Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Boa tarde, pessoal,

Primeiramente, muito obrigado pela atenção. Eu estou com um problema sério e já busquei diversas soluções, mas nenhuma me atendeu plenamente. Eu gostaria de criar um gráfico de gantt para visualizar os períodos em que o meu time irá tirar férias, até aí, tudo bem. Já vi algumas soluções para isso, como um gráfico de barras, ou customizando o gráfico de gantt padrão do Excel.

Uma solução que encontrei foi a formatação condicional para as células de um período, usando PROCV para localizar se a linha da célula é localizada e SE para considerar se o dia se encontra dentro do período. Funciona bem, mas somente para o primeiro resultado, se ele localiza o procv e valida a condição SE, ele fica 1, se não, 0 e com isso a formatação condicional responde.

Porém, ele não avança para o próximo lançamento para continuar buscando.
Tenho uma tabela com os lançamentos dos períodos de férias de cada um dos funcionários, porém é muito comum que um mesmo funcionário tire férias em mais de um período, então há mais de um lançamento com o mesmo nome do funcionário, logo, se o ProcV localiza a entrada, precisaria validar se atende o requisito da data, se não atender, buscar o próximo registro e se nenhum atendesse esse requisito, então retornaria 0.

Para isso, eu havia construído a seguinte linha de pensamento:

=SE(
E(
PROCV([@COLABORADOR];PlanFérias;2;0)<=C3;
PROCV([@COLABORADOR];PlanFérias;3;0)>=C3
);
1;2)

Mesmo que desse certo de ele buscar em cada linha de lançamento, cada uma das células estaria fazendo isso para então ativar a formatação condicional; se fossem 20 colaboradores, seriam (20*365) células fazendo isso, o que eu imagino que iria prejudicar o rendimento.

Assim, pensei que o gráfico de barras seria a melhor solução e quase foi, exceto que ele não acumula os resultados por colaborador, ou seja, se há dois lançamentos para Ana Silva, ele não vai entender que deve mostrar os dois períodos na mesma linha e sim irá repetir o nome em outra linha.

Se for possível resolver isso, ainda há mais um problema, que é a cereja do bolo: Que ele mostre uma cor para os casos em que o período está como "confirmado" e outra cor quando se tratar de "solicitado".

Com isso, vou conseguir melhorar muito o planejamento de férias no meu escritório, visto que assim se cria um mapa de férias e é possível identificar períodos em que há diversas pessoas em férias com mais facilidade, otimizando as novas solicitações de férias.

Peço desculpas por pedir ajuda para algo tão complexo, mas realmente já busquei muito e não consegui resolver sozinho...

Muito obrigado pela atenção, coloquei um exemplo do que preciso e até onde cheguei.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
DJunqueira escreveu:Solução proposta.
Muitíssimo obrigado! Nem acreditei quando eu vi que estava feito!

Há duas questões:
  • Quando eu adiciono nomes, o gráfico expande e ao colocar as datas, ele mostra o período, mas não exibe os novos nomes. Estou fazendo algo errado?

Há alguma maneira de utilizar a diferenciação de cor nos períodos de acordo com a situação (solicitado/confirmado)?
E ainda, poderia me explicar como você acumulou as linhas, para que eu possa fazer os outros gráficos sem ficar incomodando?

Obrigado mais uma vez! :D
Teoricamente (eu programei a planilha p/ isso) se vc preencher a linha até a coluna [Situação] o novo nome deveria ser incluído. As duas colunas q ficaram atrás do gráfico são p/ isso.

Quanto a questão de cor, penso q é possível... tem q testar.

A terceira série é fantasma, só está lá p/ mostrar as legendas com os nomes. As duas outras foram acumuladas por terem números como rótulos.

Feliz por ter ajudado, sucesso!
Boa noite, DJunqueira;

Agora visualizei as duas colunas atrás do gráfico.

Quando eu digito a nova linha, de fato ele aparece na coluna "Participantes" como tu mencionou, mas não aparece no gráfico... Sabes o motivo?

E se eu lanço um período de uma mesma pessoa, ele não entende que deve lançar na mesma coluna...
Rapaz, no afã de limpar a planilha dos rascunhos eu apaguei o intervalo nomeado q indicava a entrada de novos nomes, na planilha anexa isto está corrigido.

Quanto ao lançamento de uma mesma pessoa, vc deve ordenar a tabela alfabeticamente.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Ótimo, CJunqueira! Muitíssimo obrigado, agora está funcionando perfeitamente!

Vou dar uma pesquisada sobre como alterar as cores conforme a situação informada! Mas se alguém já souber como, agradeço imensamente!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord