Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
  • Avatar do usuário
#2367
Topico anterior : http://gurudoexcel.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=397

Essa Tabela eu consegui criar a macro de Apagar, mas nao consigo de forma alguma criar a macro Salvar !

AlexandreVBA pode me ajudar nessa ?

Uso o Excel 2013

A imagem do Diskete sera o Botao para salvar os dados na Planilha Lancar Comissao. e o botao da imagem ao lado, seria o botao que criei que apaga os itens que foram colocados na planilha Produtos, apagando os itens da coluna F e apagando os itens que nao estao bloqueados da Planilha Resumo ( H10, H20, H22, H24, H26, H28 e H30 ) . Esta macro sei fazer, mas se quiser fazer uma melhor vou rir a toa ! Achei que a sua ficou mais rapida !


Estou novamente criando este topico para que possam me ajudar. O topico anterior foi muito satisfatorio, mas queria se possivel adequase o comando que foi feito na planilha que esta no anexo deste novo topico. A senha para desbloqueio é 123 em todas as planilhas.

AlexandreVBA por favor vc poderia implantar a Macro e me disponibilzar a mesma nesta que envio no anexo ? Gostei muito. Ficou tao bacana, que coube certinho dentro . E nao empurrou as celulas para baixo, se fizesse isso iria baguncar toda a planilha Lancar Comissao. Vi varios videos youtube e todos empurravam a tabela para baixo. Se vc puder alem do que peço nos explicar o passo a passo de como criar esta MACRO, seria ate melhor do que implantar e nos enviar ja pronta. A ideia e fazermos sozinhos e aprendermos com os mestres.

Detalhe: Veja que a Planilha Lançar comissao, na coluna D, conforme aparecer na colona C o dado transportado (o nome fantasia), esta D ja sera preenchida automaticamente. Ou pode-se tambem usar os dados da Coluna RESUMO H14 , no mesmo processo.

As colunas que quero que atualizem na planilha Lançar Comissao sao as colunas B, C, ( D ), E, F, G , I1 ( I1 é onde aparece o MÊS ) somente estas .

Na Tabela Resumo coloquei uma imagem de um diskete onde ira funcionar o botao para salvar os dados na planilha Lancar Comissao

PS : Para as Colunas B, C, ( D ), E, F, G da Planilha Lançar Comissao, ( a que receberá os dados ), usar como referencia os dados da :

Planilha Resumo : V1, H10, ( H14 ), D5, E10, E12.

Desde ja agradeço

Muito Obrigado

Andre Luiz
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por laennder em 21 Ago 2015 às 10:02, em um total de 1 vez. Razão: Correção do título: Proibido uso somente de CAIXA ALTA
#2371
Bom dia!!

Vamos fazer por partes visto que eu não entendi muita coisa.

Abra o arquivo dentro dele tem duas macros, uma para desproteger as guias e usar a macro, a outra (com explicação da rotina em questão)para copiar os dados

O restante veremos mais adiante....

Perguntas: Já que tem um formulário (UserForm), porque não o usa?


Dica:
Evite (se depender de mim, eu não gosto de ajudar em casos com células mescladas), usar células mescladas.
Evite ter dados em formato tabela separadas dentro de guia, onde nesta será usado em formato de BD ou histórico de dados (formato resumo de ter apenas resumo e não histórico junto).

At
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#2373
Bom DIa Alexandre !

Boa mesmo ta na moral !!!

Mas vamos la. Bem essa Tabela que fiz eu a fiz batendo cabeça depois de ver muitos videos no youtube, rsrsrs, nao sou expert em Excel, portanto nao entendii e nem sei localizar algumas perguntas que me fez rsrsr.
Vou dar as respostas abaixo de suas colocacoes ok ?

0- Vamos fazer por partes visto que eu não entendi muita coisa.

1 - Abra o arquivo dentro dele tem duas macros, uma para desproteger as guias e usar a macro,

Nao entendi o que quiz dizer, desproteger as Guias ??

R= Seu arquivo está com as guias protegidas (senha 123), as macros não funcionam com guias protegidas, a não ser que foi implementando tal funcionalidade (foi que eu fiz).

2- a outra (com explicação da rotina em questão)para copiar os dados

tambem nao entendi onde esta a explicacao, mas vi que a imagem do diskete esta funcionando.
R= Os comentários (texto em verde claro) é a minha explicação

3- o restante veremos mais adiante....

Qual restante tem mais algo que pedi, a nao ser o Botao de Limpar que eu disse que estava funcionando, ao lado do botao de imagem, vc o testou ? Testa que vera o que fiz, mas antes escolha um nome fantasia e coloque alguns produtos no carrinho de compras. Ao clicar nele vai apagar tudo que digitou deixando a planilha pronta para uma proxima inserção.
R= Se foi tudo feito conforme vc pediu, então ótimo!

4- Perguntas: Já que tem um formulário (UserForm), porque não o usa?

Nao entendi aqui tambem , explica melhor aqui para seu novo amigo.
R= Em seu arquivo dentro do editor VB (Alt + F11) tem um userfom (formulário).

Dica:

5- Evite (se depender de mim, eu não gosto de ajudar em casos com células mescladas), usar células mescladas.

Eu mesclei as celulas para dar enfase na tabela e poder montar nesta estrutura, pois por exemplo se nao por exemplo na mesma linha teria que usar as mesmas alturas. Exemplo Celula H12 ( H12+H13) e celulas N12 eN13 . Pude fazer o enquadramento de N12 e N13 na mesma direcao de H12 entendeu porque mesclei varias outras celulas ?
R= A mesclagem é por sua conta, desculpe mas eu tenho uma FORTE resistência contra esse recurso.


6- Evite ter dados em formato tabela separadas dentro de guia, onde nesta será usado em formato de BD ou histórico de dados (formato resumo de ter apenas resumo e não histórico junto).


Nao entendi o que quiz dizer acima ??
R= Imagine um banco de dados (histórico), organizados por tabelas.

Como eu disse nao estou familiarizado com muitos termos tecnicos. Quem ve esta tabela pode ate pensar que saco alguma coisa, mas muito pelo contrario.

7- As Celulas a seguir coloquei formulas. Preciso que as Celulas em AZUL contenham as formulas, conforme vc deixou em V1

D5 ( =SOMA(W7:X8)
E10 (=SE(C10="Andre",TABELA!$I$69,TABELA!$I$74)
E12 (=TABELA!$I$70)

8- Vi que vc na Celula H10 deixou tambem em AZUL, nao entendi ?? Veja que a Celula K10 possui uma formula ( =SEERRO(PROCV(PEDIDO!T10,CLIENTES!A6:S500,19,0),"")
R=Se não puder ser assim, vamos ter que alterar pois, eu conseguir inserir a formula na guia RESUMO, para que o resultado fosse o mesmo.

9- Porque deixou a celula V1 em azul chamando a minha atencao como as demais ???
R= Foi mal, eu precisava visualizar as células que eu teria que usar para capturar os dados.
10- Quanto a Planilha LANÇAR COMISSAO ficou da forma exata que eu queria, So queria saber o passo a passo de como fazer pra eu tentar eu mesmo fazer conforme tudo que aprendi fazendo esta Tabela atraves dos videos de excel pelo youtube.
R= Assista as aulas do nosso portal GURu do excel com o mestre de excel laennder
Grato mesmo Alexandre !!
#2374
Acrescentando ao texto acima,

Abri a Macro que faz o Salvar, segue as modificacoes que fiz, porem so nao entendi o intervalo AB2 : AG2 , nao tem nada ali naquelas celulas ???

Com isso nao precisarei nem usar a Macro que tinha feito ao lado da imagem do Diskete, ficou 1000000000


Option Explicit


Sub AleVBA_472()
'Declaração de ariaveis
Dim Ws1 As Worksheet
Dim Ws2 As Worksheet
Dim Ws3 As Worksheet

Dim Dest As Range

Application.ScreenUpdating = 0 'Deixa a macro mais rápida (Desliga a tela de atualização)
Set Ws1 = Sheets("RESUMO") 'Referencia a guia Resumo como Ws1
Set Ws2 = Sheets("LANÇAR COMISSAO") 'Referencia a guia LANÇAR COMISSAO como Ws2
Set Ws3 = Sheets("PRODUTOS")
Set Dest = Ws2.Range("B3").Range("B52").End(xlUp).Offset(1, -1) 'Encontra a ultima linha da guia comissão (definida como Dest)

Ws1.Range("AB2:AG2").Copy 'Copia o intervalo AB2:AG2 da guia Resumo
Dest.PasteSpecial xlPasteValues 'Cola valores na guia Comissão
Application.CutCopyMode = False 'Desativaj o clipboard

Ws1.Range("H10:J11").Value = "" 'Limpa as células
Ws3.Range("F4:F15,F18:F21,F24:F42,F45:F53,F56:F64").Value = ""
Application.ScreenUpdating = 1 'Deixa a macro mais rápida (Liga a tela de atualização)
End Sub
#2378
Bom dia!!
intervalo AB2 : AG2 ,
Eu usei esse intervalo para ordenar como registro (dados separados por coluna com cabeçalho contendo uma linha representando cada cabeçalho).

Após isso eu capturo esse intervalo organizado para colar na guia LANÇAR COMISSAO.

Att
#2380
deu erro aqui,

Testei as modicficacoes acima na Tabela que vc me enviou, ciu tudo certo !

Porem peguei a minha Tabela Original, e como ja tinha la uma Macro criada com nome Salvar ( que estava dando erros ) apaguei tudo dentro desta Macro e colei o os dados acima que vc fez com as modificacoes, dai parecia que tinha dado certo, mas os dados nao foram jogados para a Pasta Lancar Comissao..

Dai agora entendi o AB:AG, entao na minha Tabela Original Lancei os dados em AB2,AC2,AD2,AE2,AF2,AG2 !!

Agora sim Alexandre deu tudo certo

Muito Obrigado amigao !!!

Espero numa proxima duvida contar com seu apoio !

Abracos
#2382
E pra fechar, com chave de ouro, qual comando devo acrescentar na Macro, para que ao salvar tudo e apagar os campos digitados na Planilha Produtos que acresentei, ao fazer outro lancamento e apos entrar na planilha de produtos, esteja em cima da coluna F4 ( Planilha Produtos ).
Porem ao salvar a tela que ficará como padrao será a tela RESUMO ! dali depois que vou pra tela Produtos.

Depois disto fecho este post

Grato

Andre
#2383
Boa tarde!!

Pergunta anterior:
Eu apenas selecionei todas as células (Ctrl + T), cliquei com o botão direito mouse em qualquer coluna verifiquei o que está ou não está oculto.

Para ocultar seleciones as colunas que deseja oculta, cliquei com o botão direito mouse selecione a opções, ocultar.
Pergunta seguinte:

Use o GoTo ou Select ou Activate

Leia:
http://analysistabs.com/excel-vba/activ ... worksheet/
http://www.techrepublic.com/blog/10-thi ... using-vba/
https://msdn.microsoft.com/en-us/librar ... 21348.aspx

Se as dicas lhe serviram, favor clicar na mãozinha!!!
Att
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord