Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Bom dia

Pedindo de novo ajuda.

Tenho uma base de dados, aba "DPL" do exemplo que anexo, que contem para determinado centro de custo (DPL!D), a data de Inicio de cada tarefa (DPL!A) e a data final da tarefa que é no fundo igual a DPL!A+DPL!H+DPL!E+DPL!F

O que preciso de saber, aba BD_COs: Quantas tarefas tenho para o Centro de Custo RR-CON no mês JAN/2018, FEV/2018.....DEZ/2019 e o mesmo para cada um dos outros centros de custo.

De notar que, por exemplo, se uma determinada tarefa do centro de custo RR-CON começa a 10-1-2018 e termina a 25-3-2018 então para o RR-CON vou ter em JAN/2018 = 1 Tarefa - FEV/2018 = 1 Tarefa - MAR/2018 = 1 Tarefa;

Restrições ao problema que coloco : Não posso mexer no formato dos dados que apresento ou seja não posso mexer nem acrescentar nada (nomeadamente colunas) na aba DPL; Na aba BD_COs os resultados têm que ser apresentados conforme estão podendo ser acrescentadas Linhas/colunas auxiliares

Obrigado
JCabral
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Qual das colunas de data tem que ser considerada? Eu filtrei o RR-CON e não achei a data 10/01/18 como mencionou no exemplo?
Obrigado Felipe

O exemplo que dei foi completamente aleatório apenas para exemplificar e não obedece a nenhum caso concreto da planilha que anexei. mas por exemplo para o caso da tarefa que começa em 16/10/2017 e termina em 18/03/2018, do RR-CON teríamos a mesma situação ou seja vou ter em JAN/2018 = 1 Tarefa - FEV/2018 = 1 Tarefa - MAR/2018 = 1 Tarefa;

A data de Inicio de cada tarefa será (DPL!A) e a data final da tarefa que é igual a DPL!A+DPL!H+DPL!E+DPL!F

Espero ter esclarecido
Cabral, ainda não entendi muito bem ,coloca no arquivo o resultado esperado pra te ajudar com a fórmula.

Abs
Felipe se não me enganei é assim para o RR-CON:
RR-CON 6 6 5 4 4 8 8 9 16 18 17 16 9 8 5 5 1 1 1 1 1 1 1 1

É assim cada linha da BD da aba DPL representa uma tarefa, que tem uma data de inicio e uma data de fim que é a soma de colunas da BD conforme referi acima, e cada tarefa pertence a um centro de custo.

O que pretendo saber é para cada centro de custo quantas tarefas tenho em JAN/218, FEV/2018 e por ai em diante.

Jorge Cabral
Editado pela última vez por JCabral em 11 Mai 2018 às 11:04, em um total de 1 vez.
Me desculpa, mas ainda não entendi como vc chega nesses valores, anexa o arquivo com o filtro com este resultado para que eu entenda melhor e possa te ajudar;

Abs
Também olhei para esse tópico, baixei a planilha e não compreendi muito bem qual a intenção real.
Veja se o que fiz te ajuda.
Usei o power queery e o power pivot.
GFranco

Ajudaria se eu percebesse de PowerQuery e de PowerPivot para poder replicar esse exemplo para o meu caso real.
Pode ser em VBA.

Acresce que os valores não estão a dar iguais ao que eu coloquei e não sei porquê, porque não são todos.
Do que eu contei deveria ser : RR-CON 6 6 5 4 4 8 8 9 16 18 17 16 9 8 5 5 1 1 1 1 1 1 1 1

Muito obrigado
Jorge
Bom dia, Jorge.

Assim como os outros colegas, tenho dificuldade para entender como você chega à contagem de 6 RR-CON no mês janeiro/2018, por exemplo.
De qualquer forma, tente esta fórmula em B4 e arraste para preencher a tabela.

=CONT.SES(DPL!$D:$D;$A4;DPL!$A:$A;">="&$B$1;DPL!$A:$A;"<="&FIMMÊS(B$1;0);DPL!$C:$C;">="&B$1)

Em alguns casos o resultado é parecido com o que você colocou, mas no início só encontro 1 evento.
E corrija as datas finais na coluna C com esta fórmula na guia DPL, a partir de C2=SOMA(A2;E2;F2;H2).

Good luck!
Bom dia Estevaoba

No desenho que anexei mais acima mostro como conto 6 tarefas em JAN/2018.
Vou testar a sua formula e tentar adaptar. Não vou poder introduzir colunas em DPL - Os dados que estão em DPL vou busca-los em outra planilha que cresce e diminui todos os dias, assim sempre que abro o ficheiro os dados são atualizados. Todos os outros cálculos são feitos em outras planilhas, DPL é intocável, conforme referi no inicio do post.

Obrigado, vou testar.
Estevaoba

A sua formula não está dando valores corretos, assim por exemplo a partir de MAIO/2019 só tenho uma tarefa e a formula está dando zero.

Refiz a formula e dá valores iguais aos meus vou testar para os outros CC.

A formula é : =CONTAR.SE.S(DPL!$D:$D;$A4;DPL!$A:$A;"<="&FIMMÊS(B$1;0);DPL!$C:$C;">="&B$1), o problema é que não posso refazer o calculo da coluna C conforme você sugeriu

Alguma dica para resolver isso?

Obrigado
JCabral
Editado pela última vez por JCabral em 11 Mai 2018 às 13:29, em um total de 1 vez.
GFranco

Os valores do seu calculo não estão corretos, pelo menos para o RR_CON, ainda não vi os outros.
Refiz a formula do Estevaoba e para o RR_CON dá os valores corretos, tem o problema de utilizar uma coluna da aba DPL com o calculo refeito o que não pode ser, ou seja teria que arranjar maneira de calcular a data final conforme já referi mais acima.

Alguma ajuda nesta solução?

Obrigado
Jorge Cabral
Estevaoba

Fiz conforme a sua sugestão mas dá valores errados, não consigo perceber onde está o meu erro.

Anexo planilha, em sombreado estão os valores corretos.

Obrigado
Jorge Cabral
Boa noite, Jorge.

Na fórmula em B4 faltava travar a coluna AA do último argumento:

=CONT.SES(DPL!$D:$D;$A4;DPL!$A:$A;"<="&FIMMÊS(B$1;0);$AA:$AA;">="&B$1)

Mas estava gerando valores diferentes porque sua coluna auxiliar estava iniciando em AA1, quando o correto seria AA2, conforme as outras colunas.
Faça essas alterações e nos retorne.

Ab.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord