Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Olá pessoal, gostaria de saber se existe alguma fórmula que possa contar números positivos e negativos inseridos em uma célula....
Exemplo: Na célula A1 tenho uma fórmula simples ( =20+20+20-10-10), resultado = 40
Já na célula B1 gostaria de inserir uma fórmula que contasse quantos números positivo foram digitados, nesse caso 3 vezes.
Já na célula C1 a fórmula iria contar quantas vezes o número negativo foi informado, nesse caso seria 2 vezes.

Bom acho que dar pra entender, me desculpem se meu questionamento parece bobo, mas caso seja possível me ajudaria muito, detalhe também aceito solução desenvolvida em VBA.

Att: Jairo
Boa noite,

se os números estivessem na coluna A, um embaixo do outro é só você usar o CONT.SE.

Por exemplo de A1 a A6 coloque os números positivos e negativos e use as fórmulas abaixo em em B1 e C1.
Para números positivos:
Código: Selecionar todos
=CONT.SE(A2:A6;">"&0)
Para os negativos:
Código: Selecionar todos
=CONT.SE(A2:A6;"<"&0)
Att
Olá Kledison, agradeço por tentar me ajudar, mas essa fórmula não me ajuda pois os números positivos e negativos estão todos inseridos em uma única célula, ou seja, estão todos juntos e misturados. Porém se cada número estivesse cada um em uma célula a sua fórmula serviria perfeitamente, mas valeu pela tentativa.

Att: jairo
Bom dia Jairo,

Acredito que isso irá te ajudar.

=NÚM.CARACT(FÓRMULA(A1))-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(FÓRMULA(A1);"-";"")) Esse é para valores negativo.
=NÚM.CARACT(FÓRMULA(A1))-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(FÓRMULA(A1);"+";""))+NÚM.CARACT(FÓRMULA(A1))-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(FÓRMULA(A1);"=";"")) - Esse é para valores positivo.
mdiego

Excelente sua solução eu esta quebrando a cabeça não tinha pensado nesta, porem no meu Excel 2016 funciona desta forma.

Para Negativo
=NÚM.CARACT(FÓRMULATEXTO(A1))-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(FÓRMULATEXTO(A1);"-";""))

e para positivo
=NÚM.CARACT(FÓRMULATEXTO(A1))-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(FÓRMULATEXTO(A1);"+";""))+NÚM.CARACT(FÓRMULATEXTO(A1))-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(FÓRMULATEXTO(A1);"=";""))

Décio
Olá pessoal....Agradeço o empenho de vcs, mas desculpem a minha falta de conhecimento, pois copiei e colei em minha planilha e não deu certo. Então pergunto: nesse exemplo que vcs me passaram o que seria essa "FÓRMULA" ou "FÓRMULATEXTO" ???? Pois as funções NÚM.CARACT e SUBSTITUIR, eu conheço, mas essa que informei entre aspas não tenho conhecimento, será que tenho que colocar uma fórmula no lugar dessa palavra ? Desde já muito obrigado.
Jairo, Bom Dia.

A Função "FÓRMULA" ou "FÓRMULATEXTO" , ela tem a função de mostrar na planilha a formula usada ao invés de colocar aspas simples ou dupla para dizer que é não é formula e mostrar dentro da planilha.

pergunto você digita =formula ou =fórmula com acento, confere pois é =fórmula com acento ok

Décio
Jairo, Bom Dia.

Eu pesquisei e não achei nada que possa substituir a função FÓRMULATEXTO na sua versão

Fiz gambiarra para chegar no resultado, cheguei, mas não é o correto, digitei a operação sem o igual inicial, então ficou texto e ai consigo achar as quantidades , mas como eu disse é gambiarra, não é o ideal

Estão não tenho como ajudar

Décio
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord