que são os dias em que abasteci a minha mota de combustível.
Gostaria que o excel identificasse nessa coluna A, o seguinte:
- Que datas pertencem a Janeiro de 2015, a fevereiro de 2015, a março de 2015...etc. (na imagem estão identificadas - manualmente por mim - com cores diferentes separando assim visualmente os meses)
e depois que efetuasse alguns cálculos variados, separados por mês, como:
- Quantos litros abasteci em cada mês
- Qual a média mensal de consumo
- Qual o total de litros abastecidos em cada mês
- etc.
Portanto, é fundamental que o excel consiga saber que, por exemplo, Janeiro de 2015 é de A7 a A12 e Fevereiro é de A13 a A18 e assim sucessivamente mas de forma automatizada, não tendo eu que dizer isso manualmente (como faço até agora).
Muito obrigado desde já pela ajuda.
Os dados de origem, com as datas:

A tabela com o resultados dos cálculos (feitos manualmente):

Tenho na coluna A uma série de datas espaçadas no tempo desde 14/01/2016 até a atualidade que são os dias em que abasteci a minha mota de combustível.
Gostaria que o excel identificasse nessa coluna A, o seguinte:
- Que datas pertencem a Janeiro de 2015, a fevereiro de 2015, a março de 2015...etc. (na imagem estão identificadas - manualmente por mim - com cores diferentes separando assim visualmente os meses)
e depois que efetuasse alguns cálculos variados, separados por mês, como:
- Quantos litros abasteci em cada mês
- Qual a média mensal de consumo
- Qual o total de litros abastecidos em cada mês
- etc.
Portanto, é fundamental que o excel consiga saber que, por exemplo, Janeiro de 2015 é de A7 a A12 e Fevereiro é de A13 a A18 e assim sucessivamente mas de forma automatizada, não tendo eu que dizer isso manualmente (como faço até agora).
Muito obrigado desde já pela ajuda.
Os dados de origem, com as datas:

A tabela com o resultados dos cálculos (feitos manualmente):