Página 1 de 1

Macro iterativa com inserção de linhas

Enviado: 25 Jul 2019 às 12:11
por MFEdu
Bom dia.

Embora já mexa há algum tempo com Excel, sou novo em macros. Minha dúvida consiste no seguinte, presente no arquivo anexo:
a- preciso puxar o conjunto de células A10:L10 (na planilha "Inicial") até que a condição da coluna B seja maior ou igual à $B$6.
b- o ponto é que cada etapa de cálculo tem que ser inserida, linha a linha, na planilha
c- na planilha "Objetivo" tem como deveria ficar.
d- a alternativa seria fazer a macro calcular e recalcular no mesmo conjunto de células (A10:L10, por exemplo), mas vou precisar dos valores para gerar um gráfico (dá para gerar o gráfico na macro?).
e- o método da planilha objetivo foi usar a formatação condicional e arrastar a linha, por meio da alça de repetição, até que a condição (descrita em "a") fosse satisfeita. Esta etapa de cálculo teve 400 linhas. Se tivesse 5000 seria terrível.
Minha pergunta, então, é:
Como faço para fazer esse passo iterativo, lançar os dados em nova linha e, chegando na condição desejada, parar o cálculo? Adicionalmente, é possível gerar o gráfico?
Muito obrigado.

Re: Macro iterativa com inserção de linhas

Enviado: 26 Jul 2019 às 10:55
por JCabral
Veja se resolve o seu problema com exceção da parte do gráfico.

Macro iterativa com inserção de linhas

Enviado: 26 Jul 2019 às 10:59
por MFEdu
Vou ver. Obrigado.

Macro iterativa com inserção de linhas

Enviado: 26 Jul 2019 às 11:42
por MFEdu
Ficou perfeito, obrigado JCabral. Mas vou deixar o post aberto ainda, para ver se alguém responde sobre a parte gráfica.

Re: Macro iterativa com inserção de linhas

Enviado: 26 Jul 2019 às 14:13
por JCabral
Veja se resolve assim a parte do gráfico

Macro iterativa com inserção de linhas

Enviado: 26 Jul 2019 às 14:46
por MFEdu
Perfeito, JCabral. Testei com outros valores e o quadro se adaptou aos extremos, aumentando ou diminuindo o número de linhas. Agora vou tentar entender os comandos. A macro é a 'Dúvida Macro iterativa_JCABRAL.xlsm'!Cal, certo? Mas tem outra macro chamada somente CAL. Uma subrotina. Novamente, tenho que me aprimorar um pouco e entender os comandos. Obrigado, novamente.

Macro iterativa com inserção de linhas

Enviado: 26 Jul 2019 às 19:03
por JCabral
O ficheiro é o "Dúvida Macro iterativa_JCABRALV2.xlsm" que já tem o gráfico, a outra versão não tem o gráfico.

A subrotina chama-se a "Cal" que faz o calculo dos valores e o gráfico.

Alguma duvida coloque aqui que tentarei responder.

Se o assunto estiver resolvido dê um like na mãozinha e feche o tópico

Macro iterativa com inserção de linhas

Enviado: 27 Jul 2019 às 00:24
por MFEdu
Certo, entendido. Vou fechar.