Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
  • Avatar do usuário
Por alan86
Posts
#69731
Caros Boa Tarde,

Estou tentando aplicar a fórmula =QUARTIL.EXC com 2 fórmulas porem não estou conseguindo , obtive aqui no fórum a maneira de como fazer com apenas 1 condicional e de fato funcionou , porem com 2 não .

Tentei utilizar o SE E porem não funcionou, vou deixar um arquivo em anexo, ressaltando que com 1 condicional funciona.

O preciso fazer é trazer o quartil baseado em 2 condições : Data e Grupo.

Conseguem me ajudar por favor ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por PHSabater
Posts Avatar
#69741
Baixei a planilha e mesmo assim não entendi sua dúvida rsrsrsrs
Consegue descrever melhor o resultado esperado e o que quer filtrar?
Por alan86
Posts
#69742
Opa vamos lá rsrs !

A minha matriz possui 3 campos : data , tma(tempo) e grupo, eu preciso fazer um condicional baseado na data e no grupo... ou seja, por exemplo eu preciso trazer o 1° quartil do dia 16/03/2022 do grupo ncob (coluna h1), na linha de baixo eu trago o 2° quartil e por fim o 3° quartil na terceira linha.

Na coluna H4 eu deixei a formula que tentei utilizar para incluir as 2 condicionais ...data e grupo porem não funciona , nas colunas H5 e H6 observe que está funcionando porque está com apenas a condicional da data ... e o que eu preciso é a data + grupo (2 condicionais).

Uma observação : Para que a fórmula matricial funcione o usuário deverá pressionar CTRL + SHIFT + ENTER quando estiver ainda na parte de edição da célula, por isso que aparece as chaves no inicio e fim das formulas do H5 e H6.

Espero que eu tenha conseguido explicar melhor rsrs ...

Agradeço desde já !
Avatar do usuário
Por PHSabater
Posts Avatar
#69745
Por hora só tive sucesso na busca por data ou por grupo. Quanto tento com ambos filtros não consigo.
Agrupei a função SE(E para tentar filtrar por ambos, mas não vem informações.

Segue planilha com consulta que traz todos os dados, mas por um parâmetro de busca (data ou grupo).

Em VBA já teria te entregue isso rodando 100% rsrsrs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por PHSabater
Posts Avatar
#69757
A estrutura da planilha original é essa mesma?
Envia ela ou parte dela aqui ou no e-mail que monto a rotina pra você.
Por alan86
Posts
#69762
Pedro muito obrigado , foi de grande valia mas ainda assim não deu certo. Estou salvando uma nova planilha onde tenho a capa e a matriz (base de dados).

Preciso percorrer a data , olhar o grupo e fazer o 1, 2, 3 e 4° quartil por data e grupo igual esta nesse novo arquivo ... coloquei uma imagem la tbm , lembrando que o quartil é um calculo de soma dos resultados e dividido por 4 ...ai é montado o 1, 2, 3 e 4° quartis.

Agradeço
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Por PHSabater
Posts Avatar
#69763
Então vamos lá...
No dia 16/03/2022 você tem a matriz abaixo:
DATA TMA GRUPO
16/03/2022 4 MMA
16/03/2022 5 NCOB
16/03/2022 9 VOZ
16/03/2022 8 MMA
16/03/2022 22 NCOB
16/03/2022 25 VOZ
16/03/2022 55 VOZ

Na capa você quer preencher a sequência de datas com os quartis?
Para pesquisa pelo grupo MMA o que espera de resultado para 16/03/2022?
Qual o critério para trazer seu resultado esperado?

Por exemplo: MMA para 16/03/2022 -> o que precisa trazer de informações e qual o critério para trazê-las? (só data e grupo iguais ao da busca?)
Por alan86
Posts
#69769
Vamos lá ....
Pedro estou enviando o arquivo com os resultados esperados com relação ao dia 16/03/2022 referente ao grupo MMA , acredito que já irá responder alguns questionamentos, porem lembrando que eu fiz manualmente a caráter de exemplificação ....

Mas em suma , pra obter o resultado preciso usar a formula =QUARTIL , tem até um video no YT que explica sobre a formula em questão https://www.youtube.com/watch?v=f-PEjQa3lZg, ....

Com a formula quartil eu vou conseguir saber qual foi o tempo(TMA) que ficou no 1°, 2°, 3° e 4° quartil no dia 16/03/22 referente ao grupo de MMA... e quando eu filtrar por outro grupo ele tem que calcular baseado no grupo selecionado e na data ... .... a fórmula quartil vai pegar todos os TMA(tempo) daquele dia e daquele grupo e vai dividir por quartil 1 , 2 , 3 e 4 sucessivamente
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por alan86
Posts
#69771
Quando eu clicar na caixa de seleção e escolher um grupo , ele tem que verificar na Matriz e preencher no campo da data qual é o 1°, 2 °, 3° e 4° quartil referente ao grupo e a data.
Avatar do usuário
Por PHSabater
Posts Avatar
#69774
@alan86, para esse cálculo que anexou, a matriz engloba E3:E6, para fins do cálculo ela pega o valores 4, 5, 9 e 8 nesse intervalos. Explica isso melhor.
Não seria só o filtro do grupo MMA E3 = 4 e E6 = 8 a base para calcular o Quartil?

Quando filtra, por exemplo, pelo grupo VOZ em 16/03 você terá uma Matriz de E5:E9... dessa forma o resultado encontrado é diferente do encontrado se fizer o cálculo somente pelo mesmo grupo e data.
Veja o resultado par VOZ:
Q1 9
Q2 22
Q3 25
Q4 55

Agora veja o resultado se a matriz for somente para o Grupo e data.
Q1 17
Q2 25
Q3 40
Q4 55

Da mesma forma os resultas obtidos no seu filtro pela Matriz MMA seriam diferentes também.
Q1 5
Q2 6
Q3 7
Q4 8

Explica como faz a sua base de cálculo que finalizo aqui.
Por alan86
Posts
#69777
Entendi o questionamento e de fato faz sentido, pelo o que vi essa divergência de valores está ocorrendo porque quando usamos o filtro ele omite as células e o calculo do quartil acaba considerando. Então a forma correta calcular sem filtrar ou seja, o resultado certo seria Q1 17, Q2 25, Q3 40 e Q4 55 (voz).

resultado esperado.
Q1 17
Q2 25
Q3 40
Q4 55

De fato esse precisa ser o resultado , até mesmo porque não precisarei usar filtros na matriz !
Imagem
Imagem
Por alan86
Posts
#69855
@PHSabater, estou passando aqui primeiramente pra pedir desculpas pela demora na validação e ao mesmo tempo pra te agradecer imensamente pois é realmente o que eu precisava ! Ficou show , me atendeu 100% pra o que eu precisava aqui na empresa !

Pedro tudo de bom na sua vida, obrigado pela ajuda e pela paciência !! Você é 10 !!!

Abraços !!!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord