Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tudo que estiver relacionado ao Excel básico, como somar, calcular média, colocar bordas, etc.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por joaopaulo
Posts Avatar
#1059
Olá gostaria de saber se tem alguma maneira de bloquear uma célula com formula sem bloquear esta opção de maximizar e minimizar que esta na imagem abaixo marcada de vermelho.
Imagem
Eu já tentei bloquear deixando apenas as células com formulas bloqueada usando o "Bloquear Célula" e depois indo em "Proteger Planilha", mas quando eu protejo a planilha esta opção de maximizar e minimizar que está marcado de vermelho também fica bloqueada.

Tem alguma outra forma de bloquear, para que terceiros não visualize as formulas usadas na planilha?
Por duds
Posts
#1069
Boa tarde João!

Você está no caminho certo! Quando for proteger a planilha com senha, se você quiser que a pessoa possa formatar as colunas porém não possa visualizar a fórmula que elas contém, selecione estas opções:
Imagem
Não esqueça de alterar a senha!

Att.
#1073
Olá muito obrigado pela atenção!
Eu já tentei fazer isso também, já tentei deixando todas as opções liberadas, incluindo mesmo, do jeito que você falou.
E o que aparece quando tento maximizar as colunas é "Você não pode usar este comando em uma planilha protegida. Para usar este comando, primeiro desproteja a planilha (guia Revisar, grupo Alterações, botão Desproteger Planilha). Uma senha pode ser solicitada."

Será que tem alguma outra configuração que pode ser feita, ou alguma outra forma de bloquear para que terceiros não vejam as fórmulas.

Desde já muito grato a todos.
Por duds
Posts
#1076
Esta maximização é realizada a partir de macros?
Avatar do usuário
Por laennder
Avatar
#1078
Olá João Paulo,

Isso acontece pois a opção de utilizar a estrutura de tópico não fica habilitada quando a planilha está protegida. Mas como diz um amigo meu, não existem missões impossíveis no Excel.

Tente acrescentar essa macro para ser executada quando o arquivo é aberto, substituindo o nome da planilha e a senha de proteção:
Código: Selecionar todos
Private Sub Workbook_Open()
    With Worksheets("NomeDaPlanilha")
        .Unprotect Password:="SuaSenha"
        .Protect Password:="SuaSenha", UserInterfaceOnly:=True
        .EnableOutlining = True
    End With
End Sub
#1107
Laennder, à a possibilidade de você fazer um vídeo explicando uma passo a passo de como acrescentar essa macro que você disponibilizou. Eu sou leigo nessa parte.
A explicação pode ser a partir do momento que inseri a macro mesmo, ativar o desenvolvedor eu já sei, a partir da macro que estou leigo.

Desde já muito obrigado.
Por duds
Posts
#1122
Boa noite João Paulo!

Esta macro que o Laennder nos enviou é uma macro autoexecutável, note que após "Private Sub" podemos ver Workbook_open, o que significa: Open é o evento condicional, ou seja quando isso ocorrer a macro é executada, neste caso se refere à abertura; Já Workbook se refere a pasta de trabalho, ou seja o arquivo excel em si, portanto para esta macro ser ativada, a pasta de trabalho deve ser aberta, então sempre que você abrir o arquivo esta macro será executada. Para adicionar esta macro ao seu arquivo você deve colocá-la na área do código de eventos da pasta de trabalho, ou seja, no ambiente VBA você deve clicar na seguinte opção: Imagem
Após clicar na opção marcada em vermelho (não se esquecendo que deve ser daquele objeto "EstaPasta_de_trabalho" que possuí o simbolo do excel), você deve copiar o código do Laennder e simplesmente colá-lo na área que abriu. Salve o arquivo como Pasta de trabalho habilitada para macro, feche-o e abra-o novamente. Tente realizar a ação que deseja!
Não se esqueça de alterar as informações no código, como o nome de sua planilha e a sua senha, aonde o Laennder já deixou indicado!
Qualquer dúvida nos avise!
Aguardamos a sua resposta!

Att.
Por duds
Posts
#1152
Boa noite João,
Pelo que veio você colocou o nome do arquivo Excel ali né? Tente colocar o nome da planilha que você utilizará a função, tipo plan1.

Att.
#1153
Dud's, se houver a possibilidade de um tutorial por vídeo eu agradeço. vou enviar um anexo com o arquivo daí se puder faça o vídeo usando a planilha, o nome dela da pra ver e a Senha é: abc123 pra todas as Planilhas bloqueadas, e elas são: desde "Renda Familiar" até "Transporte" e em "Cartão / Crediário" Todos os meses! Depois no menu, as planilhas " ¬ 2. Resm. de Lanç. P/Grupo." ; " ¬ 3. Resultado Consolidado." e " ¬ 5. Registro de Mov. Banc.".

Somente esses estão bloqueados.
Se você puder fazer o exemplo de vídeo pelo menos em "Renda Familiar" eu Agradeço, e muito viu, te peço que faça por vídeo, porque com ele eu aprendo o passo a passo, porque sou leigo mesmo.

Só vou ter que te mandar o arquivo de outro modo, pq aqui não permite xslx, como quer receber?

Desde já muito Obrigado
Por duds
Posts
#1154
Boa noite João,

Para anexar planilhas aqui você deve primeiro compactar o arquivo para um dos formatos seguintes: zip, rar, 7z, tar, ace, bz2, gtar, gz, tgz

Att.
Por duds
Posts
#1162
Boa tarde João,

Desculpa, eu por enquanto não tenho os materiais para realizar um vídeo, mas adaptei o código que o Laennder nos enviou para fazer em todas as planilhas que tem no seu arquivo, mesmo que você adicione mais ou retire planilhas a macro não mostrará erros. Para alterar a senha, você verá que possuí unprotect e protect, primeiro deixe unprotect do jeito que está, altere primeiro a senha que segue após protect. Salve a planilha e abra de novo, já estará com a senha nova, porém agora você deve alterar a senha de unprotect também, salve a planilha e abra-a de novo. Pronto agora tudo funciona!
Caso reste alguma dúvida me avise!
Aguardo sua resposta

Att.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por duds
Posts
#1164
Em formato coloque planilha habilitada para macros!

Att.
#1165
Você tem que salvar o arquivo no formato habilitado pra macros (XLSM)
#1168
Esse é o ícone padrão dos arquivos que contém macros. É apenas para sinalizar que este arquivo contém código embutido no arquivo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord