Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Por carlosbueno84
#2264
Olá,

Há algumas semanas estou procurando alguma solução para a seguinte demanda: gostaria de fazer algo que eu chamaria de "espelhamento", se pudesse dar um nome, haha. Eis a ideia.

Eu vou criar uma tabela, com um determinado número de colunas e linhas. Eu formato esta tabela com o cabeçalho que desejo, e talvez até algumas informações fixas nas linhas de uma das colunas. A partir desta tabela, desejo fazer inúmeras "cópias" dela, seja na mesma planilha ou em outras (tudo na mesma pasta de trabalho).

Vamos supor que eu quero criar umas 30 tabelas dessas. Bom, até aí não há desafio nenhum, basta copiar e colar várias vezes onde eu quiser. Contudo, e se eu esqueci, ao criar a primeira tabela, de inserir uma determinada coluna? Se eu tiver apenas feito várias cópias comuns, terei que adicionar manualmente, tabela por tabela, a coluna que faltou. Imagine fazer isso em 30 tabelas! Ou então, e se eu quiser justamente trabalhar com uma tabela que me permita essa flexibilidade?

Aí vem minha demanda. Não existe alguma ferramenta, função ou artifício no excel para eu que crie cópias "espelhadas" de uma tabela, e quando eu faça uma modificação na estrutura fixa desta tabela, ela replique essa alteração para todas as demais tabelas "espelhadas"?

Agradeceria muito se alguém pudesse compartilhar uma solução.

Se eu não me fiz claro na minha explicação, é só dizer qual é a dúvida que tento explicar melhor. :D
Avatar do usuário
Por Sandman
Posts Avatar
#2272
bom dia carlos,

acho que a melhor maneira de fazer isso é o seguinte, faça assim:
- abra a pasta de trabalho onde pretende criar as planilhas;
- crie a quantidade de planilhas desejadas (todas em branco, só crie elas ok);
- segure a tecla control e selecione todas as planilhas desejadas;
- na primeira planilha crie o que vc desejar;
- depois que terminar na primeira planilha, clique em alguma das planilhas para retirar a seleção das mesmas, e vc já verá que todas estão da mesma forma ok ;)
Por carlosbueno84
#2323
Olá Sandman,

Obrigado pela resposta. Gostei bastante dessa dica que você deu. Não sabia que havia essa funcionalidade. Poderá ser bastante útil em alguma aplicação futura. Na verdade, já estou até pensando em um projeto no qual estou trabalhando onde poderei fazer alguns testes. :)

Infelizmente, ela não resolve a minha demanda. Se tiver mais alguma ideia, fique a vontade para sugerir mais. :D

Novamente, obrigado pela atenção.
Avatar do usuário
Por alexandrevba
Avatar
#2325
Bom dia!!

Grave uma Macro!!

Att
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord