Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Olá amigos, boa tarde.

Segue anexado um desafio que está na aba DESAFIO as questões, tudo que tenho dúvida está pintado de vermelho.
Chamo de DESAFIO por que já rodei todos os sites, vídeos no youtube e canais para encontrar a solução e não consegui nada :?

- O maior problema é criar um SOMASES que entenda o valor procurado em duas colunas, se não achar na primeira, ele procura na segunda, então seria um intervalo critério com OU, mas não consegui validar essa tentativa.

- Segundo problema é criar um CONT.VALORES que retorna quais produtos estão dentro do valor estipulado na Curva ABC.

- Um PROCV com critério de % da ABC para relacionar a letra que cada produto faz parte.

Espero que tenham me entendido e consigam me ajudar.

Muito obrigado para quem responder as minhas dúvidas!

Abç, Marcelo
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Doutor,

Veja se o que fiz te ajuda.

Eu pintei em amarelo onde fiz as fórmulas.

Abs
Olá meu amigo,

Eu queria um SOMASES que ele entenda como abaixo:

Intervalo Soma = Coluna H (Valor Liquido) na aba Base
Intervalo Critério = Coluna C OU Columa B (Vendedor OU Loja) na aba Base
Critério = é a lista suspensa que está na célula B2 que é igual Vendedor + Loja na aba Desafio
Intervalo Critério 2 = Coluna A OU Coluna E OU Coluna F na aba Base
Critério 2 = é a lista suspensa que está na célula D2 que é igual Mês + Trimestre + Semestre na aba Desafio

Eu já tentei criar o SOMASES com CORRESP, DESLOC, SE e ainda não encontrei uma solução possível.

Obrigado pela ajuda!
FelipeMGarcia escreveu:Doutor,

Veja se o que fiz te ajuda.

Eu pintei em amarelo onde fiz as fórmulas.

Abs
Olá meu amigo,

Eu queria um SOMASES que ele entenda como abaixo:

Intervalo Soma = Coluna H (Valor Liquido) na aba Base
Intervalo Critério = Coluna C OU Columa B (Vendedor OU Loja) na aba Base
Critério = é a lista suspensa que está na célula B2 que é igual Vendedor + Loja na aba Desafio
Intervalo Critério 2 = Coluna A OU Coluna E OU Coluna F na aba Base
Critério 2 = é a lista suspensa que está na célula D2 que é igual Mês + Trimestre + Semestre na aba Desafio

Eu já tentei criar o SOMASES com CORRESP, DESLOC, SE e ainda não encontrei uma solução possível.

Obrigado pela ajuda!
MM21,

Acho que agora deu certo, eu fiz uma aba de sugestão e usei fórmula de banco de dados e coloquei validação nos critérios, de acordo com o que selecionar, ele irá calcular os valores.

Veja se deste jeito te ajuda.

Abs
Fala Felipe!!

Eu acho que não estou sabendo explicar direito o que eu quero :(

Essa solução é muito boa, eu já testei. Mas eu preciso, se possível, que um único intervalo critério considere duas colunas. Porque quando o somase não achar o nome do vendedor, ele vai achar o da loja (que é correspondente a um grupo de vendedores).

Muito obrigado pela ajuda e paciência!!!
Vc quer todos estes critérios em uma única célula? Eu fiz todos em células separadas.
MM21,

Eu fiz de uma outra maneira com tabela dinâmica e segmentação de dados (você irá conseguir visualizar se tiver o Excel 2013 em diante), na aba desafio fiz o critério (loja + vendedor) em uma célula e (trim + sem) em outra célula.

Abs
MM21, como você quer calcular a curva ABC? Eu modifiquei o arquivo e na validação de nome de vendedor e loja, quando escolhe a opção 7 (vazio) na validação, ele começa a busca por outros critérios como MÊS e TRIMESTRE e SEMESTRE, seria assim? Assim que me dizer como gostaria de calcular a curva ABC, eu te mando o arquivo atualizado.
Se quiser me mandar por e-mail e tirar dúvidas, fique a vontade, meu email é fgarcia@gafor.com.br

Abs
Fala Felipe, desculpa demorar tanto para responder.

Mas eu acho que encontrei uma solução, um pouco complicada, mas encontrei. Olha só e fala o que acha (e se entendeu rs)!!

- Eu fiz um BDSOMA na parte pintada de amarelo.
- Depois um PROCV que obedece o controle da linha 8 na parte em azul.
- A linha 1 e 2 eu vou ocultar, só criei para fazer o bdsoma + procv.

- Para encontrar a curva ABC, eu apenas peguei o total e multipliquei pela % de cada letra. Tanto no Valor quanto na Qtde Produtos. (O quadro da linha 7 a 18)

- E no quadro 19 a 26, é a comparação do ano de 2015 x 2016, então eu uso as informações do quadro anterior.

O que eu não consegui fazer ainda, é retornar na minha aba BASE a resposta ao que está em rosa. Se aquele valor da H ou K estão dentro da minha curva ABC correspondente a cada critério do quadro 7 a 18 do DESAFIO. Entendeu?

Esse ainda está dificil, estou fazendo testes.

Obrigado pela ajuda!

Abraços!

FelipeMGarcia escreveu:MM21, como você quer calcular a curva ABC? Eu modifiquei o arquivo e na validação de nome de vendedor e loja, quando escolhe a opção 7 (vazio) na validação, ele começa a busca por outros critérios como MÊS e TRIMESTRE e SEMESTRE, seria assim? Assim que me dizer como gostaria de calcular a curva ABC, eu te mando o arquivo atualizado.
Se quiser me mandar por e-mail e tirar dúvidas, fique a vontade, meu email é fgarcia@gafor.com.br

Abs
Eu entendi sim, olha o que eu fiz e vê se te ajuda,

Abs
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord