Página 1 de 1

criar uma escala automatizada

Enviado: 15 Ago 2016 às 22:55
por tonilanis
Tenho uma necessidade relativa a distribuição de trabalhos (escala) a 4 grupos de voluntários e preciso fazer a escalação de forma igualitária.
Parâmetros para distribuição:
30 dias de trabalho voluntário
No momento tenho 18 voluntários em cada grupo.

A ideia é ter uma planilha onde esta numerado do primeiro dia ao dia de número 30 numa linha e nas colunas abaixo do número do dia eu tenha o nome dos voluntários escalados para aquele dia.
Até a efetiva escalação o número de pessoas voluntárias aumentar ou diminuir, portanto este cálculo precisa estar em condições de se adequar a quantidade de pessoas da respectiva lista.
O IMPORTANTE É QUE cada membro da lista seja escalado o MESMO NÚMERO DE VEZES e que havendo acréscimo do decréscimo de pessoas a lista de escala seja alterada automaticamente.

Como posso resolver isso usando uma macro?

Desde já agradeço qualquer ajuda.

criar uma escala automatizada

Enviado: 16 Ago 2016 às 01:27
por DJunqueira
Nem tudo é macro, muitas vezes é possível resolver com funções nativas do Excel.
Se puder enviar o arquivo no formato original ou zipado (Enviar Para / Pasta Compactada do Windows) fica mais fácil de ajudar.

criar uma escala automatizada

Enviado: 16 Ago 2016 às 09:33
por tonilanis
bom dia.
eu enviei (ou pelo menos pensei ter enviado), de qualquer forma, envio anexado o rascunho das planilhas, pois não fui capaz de fazer qualquer macro para isso e nem pensar em fazer usando fórmulas.

grato

criar uma escala automatizada

Enviado: 16 Ago 2016 às 12:23
por DJunqueira
tonilanis não uso o descompactador rar, se vc puder anexar sua planilha no formato original ou como pasta compactada eu posso tentar ver o q dá p/ fazer.
O Windows usa o algoritmo zip p/ fazer as pastas compactadas, o algoritmo rar não é necessário. Se quiser enviar um arquivo compactado clique com o botão direito no arquivo em seguida escolha Enviar Para e depois Pasta Compactada.

criar uma escala automatizada

Enviado: 16 Ago 2016 às 12:41
por tonilanis
nova tentativa de envio...

Re: criar uma escala automatizada

Enviado: 16 Ago 2016 às 13:11
por DJunqueira
tonilanis, sua planilha é pequena e não necessita de compactação p/ anexar nas mensagens.
Fiz um pequeno preenchimento na aba Relação do Grupo 1 q gostaria q vc confirmasse se está equivalente aos seus dados.
Gostaria tb q vc montasse o resultado q vc espera na aba Escala.
O número de dias será sempre 30 ou poderá variar até 31 dependendo do mês?
Penso q vc poderia ter apenas uma tabela com a relação dos voluntários e uma coluna adicional com os grupos p/ os quais estão destacados, isso faz sentido dentro da sua organização?

criar uma escala automatizada

Enviado: 16 Ago 2016 às 14:18
por tonilanis
Observe que nos 2 exemplos que fiz manualmente cada pessoa da lista de voluntários fictícia eu tenho na planilha escala todos o nome e aparecem 2X, porém sem respeitar uma ordem idêntica da primeira sequência de dia trabalhado no entanto TODOS tiveram 2 dias trabalhados; ou seja: trabalharam a mesma quantidade de dias no período.
Fiz isso manualmente em 2 planilhas para tentar exemplificar.
A lógica é então essa: continuar a distribuir os voluntários nos dias seguintes de forma que eles trabalhem a mesma quantidade de dias.
É possível que em algum mês um ou mais trabalhe mais dias uma vez que o numero de dias pode ser maior ou menor do que o número de voluntários. Neste caso, talvez seja possível compensar no período (mês seguinte), desde que eu consiga somar quantas X cada um trabalhou no mês vigente.
Quanto a pergunta sobre dias do mês, a resposta é que o ideal é considerar meses de 30, 31 e 28 dias.

Quanto a identificação, ela será um número de cadastro, e a entidade um razão social (nome fantasia), portanto identificação é número e entidade é texto.

Espero ter te ajudado a me ajudar.

Muito grato pelo interesse.

Re: criar uma escala automatizada

Enviado: 16 Ago 2016 às 22:19
por DJunqueira
Veja se é isso o q vc gostaria q fosse feito.

Montei uma escala na linha 4 da aba Voluntários 1 com funções.
Na célula A1 vc tem uma data q quando modificada altera o número de dias na linha 2.
Célula C1 conta o número de voluntários e faz parte do cálculo das fórmulas.

criar uma escala automatizada

Enviado: 17 Ago 2016 às 00:03
por tonilanis
Analisei e ainda não me parece que atenderá a minha necessidade. Espero que da forma como tento explicar na planilha fique mais compreensível.