Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por Sandman
Posts Avatar
Bom dia pessoal,

essa é uma questão que há anos tento entender, a função PGTO, afinal alguém pode me explicar como ela funciona de verdade e onde posso utilizá-la?
acontece assim por exemplo, tentei calcular os valores sobre um empréstimo, como a função mesmo diz, "taxas constantes" ou seja, juros simples, em qualquer momento me corrijam se eu estiver errado ok....
mas vamos continuar o raciocinio e com valores bem simples de calcular até de cabeça....vamos lá....
utlizando a formula matematica para se fazer um calculo desse tipo fariamos assim:

JUROS = PRINCIPAL * TAXA * PERIODO(MESES,ANOS,DIAS ETC...)

EXEMPLO: DIGAMOS QUE EU PEGUE R$ 100 EMPRESTADOS, COM TAXA DE 10% AO MES, PARA PAGAR EM 10 MESES....PELO MINHA LÓGICA(QUE PODE ESTAR ERRADA KKKK), o passo a passo ficaria assim:

100 * 10% = 10 <---------- juros que seria cobrado todo mês, logo, ao final dos 10 meses teria pago R$ 100 somente de juros certo? pois bem se eu pagarei 100 de juros e eu peguei 100 emprestados, no total pagarei 200 correto? logo R$ 200 / 10 meses, daria uma prestação mensal de R$ 20,00.....Esse resultado é o que faz sentido pra mim....

porem simulando essa mesma situação no excel, com esses mesmos valores, taxas e prazos eu obtendo uma parcela mensal de R$ 16,27.... Oo eu não consigo entender de onde vem esse valor, alguem pode me dar uma luz, pq todos os videos que vi na net, os caras só colocam os valores na função e apertam enter....ou seja se eu pegar esses mesmos valores que eles utilizam e fizer de acordo com a formula matematica, da erro tb....

bom pessoal, espero ter sido claro o suficiente ...
desde já agradeço
grande abraço e viva o excel \o/
Por laennder
Na realidade não é tão simples assim.

Como você mesmo disse, a função PGTO se refere ao sistema de pagamento constante, que também é conhecido com Sistema Price.

Existem vários tipos de cálculos de empréstimos e os dois mais conhecidos são os SAC, que é o Sistema de Amortização Constante, onde o valor abatido do seu saldo devedor (valor amortizado) é constante, mas o valor da parcela é variável

O outro sistema é o PRICE, conhecido como Sistema de Amortização Francês ou Sistema de Pagamento Constante, onde o valor da parcela é constante ao longo do período, mas o valor amortizado mensalmente é variável.

Existem algumas fórmulas para calcular as taxas de juros, valor futuro, etc. No caso da função PGTO (que utiliza o sistema price) a fórmula para o valor do pagamento é a seguinte:

Imagem

Onde, R é o valor da Prestação, i é a taxa de juros, n é o período e P é o valor do empréstimo.

Para você conhecer um pouco mais sobre os dois sistemas, vou deixar dois links do Clube dos Poupadores, onde você pode conhecer sobre cada um deles melhor, e ainda baixar uma planilha de Excel para simular cada um deles.

http://www.clubedospoupadores.com/finan ... tante.html

http://www.clubedospoupadores.com/finan ... s-saf.html
Por Sandman
Posts Avatar
ahhhh muito obrigado laennder,
até que enfim alguem que disse algo com argumentos, pq até o momento o que se encontra na internet é o pessoal preenchendo os parametros dessa função pgto e dizendo que assim é calculado juros simples Oo....kkkk

mas agora ta explicado, ou seja, em outras palavras essa função não foi feita pra calcular juros simples ou compostos da maneira como estamos acostumados....enfim mto obrigado guru :D
ahhh aliás o site mencionado é ótimo tb ....vlew

abraço

e viva o excel \o/
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord