- 26 Jan 2022 às 09:43
#68873
Estou trabalhando numa planilha com a seguinte lógica:
1) no campo A1 estou inserindo uma fórmula para que outros campos da mesma planilha sejam consultados e, em estando vazios, tragam um STATUS por meio de uma frase, vejam a seguir:
=SE(ÉCÉL.VAZIA(O2);"AG. PREVISÃO DE ENTREGA";SE(ÉCÉL.VAZIA(P2);"AG. ENTREGA";SE(ÉCÉL.VAZIA(R2);"AG. COLETA";SE(ÉCÉL.VAZIA(T2);"AG. EMBARQUE";SE(ÉCÉL.VAZIA(U2);"AG. CHEGADA NO BRASIL";SE(ÉCÉL.VAZIA(W2);"AG. DESEMBARAÇO";SE(ÉCÉL.VAZIA(X2);"AG. ENTREGA ALMOX";"ENTREGUE")))))))
2) entretanto, alguns desses campos que essa fórmula do campo A1 vai consultar para trazer o status possuem cada uma fórmula, que vai buscar em outra planilha a data em que aquele evento aconteceu, conforme as fórmulas a seguir:
CAMPO T2: =SEERRO(PROCV(S2;'[Controle de processos - 2022.xlsx]DTA_DI'!$M$3:$AI$16;6;FALSO);"")
CAMPO U2: =SEERRO(PROCV(S2;'[Controle de processos - 2022.xlsx]DTA_DI'!$M$3:$AI$16;6;FALSO);"")
CAMPO W2: =SEERRO(PROCV(S2;'[Controle de processos - 2022.xlsx]DTA_DI'!$M$3:$AI$16;21;FALSO);"")
CAMPO X2: =SEERRO(PROCV(S2;'[Controle de processos - 2022.xlsx]DTA_DI'!$M$3:$AI$16;23;FALSO);"")
E é aí que está o meu problema, que a minha falta de conhecimento faz ser uma limitação que me impede de seguir em frente, e para o qual venho pedir ajuda!
O excel considera que AS FÓRMULAS DIGITADAS nos campos T2, U2, W2 e X2 SÃO EFETIVAMENTE O DADO QUE SE QUER e, por isso, CONSIDERA QUE O CAMPO NÃO ESTÁ VAZIO, o que entra em conflito com a fórmula no campo A1, ou seja, sempre que a fórmula no campo 1 for atuar, ela lerá os campos T2, U2, W2 e X2, verá as fórmulas lá digitadas como algum dado e considerará o campo como preenchido.
Mesmo aplicando o SEERRO na fórmula nos campos da planilha inicial, que vai buscar os dados em outra planilha, quando os campos dessa outra planilha estão vazios, a fórmula retorna a data 00/01/1900 como dado e preenche o campo, o que impede também que eu execute qualquer formatação que faça com que esse campo fique vazio efetivamente.
Assim, pergunto: COMO FAZER PARA QUE O EXCEL NÃO CONSIDERE A FÓRMULA DIGITADA NO CAMPO COMO UM DADO NAQUELE CAMPO? OU AINDA, COMO FAZER PARA QUE O RESULTADO DE ERRO NA CONSULTA, QUE NESSE CASO É UM CAMPO DE DATA, SEJA MOSTRADO COMO VAZIO?
1) no campo A1 estou inserindo uma fórmula para que outros campos da mesma planilha sejam consultados e, em estando vazios, tragam um STATUS por meio de uma frase, vejam a seguir:
=SE(ÉCÉL.VAZIA(O2);"AG. PREVISÃO DE ENTREGA";SE(ÉCÉL.VAZIA(P2);"AG. ENTREGA";SE(ÉCÉL.VAZIA(R2);"AG. COLETA";SE(ÉCÉL.VAZIA(T2);"AG. EMBARQUE";SE(ÉCÉL.VAZIA(U2);"AG. CHEGADA NO BRASIL";SE(ÉCÉL.VAZIA(W2);"AG. DESEMBARAÇO";SE(ÉCÉL.VAZIA(X2);"AG. ENTREGA ALMOX";"ENTREGUE")))))))
2) entretanto, alguns desses campos que essa fórmula do campo A1 vai consultar para trazer o status possuem cada uma fórmula, que vai buscar em outra planilha a data em que aquele evento aconteceu, conforme as fórmulas a seguir:
CAMPO T2: =SEERRO(PROCV(S2;'[Controle de processos - 2022.xlsx]DTA_DI'!$M$3:$AI$16;6;FALSO);"")
CAMPO U2: =SEERRO(PROCV(S2;'[Controle de processos - 2022.xlsx]DTA_DI'!$M$3:$AI$16;6;FALSO);"")
CAMPO W2: =SEERRO(PROCV(S2;'[Controle de processos - 2022.xlsx]DTA_DI'!$M$3:$AI$16;21;FALSO);"")
CAMPO X2: =SEERRO(PROCV(S2;'[Controle de processos - 2022.xlsx]DTA_DI'!$M$3:$AI$16;23;FALSO);"")
E é aí que está o meu problema, que a minha falta de conhecimento faz ser uma limitação que me impede de seguir em frente, e para o qual venho pedir ajuda!
O excel considera que AS FÓRMULAS DIGITADAS nos campos T2, U2, W2 e X2 SÃO EFETIVAMENTE O DADO QUE SE QUER e, por isso, CONSIDERA QUE O CAMPO NÃO ESTÁ VAZIO, o que entra em conflito com a fórmula no campo A1, ou seja, sempre que a fórmula no campo 1 for atuar, ela lerá os campos T2, U2, W2 e X2, verá as fórmulas lá digitadas como algum dado e considerará o campo como preenchido.
Mesmo aplicando o SEERRO na fórmula nos campos da planilha inicial, que vai buscar os dados em outra planilha, quando os campos dessa outra planilha estão vazios, a fórmula retorna a data 00/01/1900 como dado e preenche o campo, o que impede também que eu execute qualquer formatação que faça com que esse campo fique vazio efetivamente.
Assim, pergunto: COMO FAZER PARA QUE O EXCEL NÃO CONSIDERE A FÓRMULA DIGITADA NO CAMPO COMO UM DADO NAQUELE CAMPO? OU AINDA, COMO FAZER PARA QUE O RESULTADO DE ERRO NA CONSULTA, QUE NESSE CASO É UM CAMPO DE DATA, SEJA MOSTRADO COMO VAZIO?