Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por PedroReis
Boa tarde,
Precisava de uma pequena ajuda. Tenho uma folha de excel (com macros) para realizar torneios desde fase de grupos até às eliminatórias - oitavos, quartos, meias e final.
Como posso eu fazer uma regra que não permita que os clubes do mesmo grupo não se encontrem na fase seguinte de grupos? (Oitavos ou quartos, etc.)
Dou um exemplo: Suponhamos que a melhor equipa (ou seja o 1º) de 4 grupos de 3 equipas (onde passam 2 equipas para a próxima fase) é do grupo A e que o pior dos 8 melhores (ou seja, o 8º) é também do grupo A.
A próxima fase será os quartos de final. Os jogos a disputar serão: 1º com o 8º: 2º com o 7º; 3º com o 6º e o 4º com o 5º. No entanto, não quero que, nesta fase, as equipas que eram mesmo grupo se defrontem. Como posso fazer isso? Pode ser com Macros, etc... Obrigado!
Por Jimmy
Olá Pedro,

Se será feito em VBA ou fórmula é uma etapa posterior. O que você precisa agora é definir uma regra para atender seu objetivo. Se ela funcionar no papel, passamos pro Excel.

O que eu vejo é que para atender a demanda de não haver 2 clubes do mesmo grupo, jogando na fase seguintes, vai ter que abrir mão da regra que diz que jogarão: 1º com 8º / 2º com 7º / 3º com 6º / 4º com 5º. Atender às duas demandas não vejo possibilidade. Você mesmo citou um exemplo do 1º e 8º serem do mesmo grupo. Se põe 1º pra jogar com 8º, atende uma regra mas não a outra. Se separa 1º e 8º, não atende uma regra mas atende a segunda. O cobertor tá curto; ou cobre o pé, ou o pescoço.
Por PedroReis
Olá Jimmy,
Estava neste momento a tentar chegar a um consenso. Ou seja, terei, claro, que abrir mão de uma das regras. Mas como eu poderei criar uma regra que me dará a melhor combinação possível…
Suponhamos que a classificação será a seguinte: 1º A; 2º B; 3º C; 4º D; 5º D; 6º C; 7º B e 8º A.
O que me parece é que a melhor chave seria trocar o 5º com o 6º e o 7º com o 8º. Ficaríamos com uma chave possível. No entanto, o que eu preciso será de um processo que permita no imediato fazer esta troca caso isto aconteça.
Uma hipótese é escrever todas as chaves possíveis e ir por aí…. mas são muitas chaves. 24 chaves possíveis para cada combinação… ou seja 576 possibilidades. Destas, só 9 são possíveis para cada combinação. o que passa para 216 possibilidades de escolha. E isto só com 8 equipas… Será que o melhor é escolher de imediato qual a combinação melhor para cada chave? e partir daí para os processos automáticos?
Se alguém tiver uma ideia melhor… era tão bom…
Um abraço!
Por Jimmy
Pedro,

A regra deve ser muito clara, para evitar contestações.

A combinação de 1 e 8 / 2 e 7 / 3 e 6 / 4 e 5 é interessante porque é uma forma de premiar o primeiro colocado ao jogar com o mais fraco dos times, idem para o segundo, etc. Por isso é interessante tentar atender isso, e se houver 2 times do mesmo grupo jogando (esse é o problema), tentar alterar o mínimo essa configuração.

Uma ideia é, em caso de problema, tentar trocar 2 times de lugar até que o problema desapareça, iniciando por 1 e 2, depois 1 e 3 / 1 e 4 ... 1 e 8 / 2 e 3 / 2 e 4 ... 2 e 8 / 3 e 4 ..etc.

Caso isso não seja suficiente, pode-se trocar 3 times de lugar (o primeiro vai para o lugar do segundo, que vai para o lugar do terceiro, que assume o lugar do primeiro):
1 e 2 e 3 / 1 e 2 e 4 / ... 1 e 2 e 9 / 1 e 3 e 4 /...

Caso isso não seja suficiente, pode-se trocar 4 times de lugar:
1 e 2 e 3 e 4 / 1 e 2 e 3 e 5 / 1 e 2 e 3 e 6 ... 1 e 2 e 3 e 8 / 1 e 2 e 4 e 5 ... 1 e 2 e 4 e 8 ... 1 e 2 e 7 e 8 / 1 e 3 e 4 e 5 ... até chegar em 5 e 6 e 7 e 8.

Se ainda assim não resolver o problema, passamos para 5 times... e depois 6, 7 e 8 times.

Há varias formas de trocar,digamos, 4 times de lugar, mas temos que adotar uma.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord