Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
Por rm13
#16730
Olá.

Gostaria de ajuda com uma fórmula SE para uma planilha que estou desenvolvendo para a escola onde trabalho.

Basicamente, a planilha está disposta da seguinte forma: Em uma coluna ficam os nomes dos alunos, ao lado fica o sexo (M ou F), a partir daí há uma coluna para cada matéria onde ficarão as notas dos alunos. Após as notas, há uma coluna de código (T.E - transferido, MCC - Matrícula cancelada, etc...), uma coluna do código de resultado final (1 - PROMOVIDO, 4 - RETIDO), uma coluna da situação final (PROMOVIDO ou RETIDO) e uma última coluna onde fica a observação se o aluno foi aprovado pelo conselho escolar.

Abri este tópico pois estou tendo um problema na coluna do código de resultado final. Basicamente, foi desenvolvida a seguinte fórmula, utilizando a função SE, para esta coluna: EXEMPLO - na primeira linha (9): =SE(C9<>"";SE(OU(E9<5;F9<5;G9<5;H9<5;I9<5;J9<5;K9<5;L9<5);4;1);""). Primeiro ela verifica se o campo de nome (C9) está preenchido. Se não tiver, o campo de resultado final já é preenchido com um valor vazio. Se houver algo preenchido em NOME, ele passa a verificar as notas (E9 a L9). Se qualquer uma delas apresentar um valor abaixo de 5, o campo de resultado final é preenchido com 4 (RETIDO). Se não, é preenchido com 1 (APROVADO).

Deste forma, a fórmula está funcionando perfeitamente para cada linha.

A questão que me fez abrir este tópico é que, se o aluno foi transferido durante o ano, por exemplo, todos os campos de notas serão preenchidos com a sigla T.E. Só que desta forma, o campo do resultado final será preenchido com 4, como se o aluno tivesse sido retido, sendo que na verdade eu gostaria que ficasse preenchido com -- ou algo neste sentido.

Tentei desenvolver algumas variações do código mostrado acima, mas elas acabaram não funcionando da forma como eu queria.

Vou tentar explicar aqui as variáveis, para ver se alguém tem como me auxiliar neste código:

- Há basicamente três códigos que indicam que o aluno não deve receber código de resultado nenhum (T.E. - transferido, MCC - Matrícula cancelada, NCOM - Não comparecimento). Todos esses indicam que o aluno não concluiu o ano na escola. Esses códigos ficam indicados na coluna anterior à de resultado final, e nos campos de notas.

Desde já, agradeço qualquer ajuda.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord