Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por Souzaj
Boa tarde galera, sou novo aqui no forum e com pouco conhecimento em excel.

Trabalho com manutenção de monitores e tenho uma planilha que controle de entrada dos equipamentos,
Nesta planilha a primeira coluna é onde eu fiz uma lista suspensa com apena o texto "ENTREGUE" que é justamente para eu identificar se o equipamento já foi entregue ao cliente e nessa mesma célula quando eu coloco "ENTREGUE" eu fiz uma regra para preencher em vermelho para facilitar a visualização dos que não foram entregues ainda.

Porém o que eu estou precisando é quando eu marcar essa célula como "ENTREGUE" automaticamente preencher um texto tipo assim ENTREGUE EM 23/08/2016... já em outro dia em ENTREGUE EM 25/08/2016...

Preencher essa data automaticamente com a data atual

Espero que eu tenha sido claro com minha duvida
Por cyllio
Posts Avatar
Cara, existem outros aqui com maior conhecimento que possivelmente tenham uma solução, mas ao meu ver sempre que usamos algo desse tipo com fórmulas acaba acontecendo que a cada dia essa data (que seria de entrega) ficaria se atualizando para a data do dia seguinte por se tratar de ser uma fórmula.
Você pode partir pra uma inclusão dessa data via VBA (que não recomendo), ou pode a cada vez que vc registrar uma entrega copiar e colar o conteúdo dessa célula como valores (também não recomendo essa gambiarra) ou fazer do jeito que costumo fazer que é ter uma coluna chamada "Data da Entrega", (use Ctrl+; para adicionar a data atual sem necessidade de fórmula) onde fica fácil perceber que: se existe uma data preenchida alí é porque foi entregue e se estiver em branco é porque está pendente.
Se houver uma forma de incluir uma data atual via fórmula sem VBA e sem copiar/colar valores eu também quero aprender.
Até porque em datas cruciais como essa prefiro manter salvo como valores (que não serão alterados por algum erro no relógio do windows ou sincronização com algum servidor).
Poste um exemplo da sua planilha que fica mais fácil.
Souza, dá pra fazer sim, no caso a data de entrega está em alguma célula? Anexa um modelo que fica mais fácil ajudar, mas seria mais ou menos assim:

=SE( A1="entregue";"entregue em" & "data atual";"")

Abraços
Por Souzaj
Tentei fazer como vcs me informou, porém não tive sucesso...

Segue o link da minha planilha http://www.4shared.com/get/g7jclyixba/modelo.html

ela está atualmente como nas linha A2, A3 e gostaria que ficasse como nas células A7 e A8 porém eu fiz manualmente para exemplificar mas na realidade eu gostaria de quando marcar como "entregue" ele preenche-se a data atual automaticamente.
Anexa no fórum que fica mais fácil
Por cyllio
Posts Avatar
O status da coluna A será sempre "Entregue" ou em branco? só vi um item na sua lista de validação.
Faz o seguinte: vamos inverter a lógica. remova a Validação de Dados da coluna A e selecione apenas as células da coluna "A" que terão dados. Agora vá em formatar células e escolha o tipo "Personalizado". Agora copie e cole "Entregue em "dd/mm/aa;@ no tipo e dê ok.
Toda vez que você teclar Ctrl+; o Excel irá inserir a data atual (fixa) com a string que você quer na frente da data.
Acho que isso ajuda.
Por Souzaj
Cyllo, a logica desse comando que vc pediu para que eu coloque seria exatamente oq eu preciso, porém essa planilha é utilizada por varias pessoas na empresa, portanto seria mais facil realmente numa lista suspensa, não teria como fazer isso aparecer na lista suspensa?

agradeço pela ajuda até o momento
Souza, veja se do jeito que fiz te ajuda.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Souzaj
Felipe, da forma que vc fez seria +/- como eu queria porém sem uma coluna (DATA DE ENTREGA) pois dessa forma terei que digitar a data.

Gostaria que clicasse apenas no menu suspenso "entregue" e preenche-se o texto "entregue em dd/mm/aa" automaticamente na mesma célula.
Não sei se seria possivel

Agradeço a colaboração
Souza, o problema de fazer deste jeito é que ao colocar a fórmula hoje para trazer a data e abrir o arquivo no dia seguinte, ele irá mudar a data, só se fizesse esta fórmula e no final do dia você colasse ela como valor, não vejo outra forma de ter o que deseja de outra maneira.

Abs
Por Souzaj
Não teria como ao invés de usar a formula HOJE usasse tipo as tecla de atalho (ctrl ;)

exemplo: =SE(A5="X";"entregue em" & " " & "ctrl ;";"") algo desse tipo?

Desculpe minha ignorância pela falta de conhecimento
Souza, só se conseguir fazer isso via macro, mas não manjo, tem um cara no fórum que é muito bom, ele chama @alexandrevba, quem sabe ele te ajuda.

Abs
Por cyllio
Posts Avatar
Ainda acho que vc pode usar ao inverso.
Ao invés de preencher o status e esperar q o Excel acrescente a data vc deveria informar em algum campo a data e só então em outro campo ele exibir condicionalmente "Entregue em xx/xx/xxx".
Caso queira tentar por VBA segue abaixo um esboço da função:

Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
If ActiveCell.Value = "entregue" Then
ActiveCell.Value = "Entregue em " & Date
End If
End Sub
Bom dia,

verifica o anexo se ajuda, fiz usando MACRO.

Att
Boa tarde,

abra o VBA, vai no editor do módulo que tem a sua tabela, no anexo que enviei foi a PLAN1, altere nas linhas abaixo o valor destacado em vermelho:

If Target.Column = 6 And IsEmpty(Cells(Target.Row, 10)) Then

Cells(Target.Row, 10) = "Entregue em " & Date

O número 6 se refere a coluna que você irá digitar a data ( na planilha que enviei em anexo foi a coluna F)
O número 10 se refere a coluna que aparece a mensagem ENTREGUE EM: (na planilha que enviei em anexo foi a coluna J)

Att
Por Souzaj
Bom dia Kledison,

Da maneira que vc fez seria exatamente como eu queria. Porem criei uma caixa de seleção na coluna A e gostaria que quando ela estivesse marcada preenche-se a coluna B e quando desmarcasse ai a coluna B ficasse em branco

Segue a planilha como exemplo

Obrigado pela colaboração de todos até o momento
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord