- 29 Dez 2021 às 14:36
#68471
Boa tarde, galera! Espero que estejam bem!
Sou novo no guru excel e no mundo VBA, essa é a minha primeira dúvida e tentarei ser breve e objetivo.
Tendo um "banco de dados" em uma planilha ( planilha BD) e uma planilha de tratamento de dados separada (planilha TD) e nelas*, possuo, por exemplo na coluna A diversos nomes de animais e na coluna B seus respectivos ambientes, como floresta, mar, caverna, etc. A planilha TD puxa os dados de várias planilhas em uma pasta, os dados são variados e atualizam com o passar dos meses (essa etapa da planilha TD está ok).
*Podemos encarar as diferentes planilhas também como diferentes abas para ficar um arquivo só como no exemplo anexo.
Com isso, estou procurando uma forma de realizar as seguintes ações:
1 - Identificar os nomes dos animais na coluna A de TD e preencher a coluna B automaticamente baseada na matriz de BD (aqui eu entendo que um ÍNDICE + CORRESP pode resolver);
2 - O que não estiver preenchido, o código solicita para preencher baseado em uma lista existente;
3 - O código copia novos nomes e ambientes para a planilha BD e salva;
A ideia é: conforme vou preenchendo os nomes e ambientes, o banco de dados vai aumentando e cada vez mais o sistema fica "mais automático", sendo necessária poucas adições conforme novas consultas são realizadas. Outro ponto é que a lista também fique atualizada.
Dessa forma, posso usar o banco de dados para diferentes arquivos.
Agradeço muito toda atenção e ajuda. Não encontrei nada relacionado a isso e estou tentando em fóruns em inglês.
Abraço,
VitorC
Sou novo no guru excel e no mundo VBA, essa é a minha primeira dúvida e tentarei ser breve e objetivo.
Tendo um "banco de dados" em uma planilha ( planilha BD) e uma planilha de tratamento de dados separada (planilha TD) e nelas*, possuo, por exemplo na coluna A diversos nomes de animais e na coluna B seus respectivos ambientes, como floresta, mar, caverna, etc. A planilha TD puxa os dados de várias planilhas em uma pasta, os dados são variados e atualizam com o passar dos meses (essa etapa da planilha TD está ok).
*Podemos encarar as diferentes planilhas também como diferentes abas para ficar um arquivo só como no exemplo anexo.
Com isso, estou procurando uma forma de realizar as seguintes ações:
1 - Identificar os nomes dos animais na coluna A de TD e preencher a coluna B automaticamente baseada na matriz de BD (aqui eu entendo que um ÍNDICE + CORRESP pode resolver);
2 - O que não estiver preenchido, o código solicita para preencher baseado em uma lista existente;
3 - O código copia novos nomes e ambientes para a planilha BD e salva;
A ideia é: conforme vou preenchendo os nomes e ambientes, o banco de dados vai aumentando e cada vez mais o sistema fica "mais automático", sendo necessária poucas adições conforme novas consultas são realizadas. Outro ponto é que a lista também fique atualizada.
Dessa forma, posso usar o banco de dados para diferentes arquivos.
Agradeço muito toda atenção e ajuda. Não encontrei nada relacionado a isso e estou tentando em fóruns em inglês.
Abraço,
VitorC
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