Página 1 de 1
Valores com Condiçoes
Enviado: 17 Jun 2019 às 20:43
por NiltonASantos
Boa noite.
Preciso de ajuda na planilha em anexo onde, inclusive, coloquei um quadro explicativo de como deveria funcionar.
Tenho duas Guias, "BASE" e "CANCELAMENTO"
Na Guia Base, possuo uma série de Planos com seus valores em respectivos "Tamanhos" (Número de Meses).
Na Guia Cancelamento, são preenchidos alguns dados automaticamente e outros inseridos manualmente. Meu problema está em como conseguir fazer o Excel calcular a célula "Valor Total do Plano", tendo que levar em consideração (da Guia Base) o nome do Plano e seu Tamanho (Número de meses).
Lembrando que os dados da Guia Base podem vir a crescer tanto na quantidade de planos quanto na quantidade de meses.
Ressalto que o formato da planilha da Guia Cancelamento ainda não está totalmente definido, podendo ser alterado à vontade, caso seja necessário para a elaboração da mesma.
No ensejo, solicito também que seja verificada a Validação de Dados da Célula “Planos”, que está trazendo o título PLANOS, e não tão somente os planos propriamente ditos.
No aguardo, agradeço antecipadamente.
Abs.
Nilton
Re: Valores com Condiçoes
Enviado: 17 Jun 2019 às 22:35
por Estevaoba
Código: Selecionar todosA12=SEERRO(ÍNDICE(Base!B2:G99;CORRESP(Cancelamento!B9;Base!A2:A99;0);CORRESP(Cancelamento!L7;Base!B1:G1;0));"")
No campo Fonte da validação de dados em B9:
=Base!$A$2:$A$99
Código: Selecionar todosC5=DATA(ANO(A5);MÊS(A5)+VALOR(ESQUERDA(L7;LOCALIZAR(" ";L7)-1));DIA(A5))
Good luck!
Valores com Condiçoes
Enviado: 18 Jun 2019 às 10:40
por NiltonASantos
Bom dia, ESTEVAOBA.
Primeiramente, quero lhe agradecer pelas dicas. Funcionou perfeitamente. Apenas um detalhe, não tão essencial, mas prático, se possível.
Quando houver necessidade de acrescentar Planos na Guia Planos, ou aumentar o número de meses, terei que alterar as validações de dados da Guia Cancelamento. Há como automatizar este processo? Ou seja, sempre que eu acrescentar dados na Guia Planos as validações correspondentes na Guia Cancelamento atualizarem automaticamente?
Abs
Nilton
Valores com Condiçoes
Enviado: 18 Jun 2019 às 10:49
por NiltonASantos
Perdão por abrir mais um post, mas não encontrei um botão para editar meu post...
Um outro detalhe que acabei esquecendo de perguntar: Na lista de Planos, na Guia Cancelamento, como posso fazer para digitar a primeira letra e o excel retornar na lista apenas os itens com aquela inicial?
Re: Valores com Condiçoes
Enviado: 18 Jun 2019 às 16:57
por Estevaoba
Na aba Base, criei uma coluna auxiliar a partir de N2 com esta fórmula matricial (Ctrl+Shift+Enter):
Código: Selecionar todosN2=SEERRO(ÍNDICE($A$2:$A$500;MENOR((LIN($A$2:$A$500)-1)*SE(ÉERROS(LOCALIZAR(Cancelamento!$B$9;$A$2:$A$500;1));CONT.VALORES($A$2:$A$500)+1;1);LIN(Z1)));0)
Copie até N101.
Para exibir os itens corretamente, elimine as linhas intermediárias em branco na coluna A.
Altere a fórmula do intervalo nomeado PLANO para:
Código: Selecionar todos=DESLOC(Base!$N$2;0;0;CONT.VALORES(Base!$N$2:$N$101)-CONT.SE(Base!$N$2:$N$101;0))
Use esse intervalo nomeado PLANO para a validação de dados.
Com isso, a validação de dados exibirá só os itens contendo as primeiras letras digitadas.
Não serão exibidos só os itens iniciando com as letras, mas os itens que contiverem as letras digitadas, portanto, para melhor performance, digite duas ou três letras para facilitar a busca e reduzir os itens exibidos.
E não será necessário alterar quando você acrescentar planos na coluna A. Fiz a fórmula para 500 linhas.
Ab.
Valores com Condiçoes
Enviado: 25 Jun 2019 às 21:19
por NiltonASantos
Primeiramente, quero pedir sinceras desculpas pela demora na resposta. A planilha funcionou perfeitamente. Agora, após algumas modificações e implementações, me deparo com mais algumas questões, para as quais peço ajuda. Vou descrever aqui o que está acontecendo:
1) Na Guia Base, as colunas M e N referem-se, respectivamente, à usuários e respectivas senhas. Gostaria de poder fazer com que, para abrir tal arquivo, o usuário tivesse que logar, utilizando estas informações. Confesso que tentei uns 6 métodos que encontrei na internet, mas nenhum funcionou. Ainda sobre isso, assim que o usuário logasse, seu nome de login seria inserido automaticamente na célula I6 da Guia Cancelamento, fazendo com que seu nome completo fosse preenchido na célula A31. Esta última parte já está funcionando.
2) Um outro detalhe, e este me parece bem estranho, é que, quando eu seleciono a opção "Cartão" na célula I10 na Guia Cancelamento, há um preenchimento automático no intervalo A36:I39, com base em valores e textos extraídos das Guias Cancelamentos e Base. Até aí, tudo bem. O que eu não entendo é que, ao trazer os valores, em casos de valores decimais, o excel está trazendo número estranhos. Por exemplo, se o resultado for R$ 125,20, ele trás algo como R$ 125,1999999999. O que eu posso fazer para concertar isso?
3) É possível eu ocultar todas as linhas após a "24", mas fazendo com que o Excel imprima seu conteúdo? Eu testei ocultando estas linhas, mas o Excel não as imprimiu. O ideal, seria se o usuário visualizasse, apenas o intervalo até a linha 23.
Estou colocando enviando novamente a planilha, desta vez com ela quase pronta.
Mais uma vez, agradeço antecipadamente a atenção.
Abs
NIlton
Valores com Condiçoes
Enviado: 27 Jun 2019 às 21:49
por Estevaoba
Nos itens 1 e 3, infelizmente não tenho como ajudar.
Para o item 2, tente usar esta fórmula em H16:
=SE(A13="";"";ARREDONDAR.PARA.CIMA(A13-C13-E16;2))
Ab.