Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por Pegorini
Posts Posts
Bom Dia Senhores.

Tento fazer uma validação de dados em que:

Se a combinação de D&E&F for encontrada em qualquer linha, então G da linha da combinação D&E&F = "conciliado"

Eu consegui fazer com que essa validação funcione desde que D&E&F for igual a a A&B&C, e que essa combinação seja encontrada na mesma linha, porém preciso que seja validado essa combinação quando A&B&C for igual a D&E&F em linhas diferentes conforme demonstro em meu modelo anexo.

No meu modelo a célula G2 e G5 deve apresentar a string "conciliado", pois a combinação de D&E&F da linha 2 está na linha 4.

Não sei se estou certo ou próximo disso, mas acredito que a solução seria misturar um VlookUP com IF e percorrer linhas, mas isso eu ainda não consigo fazer.

Gostaria da ajuda dos senhores ou pelo menos um caminho para eu conseguir fazer.

Essa validação é diferente de um outro tópico que postei em que está aberto ainda, contudo são similares.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por babdallas
Fiz por fórmula. Veja se ajuda.
Código: Selecionar todos
=SE(ÉNÚM(ÍNDICE(CORRESP(D2&E2&F2;$A$2:$A$8&$B$2:$B$8&$C$2:$C$8;0);));"Conciliado";"")
Por Pegorini
Posts Posts
Olá BabDallas.

Primeiramente muito obrigado pela disponibilidade para me ajudar.

Sua função ficou perfeita. Trata-se de uma função de "gente grande".

Estudarei bastante esta função para melhor entender.

Você me ajudou muito, mas se possível e se não for pedir demais você ou algum colega poderia transformar isso em VBA? Confesso que neste momento não sei por onde começar a aplicar isso em VBA, pois iniciei meus estudos em poucos meses.

Em VBA, pois meu arquivo que será aplicado é gerado pelo sistema com milhares de linhas, então em VBA seria ideal.

Mesmo que não seja possível muito grato pela ajuda.
Por babdallas
Deixei as 2 soluções, fórmula e VBA.

Option Explicit

Public Sub ValidarDados()
    Dim lngUltLin           As Long                                 '?ltima linha preenchida
    Dim lngContLin          As Long                                 'Contador de linhas
    Dim strProcura          As String                               'String com informa??es concatenadas das colunas D, E e F
    Dim vrtConcatenado      As Variant                              'Matriz com os dados para procurar

With wshConcilia
        lngUltLin = .Cells(.Rows.Count, 1).End(xlUp).Row            '?ltima linha preenchida na coluna A

ReDim vrtConcatenado(1 To lngUltLin - 1, 1 To 1) As Variant

'Limpa coluna H
        .Range("H2:H" & lngUltLin).ClearContents

'Faz loop para a matriz de dados
        For lngContLin = 1 To lngUltLin - 1
            vrtConcatenado(lngContLin, 1) = .Cells(lngContLin + 1, 1).Value2 & _
                                            .Cells(lngContLin + 1, 2).Value2 & _
                                            .Cells(lngContLin + 1, 3).Value2
        Next lngContLin

'Percorre todas as linhas
        For lngContLin = 2 To lngUltLin

'String com as informa??es concatenadas das colunas D, E e F
            strProcura = .Cells(lngContLin, 4).Value2 & .Cells(lngContLin, 5).Value2 & .Cells(lngContLin, 6).Value2

'Joga os dados na coluna XFD
            .Range("XFD2:XFD" & lngUltLin).Value = vrtConcatenado

'Verifica se a fun??o corresp(match) n?o encontra um erro ao procurar a string
            If Application.WorksheetFunction.CountIf(.Range("XFD2:XFD" & lngUltLin), strProcura) > 0 Then
                .Cells(lngContLin, 8).Value2 = "Conciliado"
            End If

'Apaga os dados na coluna XFD
            .Range("XFD2:XFD" & lngUltLin).Value2 = vbNullString
        Next lngContLin
    End With
End Sub
Por Pegorini
Posts Posts
Oi Babdallas.

Muito obrigado pela ajuda.

Ao testar verifiquei que está gerando erro de variável não definida na linha abaixo:

With wshConcilia
Por babdallas
wshConcilia não é uma variável, mas sim o codename da planilha. Eu modifiquei o codename da planilha de Plan1 (ou Planilha1, não me lembro direto) para wshConcilia.
Por osvaldomp
Sub InsereTexto()
 Dim LR As Long, b As Range
  Application.ScreenUpdating = False
  ActiveSheet.AutoFilterMode = False
  LR = Cells(Rows.Count, 2).End(3).Row
  For Each b In Range("B2:B" & LR).SpecialCells(2)
   [D1:G1].AutoFilter 1, b.Offset(, -1).Value
   [D1:G1].AutoFilter 2, b.Value
   [D1:G1].AutoFilter 3, (Format(b.Offset(, 1).Value, "###,000.00"))
   If ActiveSheet.AutoFilter.Range.Columns(4).SpecialCells(xlCellTypeVisible).Count > 1 Then
    Range("G2:G" & LR).Value = "Conciliado"
   End If
  Next b
 Application.ScreenUpdating = True
End Sub
Por Pegorini
Posts Posts
Osvaldo Muito obrigado. Funcionou perfeitamente.

Babdallas obrigado também pelo retorno.

Fiz a alteração para With Plan1, porém agora gerou erro 1004 de definição de objeto na linha abaixo:

Pelo o que os objetos estão declarados.

Se me permite pedir mais alguma coisa, pois ao testar a macro do Osvaldo ou aplicar a função do Babdallas verifiquei que se uma linha estiver em branco a validação será "conciliado", pois todas as células das linhas são iguais, então se puder me ajudar mais uma vez para que:

Além do que já foi feito, se a coluna F não tiver valores então a condição toda será falsa e não aparece "conciliado".

Assim em linhas vazias não mais aparecerão "conciliado".

'Desenvolvido por Babdallas do guru do excel

Option Explicit

Public Sub ValidarDados2()

Dim lngUltLin           As Long                                 '?ltima linha preenchida
    Dim lngContLin          As Long                                 'Contador de linhas
    Dim strProcura          As String                               'String com informa??es concatenadas das colunas D, E e F
    Dim vrtConcatenado      As Variant                              'Matriz com os dados para procurar

'With wshConcilia
    With Plan1

lngUltLin = .Cells(.Rows.Count, 1).End(xlUp).Row            '?ltima linha preenchida na coluna A

ReDim vrtConcatenado(1 To lngUltLin - 1, 1 To 1) As Variant

'Limpa coluna H
        .Range("H2:H" & lngUltLin).ClearContents

'Faz loop para a matriz de dados
        For lngContLin = 1 To lngUltLin - 1
            vrtConcatenado(lngContLin, 1) = .Cells(lngContLin + 1, 1).Value2 & _
                                            .Cells(lngContLin + 1, 2).Value2 & _
                                            .Cells(lngContLin + 1, 3).Value2
        Next lngContLin

'Percorre todas as linhas

For lngContLin = 2 To lngUltLin

'String com as informa??es concatenadas das colunas D, E e F

strProcura = .Cells(lngContLin, 4).Value2 & .Cells(lngContLin, 5).Value2 & .Cells(lngContLin, 6).Value2

'Joga os dados na coluna XFD

'Verifica se a fun??o corresp(match) n?o encontra um erro ao procurar a string

If Application.WorksheetFunction.CountIf(.Range("XFD2:XFD" & lngUltLin), strProcura) > 0 Then
                .Cells(lngContLin, 8).Value2 = "Conciliado"
            End If

'Apaga os dados na coluna XFD

.Range("XFD2:XFD" & lngUltLin).Value2 = vbNullString

Next lngContLin
    End With
End Sub

Por Pegorini
Posts Posts
Olá Senhores.

O Osvaldo me apresentou uma excelente macro que atendeu perfeitamente, porém ao colocar em prática verifiquei que poderia ser melhorada.

Eu tenho pouca experiência com VBA, assim nesse meio tempo tentei aplicar as melhorias, mas não consegui, logo, se possível, gostaria mais uma vez a ajuda de alguém do fórum.

O que eu observei é que se A&B&C e D&E&F estiverem em branco a validação será "conciliado", pois todas as células das linhas são iguais, então:

Além do que já foi feito, se a coluna F não tiver valores então a condição toda será falsa e não aparece "conciliado". A coluna F sempre deve ter um valor.

E outra necessidade minha é se a condição for verdadeira pela validação feita, na coluna H aparecerá a linha em que está a validação de A&B&C. Eu tentei fazer isso com a função corresp, mas não consegui.
Por osvaldomp
Pegorini escreveu: ... tentei aplicar as melhorias, ...
O que eu observei é que se A&B&C e D&E&F estiverem em branco a validação será "conciliado", pois todas as células das linhas são iguais,...
Não se trata de melhoria, o que você quer é introduzir um novo critério "se houver linhas vazias", critério esse que você não informou antes e não colocou na sua planilha de exemplo.
Veja no arquivo anexado. Inseri linhas vazias em A:C e em D:G, e coloquei conteúdo em F nas linhas inseridas. O código que postei antes apresenta o resultado que eu entendi como o resultado desejado. Verifique. Se houver outras condições possíveis de ocorrerem na sua planilha então coloque TODAS elas e coloque qual o resultado desejado para cada condição.

[/i]
E outra necessidade minha é se a condição for verdadeira pela validação feita, na coluna H aparecerá a linha em que está a validação de A&B&C. Eu tentei fazer isso com a função corresp, mas não consegui.
Depois veremos isso.
Por Pegorini
Posts Posts
Olá Osvaldo.

Desculpe-me se não me expressei bem. Sou grato por tudo, pois você e demais colegas disponibilizam seu tempo para ajudar terceiros.

Realmente se trata de novo critério, pois quando a gente coloca em prática é que pode aparecer algo não verificado antes.

Se possível ainda me ajudar, destaquei em azul uma condição que não deve ser verdadeira, pois se alguma célula da coluna F não apresentar valor algum a condição será falsa.

Sobre a identificação da linha também não tinha mencionado antes, pois quando coloquei em prática é que verifiquei que isso me ajudaria bastante.

Eu tentei usar aquela sua função com CORRESP, mas não consegui.
Por osvaldomp
Olá, Pegorini.

Experimente o código abaixo no lugar do anterior. Além da questão da coluna F acrescentei um comando para inserir o número da linha na coluna H.
Sub InsereTextoV2()
 Dim LR As Long, b As Range
  Application.ScreenUpdating = False
  LR = Cells(Rows.Count, 3).End(3).Row
  For Each b In Range("C2:C" & LR).SpecialCells(2)
   [D1:G1].AutoFilter 1, b.Offset(, -2).Value
   [D1:G1].AutoFilter 2, b.Offset(, -1).Value
   [D1:G1].AutoFilter 3, (Format(b.Value, "###,000.00"))
   If ActiveSheet.AutoFilter.Range.Columns(4).SpecialCells(xlCellTypeVisible).Count > 1 Then
    Range("G2:G" & LR).Value = "Conciliado": Range("H2:H" & LR).Value = b.Row
   End If
  Next b
 Application.ScreenUpdating = True
End Sub
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord