Página 1 de 1
Planilha e Banco de Dados
Enviado: 17 Nov 2017 às 04:15
por phelipeps
Boa noite! Gente, estou criando uma planilha para usar como auxílio nos meus estudos. Ela é dividida em 5 abas, sendo uma delas a Base de Dados. Estou tentando fazer uma ligação entre 3 planilhas(abas) diferentes que funcionaria da seguinte forma: Na planilha DADOS eu adicionaria as matérias e os assuntos que eu estudarei durante o ano, e essas informações seriam mostradas na planilha CONTEUDO, nesta, eu adicionaria mais algumas informações como a data que estudei, o numero de questões, quanto tempo estudei etc. Essas informações ficariam registradas em ambas, só que nao consigo fazer isso, a forma que consegui foi apenas "espelhar" a DADOS na CONTEUDO sem poder alterar nada. Tendo resolvido isso eu faria o mesmo na planilha REVISAO, que após eu adicionar a data na planilha CONTEUDO as informações dessa mesma linha linha passaria para essa outra planilha chamada REVISAO onde eu apenas marcaria se fiz ou nao fiz a reviSão. Espero que tenha ficado bem explicado e principalmente que com a ajuda de vocês eu consiga terminar essa planilha. OBS: Para "espelhar" a DADOS na CONTEUDOS estou usando uma macro que um colega fez para mim. Segue em anexo para conferirem essa macro.
Re: Planilha e Banco de Dados
Enviado: 17 Nov 2017 às 09:14
por babdallas
Só mexi na planilha Dados para lhe mostrar que pode ser feito tudo na base de dados. Na própria base de dados você pode filtrar usando segmentação de dados, já que foi usado o recurso Tabela, não precisando de macro neste caso. Deixei as demais planilhas para não mexer na estrutura da sua planilha.
Caso tenha o PowerPivot (suplemento do Excel), eu usaria várias Tabelas separadas (disciplinas, conteúdo, assunto, etc) e depois relacionaria estas tabelas no Powerpivot. Isto usa o conceito de banco de dados, evitando a repetição desnecessária de dados, o que deixa a planilha mais pesada.
Re: Planilha e Banco de Dados
Enviado: 17 Nov 2017 às 10:38
por phelipeps
babdallas escreveu:Só mexi na planilha Dados para lhe mostrar que pode ser feito tudo na base de dados. Na própria base de dados você pode filtrar usando segmentação de dados, já que foi usado o recurso Tabela, não precisando de macro neste caso. Deixei as demais planilhas para não mexer na estrutura da sua planilha.
Caso tenha o PowerPivot (suplemento do Excel), eu usaria várias Tabelas separadas (disciplinas, conteúdo, assunto, etc) e depois relacionaria estas tabelas no Powerpivot. Isto usa o conceito de banco de dados, evitando a repetição desnecessária de dados, o que deixa a planilha mais pesada.
Então, nao citei que sou nível básico, muito básico tem menos de uma semana que estou estudando excel... Eu nao queria ter que usar uma tabela filtrada dessa forma , nao acho tão ituitiva, pois fica aparecendo aquela "popup" para selecionar o que quer filtar.

Re: Planilha e Banco de Dados
Enviado: 17 Nov 2017 às 11:18
por babdallas
Veja bem. Usar um recurso com segmentação de dados para filtrar é simples. Basta você inserir os dados na tabela, clicar em atualizar e usar os filtros conforme sua necessidade.
Fazer com fórmulas será mais complexo e, por você ser um usuário básico, terá mais dificuldade de dar manutenção na planilha.
Mesmo com fórmulas, sugiro fazer uma base de dados única e depois usar fórmulas para fazer o relatório, visualizando as informações que você quer.