Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Por Inovacao
#1743
Muito bom dia, a todos!! :)

Sou iniciante no fórum e estou muito contente de pode participar desta comunidade de feras no Excel.
Humildemente deixo minha duvida para os amigos que puderem me ajudar, desde já agradeço a todos que ao menos leram o meu tópico.
Bom a duvida é a seguinte, vou tentar detalhar o máximo possível.

Tenho duas tabelas uma de produtos e outra de pesquisa de produtos, na tabela de pesquisa de produtos a pesquisa é feita pelo nome e esta com validação com a tabela de produtos, o problema é que toda vez que pesquiso tenho que digitar o nome todo do produto, teria uma forma não sei se é possível pesquisar digitando apenas parte do nome.
EX: Pasta de dente, ao digitar Pa ele já mostrasse todos os produtos que iniciasse com este nome.

Desde já agradeço a todos os amigos.
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#2469
Creio que tenho a solução que precisas! Envie uma cópia de sua Planilha com os dados cadastrados e informe qual seria o resultado esperado.. devolverei com o método que desenvolvi.
Avatar do usuário
Por alexandrevba
Avatar
#2470
Bom dia!!

Quais recursos vai usar somente formula para isso ou VBA?

Caso for usar VBA tente usar os controles (combobox), com ele além de ter uma lista você pode digitar parte de um nome.

Att
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#2471
Bom dia, Alexandre! Embora eu esteja muito interessado em VBA ainda não sei quase nada. Estou dando inicio aos estudos pelas video-aulas do Leannder e também pelo livro em inglês que eu baixei. O método que desenvolvi é baseado em uso de simples análise por fórmulas SE em tabelas auxiliares. O resultado, embora simples, atinge o objetivo e parece promissor. Peço que o nosso amigo que deixou a dúvida envie um modelo da planilha dele para que eu adeque as tabelas auxiliares de acordo com as necessidades dele. Eu gostaria de retornar a minha idéia já como produto final satisfazendo a necessidade dele e não simplesmente anexar o meu modelo com os dados de exemplo que eu criei.. estou usando a criatividade para compensar a falta de conhecimentos em VBA :lol: se após a apresentação de meu resultado você puder trabalhar em cima disto e criar algo em VBA que possa absorver o conceito, ficarei muito feliz se puder ensinar o processo, pois como disse antes: estou muuuuito interessado em conhecer mais sobre VBA.
Avatar do usuário
Por alexandrevba
Avatar
#2486
Bom dia!!

Olá vidal, porque não posta logo sua implementação com formulas, assim enquanto o Inovacao , não posta o arquivo após sua postagem implementada, além dele poder resolver o problema adaptando por sua criação, podemos ver como adaptar algo em VBA.
Já leu esse arquivo..:
http://www.bertolo.pro.br/FinEst/Semana ... oExcel.pdf

Att
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#2510
Está bem, então.. amanhã assim que eu chegar no trabalho eu pego o arquivo e posto, ok?! Forte abraço
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#2541
Então, conforme prometido ontem, estou enviando uma cópia do arquivo que desenvolvi para consultas de dados cadastrados à partir de apenas parte do nome.. informo que desenvolvi a planilha no LibreOffice e, por isso, não tenho certeza de seu correto funcionamento no Excel. Sendo assim, peço a gentileza de informarem possíveis panes, ok?! Observem os itens cadastrados na guia de cadastro e pesquisem por qualquer parte do nome na guia de consulta. Relembro que não utilizei VBA e apenas fórmulas simples, mas caso exista uma forma mais simples de resolver em VBA, fico grato se puderem ensinar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por alexandrevba
Avatar
#2551
Boa tarde!!

Vidal, ao que eu reparei, funcionou normalmente.

Em breve eu vou postar um possível modelo via VBA

Inovacao, espero que com a ajuda do Vidal sua dúvida seja resolvida.

Att
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#2552
positivo, Alexandre! Muito obrigado! :)
Avatar do usuário
Por Jubahc
Posts Avatar
#2819
Boa Vidal, muito interessante como vc construiu a forma de pesquisa. Fiquei curioso aqui e depois tentarei entender a lógica disso.
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#2823
:) no que eu puder ajudar certamente farei. Ótimo final de semana pra ti, amigo
Por fazerbem
Posts
#2847
Faltou entender as formulas que usou, como posso entender para adaptar em minha Tabela. Ate tentei mas as formulas nao aparecem e nem e a Tabela processamento esta bloqueada. Dai como vamos entender.

Grato
Avatar do usuário
Por Sandman
Posts Avatar
#2869
kkkkkkkkk :D :D :D
vidal não me leve a mal cara, embora sua solução funcione,
vc acha realmente que ajudou o inovação? deixando tudo bloqueado na planilha que vc postou.... :mrgreen:
Avatar do usuário
Por alexandrevba
Avatar
#2979
Boa tarde!!

Vidal, afim de mostrar algo adaptável, veja se isso ajuda (Eu não testei.....)
Código: Selecionar todos
Option Explicit
Sub vidal()
    Dim FirstAddress As String
    Dim rng As Range
    Dim NewSh As Worksheet
    Dim InCellRng As Range
     
    With Application
        .ScreenUpdating = False
        .EnableEvents = False
    End With
     
    Set InCellRng = Worksheets("Origem").Range("B4")
    Set NewSh = Worksheets("Origem") 'Worksheets.Add 'Caso queira adicionar uma nova guia
    Worksheets("Origem").Range("A1:A1000").ClearContents
    With Worksheets("Cadastro de Itens").Range("C1:C1000")
        Set rng = .Find(what:=InCellRng.Value, _
        After:=.Cells(.Cells.Count), _
        LookIn:=xlFormulas, _
        LookAt:=xlPart, _
        SearchOrder:=xlByRows, _
        SearchDirection:=xlNext, _
        MatchCase:=False)
        If Not rng Is Nothing Then
            FirstAddress = rng.Address
            Do
                rng.Copy NewSh.Range("A" & Rows.Count).End(xlUp).Offset(1)
                Set rng = .FindNext(rng)
            Loop While Not rng Is Nothing And rng.Address <> FirstAddress
        End If
    End With
End Sub
obs: Caso o autor não se manifestar eu vou fechar o tópico!!!

Att
Avatar do usuário
Por Vidal
Posts Avatar
#2983
Agradeço, Alexandre.. mas eu preciso que me informe onde exatamente colocar essas informações usando o VBA... lembre-se que comecei a estudar VBA não tem nem um mês e parei várias vezes por falta de tempo.... te peço mais essa gentileza, irmão.. o VBA me parece uma ferramente incrível que vai expandir os horizontes para mim.... infelizmente aqui no LibreOffice o Visual Basic Editor VBE não funciona corretamente e dentro do próprio programa tem uma mensagem dizendo que é instável... hahahahhaa.. alguma macros que criei no EXCEL e trouxe pra abrir no LibreOffice simplesmente não executavam nada ou executavam coisas sem sentido..... e a estrutura para se escrever códigos dentro do VBE é muito diferente... então.. aguardo o seu contato com um possível Bêa - bá de como utilizar os códigos que vc forneceu e vou esperar chegar em casa para testar no Excel.Desde já agradeço muito! :D
Avatar do usuário
Por alexandrevba
Avatar
#2984
Boa tarde!!

Considerando que está usando (MsOffice Excel), usando as teclas Alt+F11 (para entrar no editor VB), insira um módulo (Alt+I+M), cole o código dentro.

Att
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord