Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por SandroLima
Boa noite, pessoal

Estava usando a planilha em anexo normalmente nos meses anteriores até que percebi um erro ao inserir o 1º lançamento de um item no Mês de Março.

Reparem que ao selecionar o Mês de Março e Ano 2019 na aba "RELATÓRIO MENSAL", as fórmulas retornam o item água porém com data e valor incorretos.

O que tem de errado na fórmula? Não percebi o erro nos 2 meses anteriores.

Poderiam me ajudar a corrigir e apontar o erro para que eu verifique?

Segue planilha anexa.

Muito obrigado a quem puder colaborar.

Em tempo:
Fiz mais uns testes aqui agora e ao que parece o resultado esperado só aparece se houver mais de um item para o período (Mês e Ano) selecionado... o que nem sempre vai acontecer. Como posso corrigir a fórmula?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Sandro,

Veja se o que fiz lhe ajuda, caso queira agradecer, clique na mãozinha.

Abs
Bom dia, Felipe.... bom dia demais usuários e colaboradores do fórum.

Felipe... confesso que não entendi muito o que você fez.

Vou explicar melhor o funcionamento da planilha anexa.

A aba "CONDOMÍNIO" funciona como o banco de dados e a aba "RELATÓRIO MENSAL" seria como um filtro.

Ao selecionar Mês e Ano na aba "RELATÓRIO MENSAL" ela deve retornar as informações correspondentes de cada tabela ("Despesas Recorrentes" e "Despesas não-recorrentes).

Venho usando ela há pouco tempo e para mim aparentemente estava funcionando muito bem.

O que eu notei de estranho agora:

Repare que para os meses de Janeiro e Fevereiro de 2019, aparentemente são retornados as informações corretamente na aba "RELATÓRIO MENSAL", porém agora no mês de Março o item "Água" (que se trata de uma despesa recorrente), retornou na tabela "Despesas recorrentes" (e até aqui tudo certo) porém com a data e valor errados.

Não sei se estou equivocado... mas aparentemente o erro ocorre pq ele é o único item adicionado como despesa recorrente de março... ao que parece ao adicionar um segundo ou terceiro item o resultado esperado volta a ocorrer, corrigindo inclusive a data e o valor do item "Água".

Para efeito de teste adicionem um ou dois itens quaisquer como "Despesa recorrente" no período Março/2019 no banco de dados da aba "CONDOMÍNIO" ou simplesmente altere algum já existente para "Despesa recorrente" e Março/2019.

Segue planilha anexa.
Amigo,

Veja se agora lhe ajuda o que eu fiz,

Eu pintei em amarelo onde fiz as fórmulas.

Abs
Felipe... valeu demais amigo.

Acredito que eliminou o problema... Vou implementá-la nas demais colunas e tabelas e fazer os testes.

Qualquer resultado fora do esperado eu informo.

Muito obrigado por enquanto.
Opa, Felipe.

Testando aqui as alterações vi que quando o responsável pelo pagamento é modificado no banco de dados (aba "CONDOMINIO") ele não altera na aba de filtro (aba "RELATORIO MENSAL").

Por exemplo ao alterar o responsável pelo pagamento de "sala 6" para "sala 2" nada acontece na aba "RELATÓRIO MENSAL".
Sandro,

Testa novamente por favor.

Abs
Boaaa, Felipe.

Muito obrigado mais uma vez... estamos quase lá.

Faltou apenas o critério de "Pago" na fórmula.

A tabela tem a formatação condicional em que se a linha das colunas de valor na tabela "TB_ItensRecorrentes" da aba "RELATORIO MENSAL" estiver vazia ela retorna verdadeiro (linha amarela).

A fórmula precisa apresentar esse condição... se o item (no banco de dados) não apresentar o status "Pago" a fórmula deve retornar vazio ("").
Veja agora
Boa noite, Felipe.

Obrigado pela grande ajuda nessa tarefa.

O que eu gostaria é que apenas as colunas com valores ficassem em branco caso não houvesse o status "Pago" para o item... mas o item deveria aparecer na coluna de itens da aba RELATÓRIO MENSAL.

Mantive a fórmula anterior para a coluna de itens e seguindo o raciocínio das suas fórmulas para as colunas de valores acrescentei as seguintes condições tendo como exemplo a coluna da Sala 1:

TB_Condominio[Status Pgto]="Pago"

Veja:
Código: Selecionar todos
=SEERRO(ÍNDICE(TB_Condominio[Valor];AGREGAR(15;6;(LIN(TB_Condominio[Valor])-LIN(TB_Condominio[[#Cabeçalhos];[Valor]])/(TB_Condominio[Mês]&TB_Condominio[Ano]&TB_Condominio[Grupos Despesa / Receita[&TB_Condominio[Status Pgto]&TB_Condominio[Responsável Pgto]&TB_Condominio[Item]&TB_Condominio[Data]=MesReferencia_RelMensal&AnoReferencia_RelMensal&TB_ItensRecorrentes[[#Cabeçalhos];[Despesas recorrentes]]&"Pago"&D$6&[@[Despesas recorrentes]]&[@Data]));1));"")
Acredito que tenha dado certo. Se eu estiver errado me corrija.

Mais uma vez obrigado.
Sandro, parece estar ok a fórmula, vai testando e qualquer coisa, a gente tenta ajustar.

abs
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord