Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por Jore
Posts Avatar
Olá amigos,
Alguém tem um macro para abrir a pasta onde esta a planilha ativa.
Sei que existe macro para abrir a planilha dentro de uma pasta com o caminho fixo tipo:
Código: Selecionar todos
Sub Abrir_Arquivo()
    Workbooks.Open ("C:\Users\PC\Desktop\Controle\planilha janeiro.xls")
      'copia a linha acima e altera o mes que deseja
End Sub
Mas eu gostaria de um que reconhecesse o caminho. Nãos ei se é muito complicado...
Obrigado!
Por osvaldomp
Jore escreveu: 13 Abr 2022 às 13:33 ... para abrir a pasta onde esta a planilha ativa.
Considerei que você quer abrir um arquivo Excel localizado na mesma pasta do arquivo que contém a macro.
Workbooks.Open Filename:=ThisWorkbook.Path & "\planilha janeiro.xls"
Por Jore
Posts Avatar
Mestre osvaldomp, você deduziu certo, realmente quero abrir outro arquivo que está na mesma pasta do arquivo aberto. Porém acho que estou fazendo algo de errado pois a tela pisca e nada acontece, a pasta não abre...
Coloquei o comando abaixo em um módulo.
Sub Abrir_pasta()
'
' Abre a pasta onde este arquivo esta salvo
Workbooks.Open Filename:=ThisWorkbook.Path & "\testando.xlsm"
End Sub
Abaixo segue o arquivo.
testando.rar
Obrigado pela ajuda!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por osvaldomp
Salve, @Jore .

Se você colocou o comando no arquivo "testando.xlsm", ao rodar a macro o comando tenta abrir o próprio arquivo "testando.xlsm", que contém a macro, por isso "só pisca", pois você deu comando para abrir um arquivo que já está aberto. :(

Para testar, você precisa colocar essa macro em um módulo de outro arquivo, por exemplo "Bozo.xlsm" e salvar o arquivo Bozo na mesma Pasta do Windows em que estiver gravado o arquivo testando.xlsm.

Em seguida mantenha fechado o arquivo testando, abra o Bozo e rode a macro com fé. ;)

Se a sua fé foi suficiente, então o arquivo testando deverá estar aberto. :)
Por Jore
Posts Avatar
Mestre, @osvaldomp , Desculpe a minha falta de fé!

Segui suas recomendações, até criei a planilha Bozo, mas ao clicar no botão com o comando abaixo, a planilha "Testando" é que esta abrindo e não a pasta onde elas estão. Desculpe a minha ignorância :( :( :(
Sub Abrir_pasta()
'
' Abre a pasta onde este arquivo esta salvo
Workbooks.Open Filename:=ThisWorkbook.Path & "\Testando.xlsm"
End Sub
Por osvaldomp
Jore escreveu: 14 Abr 2022 às 14:41 ... a planilha "Testando" é que esta abrindo e não a pasta onde elas estão.
#
Caro @Jore , peço desculpas pela minha falha. Só agora percebi que você quer abrir a Pasta Windows e não o arquivo.

O primeiro código abaixo somente abre a Pasta e o segundo abre a Pasta e relaciona todos os arquivos que estão salvos nela.
No segundo ainda é possível acrescentar um filtro para exibir somente um ou mais tipos de arquivos de interesse.
Exemplos: poderá exibir somente arquivos .xlsx ou só .xlsm ou só .txt ou vários tipos.

Se além de abrir a Pasta você também pretende selecionar um ou mais arquivos para serem abertos, então retorne para complementarmos o código.
Sub SóPasta()
 With Application.FileDialog(msoFileDialogFolderPicker)
  .InitialFileName = ThisWorkbook.Path
  .Show
 End With
End Sub

Sub PastaEArquivos()
 With Application.FileDialog(msoFileDialogFilePicker)
  .InitialFileName = ThisWorkbook.Path
  .Show
 End With
End Sub

long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord