Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
  • Avatar do usuário
#71817
Bom dia.
Tenho a necessidade de criar uma medida para cálculo de uma NOTA baseado no resultado de um indicador mensal.
A intenção é ir simulando qual será a NOTA do final do ano em função do resultado do indicador a cada mês.
Até o momento, o indicador já foi apurado até junho e é calculado no PBI.
Por exemplo, suponhamos a seguinte situação (valores do indicador, em %)
JAN FEV MAR ABR MAI JUN
Projeto A 100 99 100 100 98 99
Projeto B 100 100 100 100 100 100
A NOTA deve ser tal que:
Indicador (no mês) entre 98 e 99 = 1
Indicador (no mês) entre 99 e 100 = 2
Indicador (no último mês*) igual a 100 = 3 (*no caso, JUN)
Indicador igual a 100 em todos os meses = 4
Em suma, a avaliação da NOTA seria feita de trás para frente. Se, em todos os meses, foi 100, então 4. Se não, se no último mês, foi 100, então 3. E por aí vai.
Assim, neste caso, a NOTA, ao final de JUN, seria 2 para o projeto A e 4 para o projeto B.
Pretendo mostrar num visual tipo tabela exatamente desta forma, mas com apenas a última NOTA.
Já tentei de algumas formas, porém não estou conseguindo chegar a este resultado do exemplo.
Não consigo, por exemplo, verificar se o indicador foi 100 em todos os meses. Tentei fazer uma soma na linha para comparar com um valor esperado, mas não estou conseguindo fazer esta soma. Também não tenho certeza se estou conseguindo pegar o dado do último mês para análise.
Agradeço caso alguém possa me dar uma ajuda para resolver este problema.
#71831
Bom dia,

Fiz um exemplo com base no que você postou, acredito que é essa análise que deseja fazer, se eu entendi bem.
Claro, adeque as medidas e valores para cálculo de acordo com seu modelo de dados.
Mas basicamente fiz uma medida para saber se a média é 100, uma medida para obter o último valor do período, e outra medida que faz a conta com base nessas medidas, seguindo os critérios que você falou, para demonstrar o resultado da nota do projeto.
Espero que te ajude.
Exemplo-ApuracaoNotas.pbix
Att.
Gustavo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

=SE(MÊS(A1)<7;"1º sem&a[…]

Bom Dia Senhores. Tenho uma macro que preciso dei[…]

Free relationships without drama and obligations. […]

Girar Imagem e Zoom

Boa noite Teria alguma forma de dar um "[…]

Valeu. Muito Obrigado!!!!!!!!

Pessoal, Ao clicar no botão Copiar (Guia C[…]

Procv com serro em vba

Resolvido

Bom dia, pessoal! com a data de nascimento e data […]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord