Página 1 de 1

Utilizar orçamento da melhor maneira possivel

Enviado: 12 Ago 2015 às 08:31
por Pernilongo
bom dia pessoal, trabalho em uma empresa onde temos um orçamento e em cima do valor do orçamento temos que comprar os produtos, porém na maioria das vezes(todas as vezes) :roll:
o dinheiro não é o suficiente, e então a gente tem que sair verificando na planilha o que podemos comprar sem estourar o orçamento, na verdade temos que maximizar as compras sem estourar o orçamento de preferencia, resumindo temos que comprar o maximo de produtos gastando no máximo o valor do orçamento....gostaria de saber se existe alguma forma de fazer o excel verificar isso pra mim, tipo algo que mostre na planilha quais produtos devem ser comprados ou quais não devem ser comprados, alguma forma de destacá-los entendem? espero ter sido claro....kkk
de qq forma segue a planilha em anexo para que vcs possam tentar me ajudar...

vlew pessoal!

Utilizar orçamento da melhor maneira possivel

Enviado: 12 Ago 2015 às 09:05
por EduardoCordeiro
Bom dia Pernilongo,

Pelo que pude perceber você tem duas opções: ou comprar a máxima quantidade de produtos ou gastar o máximo possível de $$$ do seu orçamento.
Então, fiz o seguinte:

1) Criei uma coluna que acumula valores;
2) Criei outra coluna com um teste lógico, verificando se o valor acumulado é ou não superior ao orçamento, decidindo assim a compra;
3) Por fim escrevi uma macro que organiza conforme opções de gasto acima especificadas
Código: Selecionar todos
Sub MaxProd()
'Macro por EC
    Range("B1:C11").Select
    ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort.SortFields.Clear
    ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort.SortFields.Add Key:=Range("C2:C11"), _
    SortOn:=xlSortOnValues, Order:=xlAscending, DataOption:=xlSortNormal
    
    With ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort
        .SetRange Range("B1:C11")
        .Header = xlYes
        .MatchCase = False
        .Orientation = xlTopToBottom
        .SortMethod = xlPinYin
        .Apply
    End With
    
End Sub
Sub MaxValor()
'Macro por EC
    Range("B1:C11").Select
    ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort.SortFields.Clear
    ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort.SortFields.Add Key:=Range("C2:C11"), _
    SortOn:=xlSortOnValues, Order:=xlDescending, DataOption:=xlSortNormal
    
    With ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort
        .SetRange Range("B1:C11")
        .Header = xlYes
        .MatchCase = False
        .Orientation = xlTopToBottom
        .SortMethod = xlPinYin
        .Apply
    End With

End Sub
Espero que ajude.
Não esqueça de marcar o tópico como RESOLVIDO caso assim esteja.

Um abraço
Eng. Eduardo

Utilizar orçamento da melhor maneira possivel

Enviado: 12 Ago 2015 às 09:06
por EduardoCordeiro
ARQUIVO

Re: Utilizar orçamento da melhor maneira possivel

Enviado: 12 Ago 2015 às 09:24
por alexandrevba
Bom dia!!

Use o solver!!
http://www.get-digital-help.com/2010/01 ... -in-excel/

No meu teste
R$ 259,00 0 R$ 5.500,00
R$ 558,00 1
R$ 1.500,00 1
R$ 888,00 1
R$ 590,00 1
R$ 820,00 1
R$ 952,00 1
R$ 125,00 0
R$ 223,00 0
R$ 189,00 1
5497


Att

Utilizar orçamento da melhor maneira possivel

Enviado: 12 Ago 2015 às 11:03
por Pernilongo
Obrigado Eduardo, ficou muito melhor do que eu imaginava :D obrigado mesmo cara, salvou minha vida :mrgreen:
muito obrigado tb alexandre, porem através do solver não consegui resolver de forma clara, ele não exclui o que eu devo ou não comprar, no meu caso aparece que eu devo comprar uma parte do valor por exemplo compre 0,89 de tal item e assim por diante...enfim muito obrigado aos 2...grande abraço