Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Estava quebrando a cabeça nas funções de data, para ver se consigo alguma que ajude a calcular mêsversário(como se uma pessoa fizesse aniversário a cada mês). Já tentei de toda maneira, mas só conheço a função AGORA() e as de DATA...

um exemplo do que estou dizendo seria:

Joao tem 20 anos hoje em 25/04/2019

daqui um mes

João teria 21 anos em 25/05/2019...

Seria possível isso? se sim, como faria?

Se alguem já tentou algo do tipo, se puder me ajudar, ficarei grato
Estou desenvolvendo uma planilha para um game de jogadores de futebol, que ganham uma idade a cada mês que passa....

Obrigado. :D
Confere se é desta forma que desejas

Se minha resposta foi útil, clique em obrigado é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
A1 = 25/04/2019
B1 = 20

em C1 ~~~> = DATADIF(A1;HOJE();"M")+B1
Olá

Entendi que você tem a data de início, que representa idade zero, e quer que ele ganhe 1 ano de vida a cada mês real que passa.

Teste as soluções anexas.

Apresentei duas formas. A primeira mais precisa, onde o personagem faz aniversário no mesmo dia em que nasceu (data inicial). A outra é bem mais simples pra calcular, mas pode acontecer de, em determinados meses, o aniversário acontecer só no dia seguinte ao nascimento.

Jimmy
Jimmy escreveu:Olá

Entendi que você tem a data de início, que representa idade zero, e quer que ele ganhe 1 ano de vida a cada mês real que passa.

Teste as soluções anexas.

Apresentei duas formas. A primeira mais precisa, onde o personagem faz aniversário no mesmo dia em que nasceu (data inicial). A outra é bem mais simples pra calcular, mas pode acontecer de, em determinados meses, o aniversário acontecer só no dia seguinte ao nascimento.

Jimmy
Então Jimmy, é basicamente isso só que a data que eu dou como input já tem uma certa idade por exemplo
Fulano faz aniversario dia 22/05/2019 só que ele ja tem 21 anos em 22/04/2019... então em 22/05 ele faria 22
essa planilha parece a certa, mas precisaria alem da data inicial, a idade inicial... que seria 0.
Poderia me orientar aonde está?
Deciog escreveu:Confere se é desta forma que desejas

Se minha resposta foi útil, clique em obrigado é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio
Olá Décio, então... esses dois modelos me mostram em lista apenas os meses em que a pessoa faz aniversario, ele faz como se fosse um filtro baseado no mês, o que eu quero fazer é setar uma data especifica como inicial exemplo:
Fulano - 22/04/2019 (essa seria a data de nascimento)
Porém eu quero que nessa data ele ja tenha 21 anos e que quando for 22/05/2019 essa data some automaticamente na celula da idade.
wellsales escreveu: testei assim e deu como ano 1900, na saída...
É porque a célula em que você colocou a fórmula está formatada como Data, formate como Geral.

Para o lay out da planilha que você postou, cole uma cópia da fórmula abaixo em qualquer célula vazia e arraste para baixo.
Código: Selecionar todos
=DATADIF(I14;HOJE();"M")+K14
wellsales escreveu:Então Jimmy, é basicamente isso só que a data que eu dou como input já tem uma certa idade por exemplo
Fulano faz aniversario dia 22/05/2019 só que ele ja tem 21 anos em 22/04/2019... então em 22/05 ele faria 22
essa planilha parece a certa, mas precisaria alem da data inicial, a idade inicial... que seria 0.
Entendi... pensei que você guardava a data de criação (nascimento) e com base na data atual, calculava a idade.
Entendo agora que você guarda uma data, que não necessariamente é a do nascimento, e guarda também a idade que tinha naquela data, e com base na data de hoje é necessário calcular os "anos" decorridos entre as duas datas, e somar à idade na primeira data. É isso?

Alterei a planilha colocando a idade na data base. Veja se atende.

Novamente resalto que apresento duas alternativas: uma com fórmula mais complexa porém mais precisa (aniversãrio somente no dia correto; e outra com fórmula mais simples, mas com possibilidade de fazer aneversário 1 dia após o dia correto.

Jimmy
Jimmy escreveu:
wellsales escreveu:Então Jimmy, é basicamente isso só que a data que eu dou como input já tem uma certa idade por exemplo
Entendi... pensei que você guardava a data de criação (nascimento) e com base na data atual, calculava a idade.
Entendo agora que você guarda uma data, que não necessariamente é a do nascimento, e guarda também a idade que tinha naquela data, e com base na data de hoje é necessário calcular os "anos" decorridos entre as duas datas, e somar à idade na primeira data. É isso?

Alterei a planilha colocando a idade na data base. Veja se atende.

Novamente resalto que apresento duas alternativas: uma com fórmula mais complexa porém mais precisa (aniversãrio somente no dia correto; e outra com fórmula mais simples, mas com possibilidade de fazer aneversário 1 dia após o dia correto.

Jimmy
Sim, é isso mesmo a cada virada de mês acresce +1 na idade da pessoa....
mas o que eu n entendi é essa parte aqui

ta mudando o dia... e a idade muda também...
sendo que é pra mudar a idade somente quando mudar o mês
24/05/2019 5
25/05/2019 6
26/05/2019 6
não entendi esse pensamento.
Boa tarde,

aproveitando a fórmula do Jimmy, fiz um exemplo, confere se é desse jeito.

Att
Kledison escreveu:Boa tarde,

aproveitando a fórmula do Jimmy, fiz um exemplo, confere se é desse jeito.

Att
Olá, é isso mesmo...
Só que seria algo como se fosse a função Hoje(), que utiliza a data REAL do sistema pra se basear
por exemplo:
da maneira que você colocou ali a data 25/03/2019 setada com 5 anos inicialmente, nos meses proximos, sincronizados com o sistema ela atualize automaticamente... é possivel fazer isso?
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord