- 11 Out 2017 às 09:04
Olá, quero fazer uma matriz GUT para uma planilha de prazos de etapas de contratos de obras.
São muitos contratos e cada um deles com dezenas de etapas que tem pendências vencendo.
Ou seja, não há como analisar cada um pra fazer a GUT uma vez por dia, pois a urgência depende do prazo.
Minha idéia. Multiplicar o grau de urgência dado a um problema por um intervalo inversamente proporcional ao prazo restante.
Exemplo:
faltam 60 dias ou mais: valor 0.1
faltam 30 dias: valor 0.5
faltam 15 dias: valor 0.8
faltam 0 dias: valor 1
já passaram 5 dias: valor 1.5
já passaram 30 dias: valor 2
Assim se temos um problema pouco urgente, dou um valor de 1 pra ele. Quando faltam 60 dias, o U dele na GUT é 1 * 0,1. Quando estiver em cima do prazo, o U dele será 1 * 1. Quando tiverem passados 30 dias do prazo, valor do U na GUT será 1*2
Da mesma maneira, um problema muito urgente, quando faltarem 60 dias, sua GUT será x * 4 * 0,1 * y
quando estiver em cima do prazo, será x * 4 * 1 * y
quando tiver passado do prazo, será x * 4 * 2 * y
Bom, novamente, meu problema aqui é fazer esse intervalo inversamente proporcional ao numero de dias
60 dias para vencer = 0.1
0 dias para vencer = 1
-30 dias para vencer = 2
São muitos contratos e cada um deles com dezenas de etapas que tem pendências vencendo.
Ou seja, não há como analisar cada um pra fazer a GUT uma vez por dia, pois a urgência depende do prazo.
Minha idéia. Multiplicar o grau de urgência dado a um problema por um intervalo inversamente proporcional ao prazo restante.
Exemplo:
faltam 60 dias ou mais: valor 0.1
faltam 30 dias: valor 0.5
faltam 15 dias: valor 0.8
faltam 0 dias: valor 1
já passaram 5 dias: valor 1.5
já passaram 30 dias: valor 2
Assim se temos um problema pouco urgente, dou um valor de 1 pra ele. Quando faltam 60 dias, o U dele na GUT é 1 * 0,1. Quando estiver em cima do prazo, o U dele será 1 * 1. Quando tiverem passados 30 dias do prazo, valor do U na GUT será 1*2
Da mesma maneira, um problema muito urgente, quando faltarem 60 dias, sua GUT será x * 4 * 0,1 * y
quando estiver em cima do prazo, será x * 4 * 1 * y
quando tiver passado do prazo, será x * 4 * 2 * y
Bom, novamente, meu problema aqui é fazer esse intervalo inversamente proporcional ao numero de dias
60 dias para vencer = 0.1
0 dias para vencer = 1
-30 dias para vencer = 2