Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
Por LeonardoLeles
Posts
#23972
Boa noite pessoal,

Realmente preciso de uma ajuda, eu tenho uma tabela que vou preenchendo com as possíveis classificações para alguns lançamentos e outra planilha com os lançamentos e gostaria que eles fossem se preenchendo automaticamente, isso dá certo com o vlookup, mas não rola quando há mais de uma possibilidade, porque ele só localiza a primeira... Alguém poderia me auxiliar em como resolver isso? Acredito que o ideal seria ter um dropdown com as demais possibilidades para eu selecionar...

Coloquei uma planilha para ilustrar melhor o meu problema. Obrigado!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por Deciog
Avatar
#23976
LeonardoLeles, Bom Dia.

Não sei se é desta forma que desejas, pois como é dinâmico a consulta.

Se minha resposta foi útil, clique em obrigado

Decio
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por osvaldomp
#23980
Veja se a solução do arquivo anexado te ajuda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por LeonardoLeles
Posts
#24023
Boa tarde, Osvaldo, tudo bem?

A tua macro é ótima! Só tem uma situação em que ocorre um erro, não sei se é possível conrrigir: há alguns casos em que os valores da coluna 2 são iguais e o que muda são os valores da coluna 3 (entre custo e despesa), e aí, independentemente do que eu escolha na coluna 2, ele sempre vai preencher com a primeira opção na coluna 3...

Há algum modo de corrigir isso? Muito obrigado desde já!!!
Por osvaldomp
#24049
Olá, Leonardo.

O arquivo anexado está com o código implementado para tratar a situação que você comentou acima. Veja de melhorou.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por LeonardoLeles
Posts
#24052
Osvaldo, boa noite!

Muitíssimo obrigado, você não faz ideia do quanto me ajudou!

Eu só tenho uma última questão, que se não puder ser atendida, não há problema algum: eu vou transferir os meus dados já lançados para essa planilha, no entanto, se eu copio e colo mais de um lançamento por vez, o código não aplica a validação de dados. É possível que ao colar os lançamentos ele haja da mesma forma do que quando eu digito ou colo um por um?

Muito obrigado, mais uma vez!
Por osvaldomp
#24056
Olá, Leonardo.

Me parece que seria mais fácil você instalar o código na sua planilha que está com os dados do que migrar os dados para a planilha vazia. Assim, o código atuaria a partir de alterações que você fizer na planilha, como incluir/excluir/alterar registros.

Se você quiser testar isso em uma cópia do seu arquivo:
1. no arquivo de exemplo clique com o direito na guia da planilha "Lançamentos" / Exibir código ---> vai se abrir a janela que contém o código
2. selecione todo o código (uma maneira fácil é dar duplo clique na margem esquerda do código) / Copiar
3. no seu arquivo clique com o direito na guia da planilha de interesse / Exibir código / cole o código na janela em branco que irá se abrir
4. Alt+Q para fechar o editor de VBA

Retorne se este caminho não for viável.
Por LeonardoLeles
Posts
#24077
Boa noite, Osvaldo, tudo bem?

Obrigado pelo retorno! Sobre o método de importar é que me encontro em um momento de classificar lançamentos antigos (desde 2011) da empresa que trabalho, que não tinha essa rotina. Entrei há pouco e estou fazendo esse trabalho retroativo, por isso, mesmo tranferindo o código para essa planilha, ainda teria que ir lançamento por lançamento, sendo que já padronizei todos os lançamentos.

Mas se não tiver como, realmente não há problema algum, a macro desenvolvida até aqui já é incrível e vai me poupar muito tempo!
Por osvaldomp
#24078
Ok, vou pensar em algo para processar em bloco.

Dúvida - você pretende copiar blocos de dados das planilhas antigas e colar na nova planilha ("Lançamentos"), que contém o código, somente os itens na coluna 'A', e a planilha "Plano de Contas" permanece a mesma, é isso?
Por LeonardoLeles
Posts
#24080
Sim, a planilha plano de contas permanece a mesma estrutura, apenas vou completar com as demais classificações.

Mas na planilha Lançamentos há várias outras colunas, com datas, parcelas e demais informações complementares...
Por osvaldomp
#24085
LeonardoLeles escreveu: Mas na planilha Lançamentos há várias outras colunas, com datas, parcelas e demais informações complementares...
Isso significa que a estrutura da planilha "Lançamentos" antiga é diferente da estrutura da planilha "Lançamentos" que você mostrou aqui? Agora me perdi :?: :o :?

Ainda, você não respondeu se a colagem seria feita somente na coluna 'A'.
Por LeonardoLeles
Posts
#24141
Oi, Osvaldo,

Sim, é. É que como a planilha é muito grande, não faria sentido lançá-la toda aqui... Mas as colunas ficam agrupadas lado a lado naquela disposição, porém há outras colunas à esquerda e à direita... :|

E sim, a colagem seria feita apenas na coluna A, porque as demais se preencheriam automaticamente. Porém nas demais colunas que não aparecem ali, seriam colados outros dados como datas, valores, parcelas, etc...
Por osvaldomp
#24143
Se entendi corretamente você quer copiar em bloco da planilha antiga e colar na nova, que contém o código, é isso?

Se sim, não se trata apenas de alterar o código para aceitar colagem em bloco. Após a colagem ainda restaria para você o trabalho manual de preencher as células que ficarão vazias, nas quais o código inserir a Validação da Dados.
Ainda, e mais crítico, em consequência de a planilha antiga e a nova terem estruturas diferentes, o código provavelmente ou vai travar ou vai retornar resultados não desejados.

Caso você queira alguma sugestão, disponibilize uma amostra da sua planilha antiga com algumas linhas com dados (por exemplo, com 5 linhas) e uma outra planilha com o resultado desejado (a que temos tratado aqui, pode ser sem o código para não atrapalhar durante a colagem, e as duas planilhas em um só arquivo, please).
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord