Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por ORIOS
Bom dia pessoal,

A tempos sofro bastante com trabalhos repetitivos para somar alguns itens no Excel.

Imagem

Como na imagem tenho que somar o que está com o pingo vermelho, a soma seria de tudo que está abaixo do item 1.2.3, até o limite do item 1.2.4, onde depois somaria na linha do item 1.2.4 até o limite do item 1.2.5.

O problema é que tenho mais de 5000 itens... Existe uma maneira de automatizar isso?

Obrigado.

Sou novo no fórum, caso não seja o local adequado para este poste é só me avisarem.
Amigo, anexe um modelo da sua planilha que fica mais fácil de ajudar, para anexar, vá em + resposta, adicionar anexo,

Abs
Veja se ajuda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Show Bruno, Parabéns pela solução!!! Ficou Top...

Eu não teria conseguido.

Abs
Por ORIOS
Ajudou mas ainda não resolve, observe que possuo itens lá no final que não possuem os códigos ex.: 1.1.1, 1.1.2, etc.

Acontece a partir dos itens da linha nº 643 em diante. Estes itens também devem ser somados pois gerarão os custos dos sub-itens dos itens 1.1.1, 1.1.2 etc...

Tentei utilizar sua ideia de alguma forma, porém alguns códigos da sua fórmula eu desconheço, mas mesmo assim agradeço.
Sem entender a lógica da soma fica difícil de ajudar por completo. Se puder explicar melhor, tentaremos lhe ajudar se for possível.
Por gfranco
Seria mais fácil de calcular se tivesse uma tabela contendo o código do insumo e o seu respectivo item.
Verdade gfranco. Seria como se fosse um pequeno relatório com os subitens requeridos. Desta forma a solução ficaria bem mais simples.
Por ORIOS
Segue o que deixei em laranjado e veja se consegue entender, caso contrário eu explico melhor.

Inseri os insumos como utilizo aqui (na aba plan2).

Também coloquei o PROCV como uso.
Desculpe, mas não entendi a regra. Acredito que será necessário detalhar mais.
Por ORIOS
Para ficar mais simples, preciso de outra formula diferente para somar da linha 643 até 1795. Desta forma usaria a formula que já fez para os itens anteriores da linha 643, e preciso de outra fórmula para os itens restantes.

Estou enviando outra planilha somente com os itens da linha 643 à 1795 da planilha anterior.

Caso seja possível somar também nesta outra planilha, então estará resolvido.
Por gfranco
Eu realmente acho que seria muito mais funcional construir uma tabela com os insumos e seus respectivos itens...
Por ORIOS
Não sei se entendi.

Mas o que acontece é que aqueles itens "extras sem item" que contém os insumos devem aparecer daquela forma na planilha.

gfranco qual seria a sua ideia com a tabela com os insumos e seus itens? Acho que não entendi.
Por ORIOS
Entendi, infelizmente não dá pois as informações que te passei são exportadas de um software, ou seja, já vem pronta. Caso eu fosse numerar os insumos seria bastante trabalhoso.
Boa tarde.

Usando a coluna E como referência e uma coluna auxiliar (N, pode ocultar), faço a soma na coluna M.

Veja se atende.

Good luck!
Por ORIOS
Desculpe pela demora da resposta, acabei fazendo da forma trabalhosa pois precisava finalizar o serviço, porém da próxima será bem mais fácil devido a ajuda dos senhores.

Muito obrigado gfranco e Estevaoba!

Resolvido!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord