Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
  • Avatar do usuário
#70174
Olá pessoal.

O problema anterior cabou que não precisa mais, estava entendendo o assunto errado.
Como não consegui excluir esse tópico (não achei a opção aqui), eu to editando o texto com o problema real agora.


Eu tenho uma tabela que contem uma coluna de Data/hora (tenho uma linha pra cada hora do dia) e várias outras colunas com os valores daquela hora.

Imagem

Estou precisando criar outra tabela com essa data agrupada por mês e fazer uma fórmula DAX para cada coluna distinta.

Exemplo:
A Data, em vez de ter uma linha por hora de cada dia, quero que tenha apenas o Mês/ano
  • 04/2022
    03/2022
    02/2022
    .... Assim por diante
E as outras colunas, quero fazer uma conta pra cada uma.
  • - Infra Host: somar todas as linhas da outra tabela pra aparecer a soma de cada mês
    - APM Hosts: Trazer somente o valor máximo que teve naquele mês
    - Agent Host: Mostrar apenas o percentil 99 daquele mês inteiro
    - GCP Host: Multiplicar o valor total desse mês por 10
    .... Assim por diante
Imagem

Ou seja, para cada coluna da tabela original, eu preciso fazer uma conta de todas as linhas do mês e jogar esse resultado na tabela nova.


Alguém consegue me esclarecer como fazer isso?
=D
Editado pela última vez por tatadantas em 14 Abr 2022 às 13:06, em um total de 3 vezes.
#70187
Anexa um exemplo fictício em pbix, por favor.
#70238
Bom dia,

A fórmula é como nesse exemplo abaixo:
PERC = PERCENTILE.EXC(TESTES[Valores],0.88)

Usando esses números que você citou, se eu tirar os dois maiores, o máximo do percentil que o PBI calcula é 88 (como na fórmula), o resto ele não consegue interpolar, resultando em 222,60 (não sei se é isso que deseja).

Então pode ser que dependendo dos números, ele não possa interpolar e fazer o cálculo.
A fórmula em si é simples, porém tratar os dados é o mais complicado, "remover" dados sem ser via ETL creio que não seja possível, então a solução seria filtrar os dados que deseja para o cálculo. Por exemplo identificar quantos valores você irá usar no cálculo, ordenar eles do maior para o menor ou vice-versa, e no filtro "tirar" eles, tipo um Top N de valores, menos X valores, algo do tipo.
E aí com esse resultado, aplicar a medida com o percentil.
Abaixo a documentação do PBI sobre o uso da fórmula.
https://docs.microsoft.com/pt-br/dax/pe ... nction-dax

Att.
Gustavo.
#70709
Vilmar escreveu:[*]Crie uma pasta na sua area de trabalho;
[*]Coloque nela apenas o arquivo Usage 2022 (fiz apenas com este);
[*]Copia o caminho da pasta;
[*]Substitua o caminho que esta na primeira etapa do power query (Fonte).
@Vilmar, eu fiz isso, mas ainda esta tendo um erro no meio dos processos.
A etapa "Personalizar" esta dando erro:

Expression.Error: Não havia elementos suficientes na enumeração para concluir a operação.
Detalhes:
[Table]


Segue print:
Imagem
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord