Página 1 de 1

Mudança na Ordem das variáveis sem perda de informações

Enviado: 01 Fev 2017 às 13:54
por Oleno
Boa Tarde,

Esse email vai ficar um pouquinho longo, mas é porque apesar da minha necessidade ser relativamente simples, o entendimento do arquivo anexo é um pouco complexo:

Criei nomes, datas e produções aleatórias, então por isso alguns percentuais estão acima de 100%.

Este arquivo foi feito por mim para ser um acompanhamento de projetos para o ano de 2017, basicamente na aba cadastro eu adiciono as informações relacionadas aos projetos e elas se repetem nas planilhas de volumes por gerente e por fornecedor que me dão uma visão da produção naquele momento X o quanto do cronograma já foi corrigido. Todas as leituras são baseadas na informação de produção de cada projeto que é alimentada diariamente nas planilhas respectivas de cada semana.

Pois bem, até aí o arquivo que montei atende perfeitamente as minhas expectativas. Porém meu problema é que alguns dos projetos tem mais de 1 fornecedor como no exemplo do projeto BOLAS onde eu tenho a leitura total do projeto e depois um agrupamento com o "pedaço" relacionado a cada fornecedor, como a planilha é toda baseada na aba CADASTRO se eu adiciono algum fornecedor durante o projeto eu poderia simplesmente trocar a ordem dos códigos e automaticamente eu conseguiria encaixar aquele novo fornecedor no seu respectivo projeto e agrupá-lo para melhor visualização como está no projeto bolas, porém, como a alimentação da produção dos projetos é feita manualmente nas abas semanais se eu fizer isso trocarei os nomes mas as produções ficarão travadas e eu perderei completamente as referências.

Alguém tem alguma sugestão de como eu poso resolver isso?

Envio arquivo anexo e fico a disposição pra explicar melhor caso tenha ficado vago.

Re: Mudança na Ordem das variáveis sem perda de informações

Enviado: 02 Fev 2017 às 14:18
por DJunqueira
Oleno, penso q vc está confundindo tela de visualização de dados com espaço p/ armazenamento de dados, seu arquivo original está com quase 5 MB de tamanho quando seus dados poderiam se resumir 21 KB, salvo algum extra.

Na pasta compactada vc poderá constatar como é pequena sua base de dados e como vc fez crescer seu arquivo pq vc armazenou seus dados numa 'tela/planilha de visualização'. Meu conselho é mudar radicalmente sua forma de armazenamento de dados p/ não sofrer de lentidão no futuro próximo na sua pasta de trabalho.

De cada 17 colunas da sua separação semanal de dados, apenas 5 contém dados, sendo q de cada 300 linhas com fórmulas apenas ~30 tem código q poderia ter dados associados. Montar uma busca p/ seus dados numa base centralizada é mais fácil do q fazer a manutenção de tantas abas, cada uma com uma macro de chamada associada.

Seja como for tb montei uma tabela nomeada no lugar de sua matriz na aba 'Cadastro de Projetos' e isso já representa um ganho de desempenho, pois suas funções não mais irão fazer a varredura por mais de 1 milhão de linhas como vc fazia ao marcar colunas inteiras nas funções.