Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
  • Avatar do usuário
#68471
Boa tarde, galera! Espero que estejam bem!

Sou novo no guru excel e no mundo VBA, essa é a minha primeira dúvida e tentarei ser breve e objetivo.

Tendo um "banco de dados" em uma planilha ( planilha BD) e uma planilha de tratamento de dados separada (planilha TD) e nelas*, possuo, por exemplo na coluna A diversos nomes de animais e na coluna B seus respectivos ambientes, como floresta, mar, caverna, etc. A planilha TD puxa os dados de várias planilhas em uma pasta, os dados são variados e atualizam com o passar dos meses (essa etapa da planilha TD está ok).

*Podemos encarar as diferentes planilhas também como diferentes abas para ficar um arquivo só como no exemplo anexo.

Com isso, estou procurando uma forma de realizar as seguintes ações:
1 - Identificar os nomes dos animais na coluna A de TD e preencher a coluna B automaticamente baseada na matriz de BD (aqui eu entendo que um ÍNDICE + CORRESP pode resolver);
2 - O que não estiver preenchido, o código solicita para preencher baseado em uma lista existente;
3 - O código copia novos nomes e ambientes para a planilha BD e salva;


A ideia é: conforme vou preenchendo os nomes e ambientes, o banco de dados vai aumentando e cada vez mais o sistema fica "mais automático", sendo necessária poucas adições conforme novas consultas são realizadas. Outro ponto é que a lista também fique atualizada.

Dessa forma, posso usar o banco de dados para diferentes arquivos.

Agradeço muito toda atenção e ajuda. Não encontrei nada relacionado a isso e estou tentando em fóruns em inglês.

Abraço,
VitorC
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#69526
No meu ponto de vista, é necessário padronizar o cadastro, eu colocaria um CODIGO, ANIMAL, AMBIENTE, pois fazer a alteração via "descrição" pode ocasionar em erro de grafia e duplicar cadastros no banco de dados.

BD_ANIMAIS (CODIGO, ANIMAL, AMBIENTE).
Com essa base preparada pode ser feita a atualização de 1 ou vários registros na sua TD sem problema algum, também oriento a trazer pelo menos.

Segue planilha exemplo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord