Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por JanilsonBrito
Posts Avatar
Boa Noite a todos, meu nome é Janilson e sou novato no forum:
Gostaria de uma ajuda, preciso utilizar a as funções SOMASE com MÉDIA.INTERNA, tenho uma planilha com algumas pastas, onde na pasta AMX tenho uma coluna (F) com valores e na coluna (K) valores referente ao mês (ex: janeiro = 1, fevereiro = 2, março = 3, etc.) em outra pasta estou utilizando a formula =SOMASE(AMX!$K$2:$K$370;I14;AMX!$F$2:$F$370), ou seja se na célula i14 eu tenho numero 7 (julho) procuro na pasta AMX na coluna K2:K370 o numero 7 e soma todos os valores que estão na coluna F2:F370 referente ao numero 7 da coluna K. Até ai ok esta funcionando.
O que eu preciso é que seja feita a MÉDIA.INTERNA dentro deste range que estou utilizando na função SOMASE.
Tipo: Vai procurar na pasta AMX tudo que for igual a célula I14, efetua a soma utilizando a MÉDIA.INTERNA destes valores.
PS: na pasta AMX tenho valores acumulado para o ano inteiro
Desde já agradeço quem possa me ajudar.
Por DJunqueira
Boa noite Janilson
A praxe p/ receber uma boa ajuda é disponibilizar a sua planilha, do contrário ficamos sem saber qual é exatamente sua dificuldade. Fora isso muitas vezes há soluções muito melhores do q a q vc está tentando fazer, mas vc não tem conhecimento suficiente do Excel p/ utilizar.
Particularmente diria q pela sua dúvida vc estaria melhor servido com uma tabela dinâmica, mas só olhando a planilha p/ demonstrar isso.
Junqueira, segue a planilha compactada.
uma breve descrição do que preciso, na pasta Indicadores nas colunas onde tenho meses uso a formula =SOMASE(AMEX!$K$2:$K$370;I9;AMEX!$F$2:$F$370), na célula C40 tenho a formula =MÉDIA.INTERNA(C8:C38;0,1), o que eu preciso é:
Ex: na célula J8 referente ao mês de janeiro, tenha o resultado da media.interna dos dados que estão na pasta AMEX referente ao mês de janeiro.

Captura Batch
AMEX Mainframe Teradata Online
Mês Real Real Real Real
Janeiro 1 2.616.674 24.739 112 19:54
Fevereiro 2 1.376.999 23.793 109 07:54
Março 3 1.080.414 24.873 116 19:54
Por JCabral
Mdiego, julgo que a sua formula deve ter um erro, se eu preencher os dados até, p.ex., final de Julho ele apresenta um valor para Agosto e em Agosto deveria ser "--". Isto é válido para todos os meses, ou seja se preencher os dados até final de Outubro aparece o valor Novembro.
Por DJunqueira
Uma outra solução possível em Indicadores J8
=SEERRO(MÉDIA.INTERNA(DESLOC(AMEX!$F$1;CORRESP(I8;AMEX!$K$2:$K$380;0);0;CONT.SE(AMEX!$K$2:$K$380;I8);1);0,1);"-")
Por DJunqueira
JCabral escreveu:Mdiego, julgo que a sua formula deve ter um erro, se eu preencher os dados até, p.ex., final de Julho ele apresenta um valor para Agosto e em Agosto deveria ser "--". Isto é válido para todos os meses, ou seja se preencher os dados até final de Outubro aparece o valor Novembro.
JCabral, os dados do Janilson vão até setembro/outubro.
Por DJunqueira
J16 se relaciona a Setembro, mas vc tem razão, apagando setembro não zera o valor como deveria, além disso o valor com a fórmula dele está diferente do q a minha calculou (22.105 x 24.899). Bizarro :o

O lance é q ao invés de procurar em K o q já estava de mão beijada ele foi procurar na coluna J, aí apagando setembro inteiro a fórmula retornou o valor do último dia de agosto.
=SEERRO(MÉDIA.INTERNA(INDIRETO("AMEX!F"&CORRESP(DATA(2016;I16;1);AMEX!$J$1:$J$25500;0)&":F"& CORRESP(DATA(2016;I16;CONT.SE(AMEX!$K$2:$K$3200;Indicadores!I16));AMEX!$J$1:$J$25500;0));0,1);"-")

Tb não precisava usar tantas linhas em J (25500), é mais seguro, mas tb deixa a fórmula mais lenta e se estamos falando em dias no ano 25 mil é muita coisa.

Legal, aprendemos todos, é por isso q é bom quando apresentamos várias soluções concorrentes.
Por mdiego
Posts Avatar
Obrigado pelas correções, mas na real nem raciocinei muito porque estava indo dormir. Existe outras maneiras mais eficazes e soluções bem menores.

Sds
Senhores, me ajudaram muito, era isso mesmo que eu precisava, DJunqueira; mdiego; JCabral obrigado pelas instruções, agora ler a formula, entende-la e colocar em pratica.
Muito obrigado mesmo a todos.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord