Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
Por cezaro
Posts
#30491
Pessoal, boa tarde.

Preciso de um Help.

Preciso elencar um ranking baseado em critérios específicos, com o uso de fórmulas e não de tabela dinâmica.
Anexei uma planilha de forma a ilustrar exatamente o que preciso.

Gostaria de classificar o Top 10 das maiores variações de preço (coluna N) tanto positivas quanto negativas, baseado nos critérios informados na panilha.

De acordo com esses critérios, gostaria que fosse retornado na posição de 1 a 10, a UF, Município, Preço 1, Preço 2, e a Variação (%), que representam as maiores variações tanto positivas quanto negativas.

Quero elencar quais cidades apresentam as maiores variações de preço e que sejam retornados esses dados.

De certa forma, gostaria ainda que fosse considerado para esse ranking o volume que as cidades representam, portanto, gostaria de ponderar também o volume.

Quais são as cidades (TOP 10) de maior variação e de maior volume?
Essa é a duvida primordial.

Conseguem me ajudar? Desde já, obrigado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por babdallas
#30501
Coloque um exemplo com o resultado esperado de forma manual e explique qua o critério para chegar ao resultado. Não entendi bem como considerar a maior % variação com o maior volume.
Por babdallas
#30502
Se você quer considerar o maior volume e as variações para fazer o ranking, então você precisa dar um peso para critério de classificação (Ex: Maior volume = 60% peso e % Variação = 40% peso) e gerar uma nota que represente estes dois critérios.
Veja o anexo. Fiz por enquanto sem considerar o volume, Aguardo mais explicações.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por FelipeMGarcia
Avatar
#30504
Amigo,

Veja se o que fiz lhe ajuda,

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por cezaro
Posts
#30520
babdallas e Felipe,

Muito obrigado pela ajuda.

babdallas, a sua sugestão não está trazendo os maiores valores na minha planilha que possui mais dados que o exemplo.

Felipe, sua sugestão também é muito boa, quase resolvi com ela, porém, não sei porque um critério não está sendo obedecido, que é a questão do CENTRO: NORTE.

Na minha planilha que tem muuito mais dados, ela não está trazendo resultados exclusivos do CENTRO NORTE, está trazendo resultados de outros centros.

Uma outra dúvida, será que por exemplo cidades que possuem o mesmo resultado de variação, como faço para que elas apareçam somente uma vez? E não se repitam no ranking.
Avatar do usuário
Por FelipeMGarcia
Avatar
#30521
Vc tem que criar um critério de desempate, normalmente eu uso, valor/10^6+lin(a1), ou seja, ele pega o valor/1000000+número da linha
Por cezaro
Posts
#30522
Como assim Felipe?

Como crio esse critério? Tenho que colocá-lo dentro da fórmula?
Consegue fazer um exemplo, por favor.
Avatar do usuário
Por FelipeMGarcia
Avatar
#30524
Cezaro,

Veja este exemplo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord