Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por JoaquimLindalvo
Pessoal,

Estou com um problema para encontrar uma formula que calcule um período de armazenamento de material ( bobina ), na qual tenho como regras os seguintes dados:
• O “PERÍODO” considerado para calculo será de 10 dias, sendo que no fechamento mensal, o calculo de pagamento deverá considerar o máximo de três períodos, sendo que nos meses de trinta e um dias o trigésimo primeiro dia não será considerado como um quarto período.
• A cobrança do segundo período só será aceita para materiais que permanecerem armazenados a mais de dez dias, mesmo que uma parte dos dias esteja no primeiro período e uma parte no segundo período.
• A cobrança do terceiro período só será aceita para materiais que permanecerem armazenados a mais de vinte dias, mesmo que uma parte dos dias esteja no segundo período e uma parte no terceiro período.
• No caso dos materiais que permanecerem armazenados por tempo inferior a 48 hs não será cobrada armazenagem.

Ficarei muito grato se conseguirem auxiliar-me nesta solução de formulas.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por cfirmino
Posts Avatar
A pior parte é a lógica, não imagino que seja difícil passar para a fórmula (ressaltando, não imagino)

Podemos dizer que a sua frequência é:
0~2 0cobrança
2~10 1cobrança
10~20 2cobrança
20~30 3cobrança
Essa parte um SE deve resolver, os valores entre os períodos são diferentes ou iguais? Tipo periodo 1=10 dilmas e periodo2=20 dilmas etc
Se for linear, você pode subtrair o mês e já colocar o resultado x o valor da 3a cobrança(30 dias) e depois subtrair os dias e usar um SE para diferenciar os dias dentro dos fatores, você teria uma cobrança por mês e outra por dias, aí é só somar. Não sei se sou bom o suficiente para fazer a fórmula toda, mas se eu ja puder ajudar alguem a entender melhor a lógica, ajuda bastante
Por JoaquimLindalvo
CFirmino, boa noite e muito obrigado pela sua colaboração.

A minha situação envolve datas onde um determinado produto entrou no estoque e permanecerá até o pedido de devolução para o cliente vender. Desta forma se um produto entrar no dia 05/03/2016 e permanecer até o dia 11/04/2016 entenderemos que o produto permaneceu em estoque por 35 dias, o que me daria o direito de cobrar pela estadia por 4 períodos, até aí tudo bem, porém o fechamento por ser mensal encerrou em 31/03/2016 ( 27 dias ), onde cobrei 3 períodos no estoque. O meu problema começará quando este mesmo produto que estava na planilha estoque, passar para a planilha saida. Pois será calculado pela data de entrada até a data de saída, o que no meu entendimento está errado pois ele buscará 3 períodos novamente somando um total de 6 períodos cobrados e na realidade só poderiam ser 4 períodos, preciso recuperar no fechamento de Março quantos períodos eu cobrei e encontrar o saldo a ser cobrado no fechamento de Abril.

Não sei se consegui ser claro na explicação detalhada do problema.
Por cfirmino
Posts Avatar
Não acho que você explicou mal, parece complexo mesmo. Você usa uma planilha para cada mês, elas precisam interagir entre si no retorno dos resultados?
Por JoaquimLindalvo
Sim, utilizo uma planilha para cada mês e agora precisam interagir:

O período cobrado cheio no mês anterior que estava na aba "ESTOQUE", no próximo mês se houver a efetivação da saida ele não ficará mais na aba ESTOQUE e sim na aba "SAIDA", porém com a diferença dos períodos.

Bem complexo, não é.... estou a pelo menos 10 dias analisando, pesquisando, calculando, montando formulas gigantescas, mas sempre esbarro na data de fechamento que é quando troco de aba.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord