Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por LFaleiros
Boa noite,

Desenvolvi uma planilha para facilitar o dia a dia na minha empresa, porém estou realizando algumas alterações para facilitar o serviço na hora de acrescentar novos produtos.

Minha dúvida é a seguinte, para cada produto da minha empresa eu gero uma nova aba onde cadastro sua formulação, eu utilizo estas abas para imprimir a ordem de serviço. Em outra aba eu estabeleço a quantidade que quero produzir de cada produto e através da função soma e procv busco nas abas de cada produto a quantidade necessária de cada matéria prima, ou seja, a quantidade que devo dar baixa no estoque ou comprar.
O problema é que são muitos produtos e a função ficou muito longa, dessa forma quando vou adicionar novos produtos fico um pouco confuso. Já tentei estudar uma forma de usar as funções SOMARPRODUTO e SOMASES, mas como são varias abas estou com dificuldade.

Resumindo:
Tenho mais de 30 abas e em cada uma delas uma tabela com dados totalmente diferentes (formulações), preciso de uma forma de somar o ingrediente comum entre essas tabelas para alimentar uma tabela principal.

Obrigado
Por thiagoypu
Posts Avatar
Meu caro,

veja se o exemplo que criei te ajuda.
Por LFaleiros
Boa noite Thiago,
Muito obrigado pela resposta tão rápida.

Interessante seu exemplo, porém meu problema é o seguinte (vou usar sua planilha para exemplificar):

Na aba orçamento temos a "ordem de serviço" de 3 produtos diferentes e na coluna Total é calculado a quantidade necessária de cada matéria prima.
Na aba dados na TB_Produtos, temos a coluna Quantidade KG.

O que eu preciso é uma somatória na coluna Quantidade KG, que buscasse na aba orçamento o total necessário dessa matéria prima.

Por exemplo:
A matéria prima B é comum no orçamento 1 e 3, então na TB_Produtos em Quantidade KG deveria calcular a soma da quantidade de B, ou seja : 4+0,223

No meu exemplo utilizei uma aba para cada orçamento, e com as funções seerro e procv eu buscava se naquela formulação eu tinha o componente B, se tivesse ele somava no total.

O problema do meu método é que atualmente trabalho com mais de 30 abas e este número só vem crescendo, então a função esta virando uma "mega fórmula", cada vez que acrescendo uma aba preciso adicionar a função seerro e procv no final da equação. Eu vi que existe formas de abreviar a soma entre abas, minha ideia era aliar a soma entre abas com a busca pela matéria prima.

Abraço
Por thiagoypu
Posts Avatar
Faleiros,

é possível ao invés de utilizar várias planilhas, as 30 que se refere, somente 1 tabela consolidada, criando colunas com as referências para identificar seu seguimento?
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord