Página 1 de 1

Excel a "comunicar" em rede

Enviado: 17 Nov 2016 às 08:51
por DavidGuerra
Boas malta!

Eu trabalho numa empresa e gostaria de ajudar aqui o pessoal numa tarefa que não estou a conseguir dar conta.

Existem algumas tabelas em rede que eu gostaria que "comunicassem" entre si.

EXEMPLO:
A tabela que está em \\Lbsrv\t\DEP.PRODUÇÃO\ORDENS DE REPARAÇÃO (OR)\308.0 - Mapa de controlo das Ordens de Reparação.xlsm tem de ir buscar um valor à tabela que está em \\Lbsrv\t\DEP.PRODUÇÃO\ORDENS TRANSFORMAÇÃO (OT)\305.1 - Mapa de controlo das Ordens de Transformação.xlsm

Eu consigo criar a ligação normalmente com as duas tabelas abertas através de um PROCV (por exemplo), porém os valores só são atualizados quando estão as duas abertas.

Qual será a melhor método para eu criar este tipo de ligações.

A minha última tentativa foi criar uma macro em que sempre que preciso de atualizar os valores, ele abre e fecha o ficheiro que tem os dados que preciso. Não me parece que faça muito sentido até porque tenho uma que tem de ir buscar informação a 4 tabelas diferentes :) !

De mencionar que o Excel é o 2013 e as tabelas são usadas por colaboradores diferentes.

Muito obrigado pela vossa atenção
Abraço
David

Excel a "comunicar" em rede

Enviado: 17 Nov 2016 às 09:07
por gfranco
Bom dia.
Eu consideraria a hipótese de utilizar o ACCESS como banco de dados e depois conectar o excel apenas para fazer os cálculos.
Ou... melhor ainda... o POWER BI.

Re: Excel a "comunicar" em rede

Enviado: 17 Nov 2016 às 09:17
por DavidGuerra
Gfranco não temos um nem outro! lol
Presumo que sejam pagos não? O power BI parece muito interessante, mas não consigo perceber se é pago.

Excel a "comunicar" em rede

Enviado: 17 Nov 2016 às 09:20
por gfranco
O power BI é gratuito.
Donwload disponível no site da MICROSOFT.
Ou então pode utilizar os suplementos power pivot, power view e power query do próprio excel 2013 para fazer as contas.
Mas o ACCESS faz parte do pacote OFFICE.
Ele é a ferramenta ideal para banco de dados...

Re: Excel a "comunicar" em rede

Enviado: 17 Nov 2016 às 09:34
por DavidGuerra
É estranho uma empresa não ter Access, mas é verdade! Nós temos Office Casa e Negócios 2013...enfim.
Imagem

Mais estranho ainda é se eu te disser que também não tem os suplementos que falaste. Já tinha andado à procura.

Bem, vou pensar como hei de resolver.

Re: Excel a "comunicar" em rede

Enviado: 17 Nov 2016 às 11:17
por DavidGuerra
Já tenho o Power BI gfranco.

Agora falta perceber o que vou fazer com isto... :) vou tentar descobrir. Se tiveres alguma dica eu agradeço.
Obrigado

Excel a "comunicar" em rede

Enviado: 17 Nov 2016 às 11:27
por gfranco

Excel a "comunicar" em rede

Enviado: 17 Nov 2016 às 11:47
por DavidGuerra
Obrigado. Vou dar uma vista de olhos.

Excel a "comunicar" em rede

Enviado: 17 Nov 2016 às 22:16
por DJunqueira
P/ instalar o suplemento Power Query / Nova Consulta (grátis)
https://www.microsoft.com/pt-BR/downloa ... x?id=39379