Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por rohden1969
Prezados Colegas, Boa Tarde!

Estou com um problema em uma planilha onde ao lançar os dados na coluna B6:B12 e B15:B17, estes lançamentos automaticamente são lançados no intervalo C6:C12 e C15:C17 via macro. Até aí sem problemas. O que está errado é que ao passar todos estes para um ticket final (intervalo I6:I17) o qual é impresso no fechamento, os lançamentos não estão "batendo" a descrição e o valor correspondente.

Alguém aí pode me dar um auxílio? Acredito que deva ser um problema de fácil resolução mas eu não consigo "enxergar" a solução.

Grato,
Sandro.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Jimmy
Olá Sandro,

Na fórmuma da célula J2, altere o intervalo $A$6:$A$20 (ele aparece 3 vezes) por $C$6:$C$20. Não tecle ENTER após a alteração pois é uma fórmula matricial. Segure SHIFT+CTRL e só então tecla ENTER. Uma vez acertada, copie-a para baixo.

Me permite dar palpites na macro do evento CHANGE.

Sua Macro:
Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
If Intersect(Target, [B6:B12,B15:B17,R4:R14]) Is Nothing Then Exit Sub
On Error Resume Next
Target.Offset(, 1).Value = Target.Offset(, 1).Value + Target.Value
Application.EnableEvents = False
Target.Value = ""
Application.EnableEvents = True
End Sub

Minha versão:
If Not Intersect(Target, [B6:B12,B15:B17,R4:R14]) Is Nothing Then
On Error Resume Next
For Each Cel In Intersect(Target, [B6:B12,B15:B17,R4:R14])
Cel.Offset(, 1).Value = Cel.Offset(, 1).Value + Cel.Value
Even = Application.EnableEvents
Application.EnableEvents = False
Cel.Value = ""
Application.EnableEvents = Even
Next
End If
End Sub

Quatro comentários principais
1) Pense que amanhã pode haver uma outra necessidade de evento CHANGE, para uma outra finalidade que não tem nada a ver com esta. Se você, neste evento, a encerrar com EXIT SUB, nada dalí pra frente rodará. Seria bom se habituar a fazer com que a rotina seja executada dentro de um IF, se for o caso. Se não for, o IF não executa a rotina, mas também não a encerra, podendo haver outros diversos ifs abaixo, responsáveis por outras demandas.

2) tenha em mente que TARGET é um RANGE que geralmente tem uma só célula, mas pode ter mais. Imagine que o usuário digite o valor 3 na célula F3. COmo não pertence à faixa de atuação da SUB, nada ocorre. Ai ele tecla CTRL-C (copiar), seleciona B8:B12 e CTRL-V (colar). TARGET será um RANGE que contém 5 células. Logo, você deve processar EACH CEL IN TARGET.

3) Você não deve reativar os eventos após executar essa SUB ( Application.EnableEvents = True), e nem deve deixá-los desativados. Você deve deixá-los coom estavam. Lembre-se que essa macro pode ser parte de um sistema muito maior, com diversas macros, etc. O melhor é sempre se habituar a armazenar o status dos eventos, depois desativá-los, fazer o que for necessário, e por último deixá-los como foram encontrados. Isso é feito assim:
Even = Application.EnableEvents 'Guarda o status atual
Application.EnableEvents = False 'Desabilita
Target.Value = "" 'Faz o que precisa ser feito
Application.EnableEvents = Even 'Deixa como estava
[/color]

4) Para um SUB que roda tão pouco, algumas centenas de vezes por dia, eu nem desligaria os eventos. Deixaria rodar. Isso gasta processamento, mas é tão pouco que não vale a pena desligar. Em vez de desligar, eu evitaria o loop infinito quando você apaga a célula (cel.Value = "") com mais um IF, só fazendo algo se houver valor maior que zero em CEL. Assim, quando apaga CEL, o evento CHANGE é iniciado, mas não faz nada! Morre logo.
Qual a vantagem disso? Macros sempre poder dar pau, abortar, ou até serem canceladas pelo usuário. Se você desativa os eventos e a macro, por azar, é interrompida antes de reativá-lo, o usuário ficará sem eventos. Geralmente, por não saber outra forma de fazer, e após perceber que há algo errado, ele sairá da planilha e a abrirá novamente.
Eu eliminei a intervenção da macro nos eventos, e ficou assim:
Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
If Not Intersect(Target, [B6:B12,B15:B17,R4:R14]) Is Nothing Then
On Error Resume Next
For Each cel In Intersect(Target, [B6:B12,B15:B17,R4:R14])
If cel.Value > 0 Then
cel.Offset(, 1).Value = cel.Offset(, 1).Value + cel.Value
cel.Value = ""
End If
Next
End If
End Sub

Jimmy San Juan
Por Jimmy
Sandro,

Achei que as observações que fiz a respeito da sua macro CHANGE, poderiam servir para outros usuários.
Por isso, criei um post no grupo de DICAS, comentando o caso.

http://gurudoexcel.com/forum/viewtopic. ... 015#p40015

Tem algo lá, a respeito do ON ERROR RESUME NEXT / ON ERROR GOTO 0 que não coloquei aqui pra você pois só me ocorreu mais tarde.
Dá uma olhada lá, ok?

Até

Jimmy San Juan
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord