Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos que não estiverem relacionados as categorias acima. Se não souber em qual categoria sua mensagem se encaixa, envie aqui.
Observe a tabela (figura 1) como é organizada os dados. Nela, letras e números aleatórios se relacionam de maneira também aleatória e que podem se repetir.

Imagem

Preciso agrupar os dados que se interseccionam de forma direta e indiretamente. Para esclarecer a minha dificuldade, fiz uma outra tabela (figura 2) para tornam mais visualmente perceptível o cruzamento dos dados afim de justificar o tipo de agrupamento que pretendo chegar.

Imagem

Conforme os dados, o Grupo 2 (figura 4) abaixo será composto apenas pela a letra E, visto que esta está relacionada apenas a um número e este número não se relaciona a outra letra em outra linha da mesma tabela (preenchimento com fundo azul da figura 2).

Imagem

Já no Grupo 1 (figura 3), tem todos os demais dados, já que têm informações em comum direta ou indiretamente. Isso porque, por exemplo, a letra D está relacionada apenas ao número 3, que está relacionado a outras letras em outras linhas. Como surgiram estas outras letras além da letra D, estas se relacionam com outros números. Ao fim, todos estes dados encontrados devem estar num grupo só pois têm relação direta ou indireta (preenchimento com fundo vermelho na figura 2)

Imagem

O meu problema é que não sei qual a linha de raciocínio devo seguir e quais os recursos posso utilizar para fazer conseguir fazer isto. Há algum tempo tento criar algum mecanismo, mas não consegui sequer engrenar um pouco. Gostaria, por gentileza, de ideias e orientações de quem souber algo para me sugerir fazer.
Outra questão é que não tenho conhecimento com VBA e, se possível, até prefiro sem.
Se está disposto a me ajudar, mas não fui claro no que preciso, favor me avise que procurarei esclarecer ainda mais.
João,

Segue conforme solicitado, eu fiz a adequação para a primeira figura da sua planilha, se quiser fazer nas demais, o conceito é o mesmo.

Se tiver dúvida e puder ajudar, é só falar.

Abs
Felipe, muito obrigado por sua dedicação em me ajudar. Testei a planilha que fez. Você foi bem acurado no preciso, mas não chegou totalmente ao meu objetivo. Isso por falta de clareza minha. De qualquer modo, foi-me bastante útil, pois não tinha conhecimento de algumas funções que usou e inclusive me deu um grande impulso para eu chegar ao ponto que quero chegar. Desde já, muito obrigado!
Se não se importar, não vou dar o assunto como resolvido. Primeiro vou tentar chegar ao ponto que preciso com a ideia que tive a partir da sua ajuda. Caso consiga, irei postar aqui para servir de referência futura, para quem precisar.
Caso eu não consiga, vou procurar ser mais claro no que faltou para concluir.
João, se precisar de ajuda é só falar, se quiser detalhe o q precisa fazer além do q já fiz q te ajudo a finalizar.

Abraços
Olá novamente. Não consegui fazer o que eu precisava.
Vou procurar desta vez esclarecer de forma mais direta (como uma tabela de Excel) conforme meu raciocínio para chegar ao meu objetivo.
Porém, pode ser que esse não seja o melhor raciocínio. Portanto, pode ser completamente modificado, desde que o objetivo seja alcançado.

1 - Considere a mesma tabela de entrada de dados, como havia mencionado inicialmente, só que com os seguintes dados:

Imagem

2 - É preciso fazer análises alternadas entre cada letra inserida e o(s) número(s) a ela correlacionadas e depois reuni-las em um grupo específico de cada letra. Como? Conforme os dados da tabela inicial:

# Letra A

Ao analisar a letra A o número correlacionado a ela é o número 2.
Ao analisar o número 2 a letra correlacionada a ele é a letra A.

Imagem

Reunindo os dados em um grupo específico:

Imagem

# Letra B

Ao analisar a letra B, o número correlacionado a ela é o número 1.
Ao analisar o número 1, as letras correlacionadas a ele são letras B e C.
Ao analisar a letra B, o número correlacionado a ela é o número 1.
Ao analisar a letra C, o número correlacionado a ela é o número 1.

Imagem

Imagem

Seguindo o mesmo raciocínio para as demais letras:

# Letra C

Imagem

Imagem

# Letra D

Imagem

Imagem

# Letra E

Imagem

Imagem

Qual o objetivo desse meu raciocínio?
Esse alternância de análises é feita, pois ao se fazer a primeira análise encontra-se os números diretamente relacionados a letra analisada.
Ao se fazer a análise destes números busca-se as letras indiretamente ligadas à letra inicial. Visto que o número pode ocorrer também em outra letra diferente.

Porque preciso agrupá-los?
Agrupando-os me torna possível manipulá-los em outras etapas.

Acho que fui mais breve e mais claro agora.
Espero que seja possível fazer isto.
João, eu entendi o que deseja fazer, só não sei ainda como fazer....kkkk.

Vou pensar aqui pra ver se consigo te ajudar, mas tem uns caras muito bons no fórum e se neste meio tempo alguém te ajudar é o que importa.

Abs
João Paulo, tem um cara que já me ajudou que é fera @kleidson, ele é moderador do fórum, se ele não conseguir te ajudar, só o laennder...kkkk
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord