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Salvar em PDF, criar backup e excluir os dados inseridos

Enviado: 29 Mar 2019 às 18:44
por mineiro99
Olá

Preciso executar as seguintes a ações em uma planilha (anexa).
1) Ao finalizar o preenchimento das informações (células amarelas), preciso salvar o arquivo em PDF (céluas a1:f21);
2) Após "Salvar em PDF", preciso "Criar cópia", ou seja, salvar uma cópia do arquivo XLSX com os dados inseridos pois
a seguir, preciso "Limpar planilha", ou seja, excluir todas as informações que foram inseridas (células amarelas)
Assim é possível garantir ao inserir novos dados, não exista a possibilidade de usar dados utilizados anteriormente.

Grato pela ajuda.

Re: Salvar em PDF, criar backup e excluir os dados inseridos

Enviado: 30 Mar 2019 às 07:22
por Jimmy
Olá Mineiro,

Segue anexo uma proposta um pouco diferente do que você pediu. Desculpe interferir na sua solicitação, mas é porque não entendi bem as finalidades do processo. Imaginei que o usuário irá abrir uma planilha em branco (matriz), lançar valores, gerar um PDF, salvar com outro nome (para não estragar a planilha matriz), e sair.

a) a planilha Matriz pode ser protegida contra gravações, impedindo que seja salva com dados, e obrigando a salvar com outro nome.

b) ao terminar de lanças valores, o operador clica no botão PDF, que gera o PDF e já salva com outro nome, tudo num botão só. Não vi motivo pra serem separado, mas vi motivos pra serem juntos. Se forem separados será possível que o operador lance mais algum valor após ter gerado o PDF e antes de salvar. Assim, o PDF e a planilha salva terão conteúdos diferentes, embora devessem refletir a mesma situação, o que pode gerar confusão administrativa.

c) para salvar ou gerar PDF, tem que haver um critério para o nome. Como você não passou, inventei um apenas como exemplo, mas pode ser mudado. Na célula C1 lancei um suposto número de O.S., e ele comporá os nomes do arquivo e PDF.

d) não vi necessidade de limpar os campos uma vez que a matriz está preservada, e há o desejo de salvar aqueles lançamentos.

e) inibi o aviso de sobrescrever o arquivo na hora de salvar (porque eu acho chato!) mas podemos pedir confirmação a cada salvamento.

Avalie tudo isso e dê retorno.

Jimmy San Juan

Salvar em PDF, criar backup e excluir os dados inseridos

Enviado: 30 Mar 2019 às 10:39
por mineiro99
Olá Jimmy

Suas sugestões são muito boas. A planilha ficou bem melhor.
Ao testá-la observei que a opção "Salvar em PDF" está criando um arquivo PDF em branco, sem as informações digitadas na planilha.
Sugestão de melhoria: é possível salvar a planilha (backup) sem os botões da macro? Acho que fica mais "limpa" já que eles não terão funcionalidade nela.

Grato pela ajuda.

Re: Salvar em PDF, criar backup e excluir os dados inseridos

Enviado: 30 Mar 2019 às 11:48
por Jimmy
Já corrigi o erro do PDF em branco.

É possível apagar o botão, mas não sei se é correto dizer que ele não terá utilidade. Imagine que o operador digita tudo, clica no botão (gera PDF e salva), e ai percebe que faltou algo. Digite e clica no botão novamente. O PDF e a planilha são atualizados. Ou ainda, a lista de valores é longa, o operador digira alguns e já quer garantir o trabalho salvando. Clica no botão e continua a digitação... Se quiser mesmo sem o botão, avise que é fácil apagar antes de salvar.

Não esquece de colocar a matriz em SOMENTE LEITURA, porque embora o botão salve com outro nome, o comando normal de salvamento do Excel (ícone do disquetinho) salva na matriz mesmo.

Se puder, dê um like nas mensagens que te ajudaram (ícone da mãozinha).

Jimmy San Juan