Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
#70986
Tenho a seguinte situação, preciso da média de % desconto de um grupo de condomínios levando em conta a seguinte regra

Somar os totais médios mensais de descontos de cada pessoa, e dividir pelo nr total de meses de todas as pessoas do condomínio, ou seja se a pessoa A fez transações em 4 meses, e o B fez em 2 meses, e o C fez em 4 meses, o total de meses é 10. Logo para ter a média basta ter o total acumulado do % economizado e dividir por estes 10 meses.

Tenho a média correta para as pessoas (soma da médias mensais, dividido pelo número de meses), usando os seguintes códigos dax
Código: Selecionar todos
Redução Tx do Usuário = 
AVERAGEX(
	KEEPFILTERS(VALUES('Dcalendario'[MesAno])),
	CALCULATE([% ECONOMIZADO USUARIO])
)
onde % economizado usuário é a seguinte medida dax
Código: Selecionar todos
% ECONOMIZADO USUARIO = 
IF(
	NOT(HASONEVALUE(clientes[Nome])),
	AVERAGEX(
		VALUES(clientes[Nome]),
		[media economizado tx]
	),
	[media economizado tx] 
onde a media economizado é a divisão da penúltima coluna pela segunda, no dia 08.11.2021, o valor é 0,10 divido por 325,00 = 0,10%

No caso da imagem que apresento para melhorar a compreensão o % desconto do Alcantara (condomínio), é apresentado como 1,5%, quando o correto seria 1,12%

O total das médias dos usuários no caso é de 11,25% que dividido por 10 meses que é a soma dos meses que ocorreram transações de todos os usuários deste condomínio, dá uma média de 1,12%, o objetivo final é ter a média de cada condomínio e dos demais condomínios que participam do cálculo, mantendo a informação da média por usuário, e por mês (ambas já ok).

Imagem

https://i.imgur.com/EYYHgAt.jpg

No caso para ficar ok o cálculo do Alcantara, tenho que somar o % da Aline + o % do Edevilson e de outras 2 pessoas, que vai totalizar 11,25 e dividir por 10 meses (os 4 meses da Aline, os 2 meses do Edevilson e de mais 2 outras pessoas com 2 meses cada).

Como deve acertar o código dax, para que o total do grupo fique ok, mantendo os nrs das médias das pessoas que já estão ok?

Agradeço qualquer dica...

E como posso fazer para obter o total destes meses (soma) para apresentar em um card, quero o total geral de meses de todas as transações (soma dos meses de cada usuário).
#71067
Obrigado Vilmar já me ajudou bastante...

Segue o bi2 atualizado, para que possa ver como ficou

https://files.xbmcbrasil.net/Suporte/bi2.zip

Uma pena não poder colocar a medida na matriz pois gera um erro na visualização, causado pelo cálculo para apurar o nr de meses .

Consegui com sua métrica o nr de meses para o card que precisava.

Se encontrar uma maneira de colocar este % na matriz, vai ser de grande ajuda.

Na revisão notei que cometi um erro no valor de destino mas consegui acertar aqui, é pegar o % economia e dividir pelos meses, ficando assim a medida.

Medida =
DIVIDE (
[% Economia] ,
COUNTROWS (
FILTER (
SUMMARIZECOLUMNS ( 'usuarios'[NOME], Dcalendario[Data].[MonthNo] ),
[Total Valor]
)
)
)

com isto chego ao resultado de 1,25% em média para este condomínio X e a 1,03 para o condomínio B .

Mas a média de todos os condomínios, não é a soma destes resultados, portanto tenho que pegar a soma das médias de cada condomínio e ainda dividir pelo nr de condomínios, ou seja 1,25% do cond. X + 1,03% do condomínio B, vai ser igual 2,28, que dividido por 2 condomínios = 1,14% que é o resultado final do que preciso.

A medida vai representar a economia média de todos os condomínios.

Podes criar esta medida por favor.
Resumindo a necessidade da nova medida:
vai ser a "medida acima" dividida pelo nr de condomínios que tiver na matriz, no exemplo que citei acima 2 (condomínio X e B).
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord