Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Se você tem uma planilha, suplemento ou afins que gostaria de compartilhar com os colegas, esse é o lugar.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#13522
Boa tarde a todos.
Estive procurando na internet uma tabela SAC para financiamento de imóveis com as devidas correções pela TR (Taxa Referencial). Como não achei nenhuma, resolvi criar esta anexo. Ela está 100% funcional, e irá informar até os centavos corretamente. Para isso deve ser informado os dados do financiamento corretamente.

No anexo constam os cálculos para as formas de financiamento por PRICE e SAC (Sistema de Amortização Constante).

OBS: No caso da tabela SAC, a atualização é feita inserindo a TR do período. Consta neste arquivo os dados desde 2010 até Julho/2016. Para atualizar, basta adicionar a TR do período (EX: Início 29/07/2016 Fim 29/08/2016 (este último é o aplicado).

OBS2: Também consta uma opção para simular o financiamento a partir da segunda parcela. Ele pega dados de TRs média e continua o cálculo até o final.

Imagem


Imagem
#13526
Parabéns Bruno pela planilha e obrigado por compartilhar conosco.

Ultimamente tenho dado preferência por trabalhar com tabelas nomeadas, pois facilitam o entendimento do cálculo executado ao distinguir claramente o nome das colunas usadas no cálculo. Nesse sentido nomeei a tabela da aba SAC Completa + TR e alterei as referências as células p/ refletir a nomenclatura das colunas, fica como sugestão.

Tb inseri na faixa de células B60:C62 um endereço p/ baixa direto do BC a série histórica da TR.

Boa sorte e mais uma vez parabéns.
#13529
Olá DJunqueira,

Obrigado pelas sugestões. Eu não costumo nomear, mas como vc disse para entender fica mais facil. O link eu nao coloquei pq o site expira. Se voce testar de novo, o site irá apresentar a msg de erro. Por isso fiz o caminho das pedras. Legal mesmo seria poder atualizar automaticamente, mas não sei como fazer isto. Nem sei se dá pra fazer isso.
#13569
Tem razão Bruno, quando testei a página deve ter de alguma forma retido os dados na memória.
Penso q com programação script isso possa ser feito, mas eu não tenho esse conhecimento.

Tb encontrei uma página do BC explicando como se pode usar SERVIÇO WEB para acessar a base de dados, isso pode ser feito com funções nativas do Excel como na planilha de CEP anexa.
https://www3.bcb.gov.br/sgspub/JSP/sgsg ... uda.jsp#SA

Tb é possível buscar esse tipo de informação nas planilhas INDECO do BC, se quiser mais planilhas s/ economia com fonte do BC mas já tratadas como essa Indeco - Inflação é só pedir.
http://www.bcb.gov.br/?INDECO
#13575
BrunoSP e DJunqueira

Obrigado por compartilhar suas experiencias, tem sido muito útil, essa planilha vem em boa hora.

Abraços

Décio
#13601
Ai sim, vou já pesquisar para colocar para atualizar automaticamente. Tem outro detalhe, embora a planilha calcule corretamente até os centavos, pela Taxa de Referencia do BC, o valor do seguro nesses financiamentos mudam, mas não entendi como ele é corrigido, uma vez que sobe 1 real e desce 1 real de vez em quando. Vou verificar com o banco como posso atualizar, para que a planilha bata 100% com os boletos por ai. A taxa de ADM nunca muda, o restante é corrigido pela TR. O mais sacana qdo fiz a planilha, é verificar que o restante do saldo anterior é atualizado mensalmente pela TR. Poh, a dívida nunca acaba kkkkkk. Queria que meu salário tb subisse pela TR + inflação. Hoje eu taria rico.
#21345
Bruno, bom dia!!
Não manjo fazer umas planilhas tão elaboradas assim e preciso de um modelo exatamente como vc montou para realizar um trabalho. Você pode disponibilizar o link novamente pq não consta mais no histórico.

Se puder agradeço!
Vinicius. :D
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord